Lima: o renascimento da capital peruana

Data

04 de November, 2016

Share

Lima está em moda, fato. Já há alguns anos, a capital peruana deixou de ser só uma conexão para quem vai conhecer Macchu Picchu e se tornou ela própria um super destino. Cosmopolita sem perder a raiz, cheia de arte e história, com uma gastronomia incrível e hotelaria variada, Lima se tornou destino preferido na América Latina para os viajantes de plantão. A grande verdade é que Lima surpreende quem a visita e sempre deixa um gostinho de quero mais.

Foto: Manu Tessinari
Foto: Manu Tessinari

Básico

Lima é uma cidade em que nunca chove e a temperatura é amena, nunca estando menos de 10ºC (no inverno) ou acima de 30ºC (no verão). Dá para aproveitar este benefício para curtir a cidade caminhando. Vários dos melhores programas da cidade são a pé. Na mala, leve roupas básicas como você usaria no Brasil e uma peça mais formal por garantia. Fora do verão, não se usa shorts ou minissaias, e é difícil ver tops com barriga de fora (bom, a não ser na balada). Sapatos confortáveis são importantes.

Na cidade, você terá sempre uma sensação de segurança, e realmente é segura nos bairros mais visitados. Mas não relaxe com seus objetos pessoais, pois batedores de carteiras são comuns e é sempre bom ter cuidado a noite e com o transporte utilizado.

A moeda oficial do Peru é o SOL, mas você pode encontrar ainda facilmente a nomenclatura de NUEVO SOL. Seu símbolo é S ou PEN. As notas são de valores entre de 10 e 200 soles, mas evite andar e/ou aceitar notas de 100 e 200 soles, pois são de difícil uso e as mais falsificadas. Não aceite notas rasgadas ou muito velhas, já que muitos estabelecimentos também não as aceitam. Para compras pequenas, as moedas são amplamente utilizadas (1, 2 e 5 soles).

Há casas de câmbios espalhadas próximas a pontos turísticos, em shopping centers e nas ruas mais movimentadas. Os bancos também fazem câmbio. Há ainda homens com jalecos fluorescentes autorizados por lei a fazer a troca de moeda no meio da rua, mas não são indicados pelo alto número de notas falsas.

Apesar da moeda oficial, o dólar é aceito em todos os lugares. Lojas, restaurantes, shoppings, táxis e até mercadinhos aceitam a moeda americana, devolvendo o troco em soles, e nem sempre o câmbio praticado é tão desfavorável. Mesmo assim, tenha sempre à mão alguns soles, já que ninguém é obrigado a aceitar o dólar. Os cartões de crédito são aceitos em qualquer lugar, sempre apresentando junto um documento oficial (RG ou passaporte).


Foto destaque: Art DiNo/ Flickr/ Creative Commons

Data

04 de November, 2016

Share

Assine nossa newsletter