Joburg, ou Jozi, como os locais chamam Joanesburgo, é uma cidade em pleno rejuvenescimento. O que é bastante estranho quando pensamos que é uma cidade super jovem, com menos de 100 anos de idade. Na escala de idade de cidades, seria como dizer que um bebê está em pleno rejuvenescimento, mas é verdade.
Para entender a comparação, é preciso entender sua conturbada história, que em poucos anos viveu centenas de eras. Primeiro houve a corrida do ouro, com a política extrativista e chegada dos europeus. Depois sobreviveu a guerra Anglo-Boer, e continuou crescendo. Como se não bastasse, enfrentou a peste bubônica. Os ícones Gandhi e o Mandela passaram uma temporada significativa por lá – e a exposição às políticas segregacionistas britânicas, e depois pelo Apartheid, influenciaram muito a cultura na cidade.
No início, o plano deles era que Joanesburgo fosse uma região apenas para brancos, e os negros foram migrados para as townships a mais de vinte quilômetros da cidade. Para essas cidadezinhas foi dado o nome coletivo de Soweto (South-Western Townships). Se a história parece do século passado, precisamos lembrar que isso faz menos de duas décadas – e a cidade, portanto, passou por mudanças profundas nos últimos anos.

Por isso, hoje lá se misturam o elegante com o moderno, o avant-garde com o conservador, o luxo com o sujo, o que torna a cidade tão peculiar. No ano passado, o Rough Guides listou a cidade como número um para visitar. A revista GQ a chamou de capital mais cool do hemisfério sul. Isso devido à nova cena cultural aflorada principalmente em Braamfontein e Maboneng, os bairros mais descolados da cidade. Para recomendações detalhadas não esqueça de visitar o In your pocket, da jornalista Laurice Taitz, que foi uma das principais fontes do Chicken or Pasta para as dicas mais bacanas da cidade.
Básico
Transporte

A empresa oficial da África do Sul é a South African Airways, que tem a maior malha do continente e seu hub fica na cidade. Portanto é uma ótima escolha para ficar uns dias antes de partir para outros destinos. Mas não esqueça de dedicar alguns dias em Joburg antes de sair correndo para floresta ou praia.
Chegando lá, a melhor forma de sair do aeroporto é com o Gautrain, que conecta o centro com o aeroporto OR Tambo, e com os bairros Sandton e Rosebank. Compre um “cartão Gold” do Gautrain e vá reabastecendo o cartão nas máquinas. O transporte coletivo não é o melhor na cidade. Fora o Gautrain, o sistema de metrô não vai para muitos bairros. Há a opção ônibus Metrobus, e o Uber funciona muito bem e é barato. Entre os bairros de Melville, Braamfointein, Fordsburg e Rosebank há a opção também do e-Tuk Tuk, reserva por telefone (072 316 8099)

Idioma
A África do Sul tem 11 línguas oficiais, e Joanesburgo, a terra de todas as raças, acaba tendo pessoas de todas as etnias. Ainda assim, todos comunicam-se entre si em inglês – e é bastante interessante ver como as pessoas tem sotaque na sua própria língua oficial (quando entendem!).
Moeda
Comparado ao real, a moeda africana Rand (ZAR) está relativamente desvalorizada, fazendo a África do Sul um país com preços bem acessíveis. A cotação atual (nov-2016) é aproximadamente 4 reais para 1 rand, e se come muito bem em restaurantes com pratos por 120 rands (30 reais), uma cerveja artesanal por 32 rands (8 reais). Aceita-se cartões de crédito praticamente em todos os estabelecimentos.
Segurança
Os restaurantes e lojas padrão europeu confundem nosso cérebro e achamos que estamos em um lugar super seguro, mas não é bem assim. Em Joanesburgo não é aconselhável para andar sozinho à noite (principalmente mulheres), e é sempre recomendável tomar cuidado com seus pertences. Em geral não há armas de fogo, como existe no Brasil. O risco vem das armas brancas e, aparentemente, eles não tem medo de usar. Algumas áreas para tomar cuidado mais específico são os bairros Alexandra, Hillbrow, Berea, Yeoville e Joubert Par.
Gorjeta
Lá a gorjeta é comum para carregadores de malas, motoristas, frentistas, entre outros serviços que são, em geral, mal remuneradas. São 10% em restaurantes, e os demais variam de 5 a 20 rands, dependendo do serviço.
Internet e Celular
Não conte tanto com wifi: é muito comum a Internet ser cobrada ou limitada, mesmo nos melhores hotéis da cidade. Por isso é bom ter um pacote à parte de internet: a Vodacom é uma das melhores. Por 159 Rands você compra 2GB de dados (valor de julho/2016)
* O Chicken or Pasta viajou a convite da South African Tourism e South African.
*Foto destaque: Cortesia South Africa Tourism
Guia de Bairros de Joanesburgo

Sandton
É o centro financeiro e de compras de Joanesburgo. É nela que ficam as marcas famosas internacionais e de luxo, hotéis de negócios, e a bolsa de valores. Ficar em Sandton é bem prático por ser uma zona central e muito segura. É também o ponto do Gautrain – trem rápido que vem do aeroporto OR Tambo.
CBD
Chamado pelos locais de CBD, o centro da cidade passou por décadas de decadência depois que a vida financeira mudou para Sandton, mas ele está em processo de revitalização. Ele é um dos bairro mais históricos e com a arquitetura mais representativa da cidade. Lá você encontra as lojinhas mais tradicionais, de roupas a remédios locais. Apenas é necessário tomar algum cuidado já que não é a área mais segura da cidade à noite.
Maboneng

O centro é sem dúvida o bairro mais cool de Joanesburgo. Foi convertido de armazéns industriais para uma área criativa, com arte de rua, cafés moderninhos, galerias e uma cena cultural vibrante. Você vê a galera mais interessante frequentando galerias de arte como a SoMa ou o Lenin’s Vodka Bar. É lá que fica o Arts on Main (um coletivo de estúdios de arte, projetos e livrarias)- e de domingo, acontece o Market on Main.
Braamfontein

Próximo ao Centro e à ponte do Nelson Mandela, Braamfontein briga com Maboneng pelo título de bairro mais hipster da cidade. Cheio de estudantes, ciclistas, baristas, rebeldes e tipos criativos, Braamfontein é cheia de museus, teatros, vida noturna, restaurantes, galerias e lojinhas bacanas.
Mellville
Fica próximo a duas universidades, Melville é a região dos estudantes e boêmios. Lá há uma mistura de lojinhas de antiguidade, bares, livrarias, estúdios de arte, e vários guesthouses com preços bem acessíveis.
Rosebank
Fica entre o centro histórico e o novo centro financeiro (Sandton), e tem uma estação do Gautrain dentro do bairro. Um dos shoppings mais conhecidos, Rosebank Mall, fica lá. Aos domingos há o Rosebank Sunday Market e diariamente o Rosebank Art & Craft Market.
Onde ficar
Sendo a maior cidade da África do Sul, Joanesburgo tem opção para todos os gostos e bolsos. Fizemos uma curadoria dos hotéis que achamos mais bacanas:
Orçamento apertado:

Para bolsos limitados, Joburg tem opções bem bacanas de hostels. O novíssimo Once in Joburg é um deles. Fica super bem localizado, no centro da criatividade da cidade, em Braam. O bar e restaurante do hostel já virou point. Endereço: 90 De Korte Street, Braamfontein, +27 87 625 0639.
Outra opção de hostel bacana é o Curiocity Backpackers, no coração de Maboneng, em um prédio cheio de história – reza a lenda que já serviu de refúgio até para o Mandela. Endereço: 302 Fox St, +27 (0)11 614 0163 | +27 (0)11 027 5257
Bom custo-benefício:

Um dos hotéis mais legais de Maboneng é o 12 Decades Art Hotel, que conta a história de Joanesburgo de 1886 a 2006. Cada quarto teve o conceito desenhado por artistas e designers locais, e representa um período histórico da cidade. Endereço: 286 Fox Street, Maboneng. Reservas por email.
Mais confortáveis:
O hotel boutique Da Vinci é sem dúvida uma das nossas escolhas favoritas na cidade. Super bem localizado, fica dentro do shopping Nelson Mandela Square, a poucos metros da estação do Gaustrain. O hotel impressiona pelos detalhes: todo em preto e branco, a recepção apresenta uma obra do artista Mbongeni Buthelezi, com bolsas de plástico. Até os amenities do quarto são adoráveis, convidando para usar a banheira no meio dele após um dia agitado. Endereço: 2 Maude St -cnr 5th St, Sandton ,+27 11 292 7000
O hotel The Maslow é um oásis no meio da agitada Sandton. O quarto é ultra confortável, vem até com um cardápio de travesseiros (formatos diferentes, mais durinho, mais fofinho…) e uma garrafa de vinho cortesia com o label da casa. Um dos conceitos interessantes aplicados é um lounge parecido com os de aeroporto, com chuveiro e business center, para você esperar confortavelmente a hora do seu check-in ou permanecer no hotel após o checkout. Endereço: 146 Rivonia Rd, Sandton, +27 10 226 4600.
Foto capa: Anna Sullivan / unsplash
O que fazer
Para conhecer o centro da cidade, é altamente recomendável um dos walking tours – que falam da história à cozinha, lendas e arte urbana, curado por pessoas jovens e antenadas. O MainStreetWalks é curado pelo Bheki Dube, dono do Curiocity Backpackers, e encoraja as pessoas a redescobrirem a cidade a pé ou de transporte público. Com eles, você pode visitar Gandhi Square e o Constitution Hill, passear pelo bairro etíope ou subir no gigante Carlton Centre. Além disso, há tours específicos, por exemplo, como o de decoração, de arte de rua e graffiti. Endereço: Curiocity Hostels, 302 Fox St, Maboneng, +27 11 614 016302.
Museus e Arte

O Museu do Apartheid é, ao mesmo tempo, fascinante e aterrorizante. Ele faz com que você entenda profundamente as motivações de um período tão recente da história sul-africana. Logo no início, você se depara com uma reflexão do que era viver em uma sociedade segregada: há duas entradas, uma com “Branco” e outra “Não-branco”. Nós aqui do blog, com nossa pele jambo-hispânica, ficamos bem em dúvida por onde entrar. Dedique tempo para o museu para assistir com cuidado os vídeos. The Apartheid Museum/ Tel: +27 (0)11 309 4700. Ingressos: 65 Rands. Diariamente, das 9 às 17h.

O Constitution Hill é um ex-complexo carcerário onde já estiverem presos como Nelson Mandela e Gandhi. Ele abriga a memória do passado sombrio da África do Sul, assim como aponta um futuro otimista em design e arte nas suas mostras e exibições. Vale a pena fazer o tour guiado para conhecer as histórias por trás dos muros. Endereço: 1 Kotze St, Joanesburgo. Tel: +27 11 381 3100, Todos os dias das 09 às 17h. Ingresso: 65 rands.

O Wits Art Museum (Wam), em Braamfontein, é a porta de entrada para se entender a arte africana, repleta de instalações e performances, arte visual, palestras, cursos e workshops. Endereço: University Corner, Jorissen St & Bertha St. Tel: +27 11 717 1365. Horários: Quarta a Domingo, das 10 às 16h.

Outra ótima razão para visitar Maboneng é o Museum of African Design. Ele fica em uma casa art-deco dos anos 30 reconstruída, com um espaço criativo que visa fomentar o design e unificar as várias regiões da África. Lá você encontra fashionistas, criativos e curiosos. Endereço: 281 Commissioner St, Joanesburgo. Tel: +27 10 500 2448 Horários: Quarta a Domingo, das 10 às 18h; Terças e Quintas, das 10 às 22h. Gratuito.
First Thursdays é um evento coletivo na primeira quinta-feira de cada mês, no qual galerias de arte e atrações culturais se unem para apresentar novidades e ficarem abertas durante à noite. Os visitantes podem olhar a programação e andar de galeria para galeria, para exposição, para performances. A maioria fica entre Rosebank, Maboneng e Braamfontein.(Vários locais, primeira quinta-feira todo mês, das 17h00 às 21h00)
Feirinhas

O Maboneng, como falamos na seção de bairros, é um dos lugares mais descolados da cidade. Começou com arte, mas evoluiu para um hub de cultura, negócios de economia criativa que desperta curiosidade e vontade de explorar suas esquinas, em um sentido de união urbana. As livrarias, galerias, lojinhas e cafés mais legais da cidade ficam por lá. Comece pelo Arts on Main, onde aos domingos há o Market on Main, a feira de comida, artesanato e arte mais bacana na cidade. Arts on Main, 264 Fox St (Cnr Berea Rd). Horários: Terça a Domingo, das 9 às 17h. Não abre às segundas. Market on Main, Domingos, das 10 às 15h.
O 1 Fox Precinct foi o centro comercial e financeiro da época da corrida do ouro e mineração, em 1880. Até hoje é possível ver vestígios dessa época, e hoje virou um epicentro cultural. O local, que abriga vários negócios da economia criativa, tem também uma feirinha aos fins de semana, com artesanato, comidas e bebidas de negócios independentes. Endereço: 1 Fox St, Ferreirasdorp. Horários: Sexta, das 12 às 15h; Sábado, das 10 às 19h, e Domingo, das 10 às 16h.

Ótimo local para entrar em contato com a energia da cidade e dos sul-africanos, o NeighbourGoods Market é a boa pedida aos sábados. Das 9 às 15h, faça chuva ou faça sol, o mercado reúne comidinhas, bebidas, música e intervenções artísticas. Endereço: 73 Juta Street, Braamfontein. Horário: Sábados, das 9 às 15h.
Outra feirinha bem legal é o Rosebank Arts and Crafts Market. Focado em artesanato, pinturas e todo tipo de arte que caracterizam a herança africana. Endereço: Cradock Avenue, próximo à Europa. tel +27 (011) 568 0850. Horários: Diariamente, das 9 às 18h. Aos fins de semana fecha às 18h.
Teatro e performances
O POPArt Theatre, na Fox Street de Maboneng, tem uma série de performances e peças teatrais um tanto quanto provocativas, tais como o Naked Girls Reading e o Dating in the Dark. Vale ficar ligado no site para ver a interessante programação.
Soweto


Comer

O restaurante com hambúrgueres artesanais mais novo de Maboneng, em Doorfontein, é o The Presinct. Ambiente ótimo para escapar do caos da cidade, com bandas, DJS, noites de salsa ou de comédia. No mesmo lugar ainda tem um lava rápido e mercadinho. Endereço: 52 Siemert Road. Tel.: +27 11 074 9165. Horários: Segunda a Quinta, das 7 às 19h; Sábado, das 7 às 2h; Domingo, das 7 às 22h.

Em um ambiente moderno, o Koi tem cinco endereços servindo comida asiática. Experimente o frango com gengibre e o atum com crosta de gergelim. Endereços: The Firs Shop 19, esquina da Cradock e Biermann Avenue, Rosebank. Horários: Segunda a Sábado, das 12 às 22h + 5 endereços.
Para amantes da carne, o Local Grill, em Parktown, oferece um amplo cardápio de assados, incluindo o bife criado solto (free-range) que, dizem os mais gourmets, faz toda diferença no sabor. Endereço: Corner 7th & 3rd Avenues, Parktown North. Horários: Segunda a Sábado, das 12 às 14h30 e 18 às 22h. Não abre aos domingos.

Já no Soweto, aproveite para experimentar a comida típica da região no Sakhumzi, em formato de buffet. Simples, mas autêntica, não deixe de provar os vários tipos de purês. Você paga um pouco mais por estar em uma região turística, mas vale a pena. Endereço: 6980 Vilakazi St. Orlando West, Soweto. Tel.: +27 11 536 1379. Diariamente, das 10 às 23h.

Um bom café

O Motherland Coffee Company tem cafés baseados no fair-trade, incentivando produtores africanos, para tomar ou para comprar lá o café. Um ótimo lugar para trabalhar remoto e com boa conexão, é ponto de freelancers e pequenas reuniões. Endereço: The Zone, Dunkeld and Hard Park Lane, Rosebank. Horários: Segunda a sexta, das 7 às 20h. Sábado, das 8 às 20h; Domingo, das 8 às 19h.

No 4th Avenue Coffee Roasters, a torra do café é levada a sério. Frequentado por locais e seus companheiros caninos, que param para ver a movimentação na rua. Endereço: Shop 3, The Cobbles, cnr 4th Ave and 11th St, Parkhurst. Tel: +27 82 378 2109. Diariamente, das 7 às 18h; Segunda, das 7 às 17h30.

Em Gauteng, o Vintage Coffee é na verdade uma ONG que dedica seus lucros a uma das instituições escolhidas no mês pelos seus clientes. Além de um excelente café, é uma forma genial de fazer caridade e incentivar um projeto incrível. Endereço: 69 Freight Road, Centurion, Gauteng. Tel: +27 74 548 9339. Horários: Segunda a Sábado, das 7h30 às 17h30. Não abre aos domingos.
Com lugar para somente seis pessoas, o Father Coffee é ótimo para conhecer quem está na cadeira ao lado, além de comprar café torrado para levar para casa. Endereço: 73 Juta St, Braamfontein. Horários: Segunda a Sexta, das 8 às 16h; Sábado, das 7h30 às 17h30. Não abre aos Domingos.
*Foto capa: Robert Shunev / Unsplash
Bons Drinks

Um ótimo bar no dia que você for visitar o Constitution Hill é o 44 Stanley. Lá é a meca da cerveja artesanal e vinhos locais, e ainda rola uma musiquinha aos sábados, com DJs de música retrô e alternativa do país. As mesas compartilhadas aos sábados à tarde são ótimas para fazer novos amigos. Lá também rola compras, arte, e tem várias lojinhas especializadas em artigos criativos Endereço: 44 Stanley Ave. Tel.: +27 11 482 4444. Horários: Segunda a Sexta, das 12 às 22h30; Domingo das 12 às 22h30. Não abre às Segundas.



Dançar

As festas de fim de tarde em Maboneng, no Living Room, sempre nos fins de semana, são incríveis. O jardim vertical e a vista transformam o lugar na mais linda floresta urbana da cidade. Como se não bastasse, os drinks da casa, os smoothies e as tapas são deliciosos. Fique atento à programação de festas no site. Endereço: 20 Kruger street. Tel.: +27 0370 9284. Horários: Segunda a Quarta, das 10 às 17h; Quinta e Sexta, das 10 às 19h; Sábado; das 11 às 21h; Domingo, das 11 às 21h.

Uma das baladinhas mais legais de Joburg, em um armazém abandonado, é o The Good Luck. A licença para vender álcool do bar é de 1895 – ainda assim, é um dos mais modernos e descolados da cidade. Endereço: 14 Alexander Street, Ferreirastown. Tel:+270846834413. Fique atento à programação no Facebook para horários.

Amantes de Jazz da cidade se encontram no The Orbit, que repaginou a cena do ritmo na cidade. Um espaço com música ao vivo de qualidade garantida, ótima comida de bistrô, e aberto de terça a domingo até a música acabar. Lugar para ver dos artistas mais consagrados aos menos conhecidos na cidade. Endereço: 81 De Korte Street, Braamfontein. Tel.: +27 (0) 11 339 66 45. Horário de acordo com a programação no site.

O King Kong é um antigo armazém industrial que abriga shows alternativos, performances, cursos, danças, filmes e tem uma das melhores vistas na cidade. Fique ligado na programação deles no Facebook. Endereço: 6 Verwey Street. Tel: +27 83 875 6386. Horário de acordo com a programação.
A música varia da mais fina ao mais guilty pleasure: o Great Dane é para dançar até o chão. Cada dia tem um tema, então vá preparado. E a comida é ótima para uma baladinha. Experimente o cachorro-quente: afinal, é comida de balada. Paga para entrar após às 21. Endereço: 5 De Beer Street, Braamfontein. Horário de acordo com a programação.
Compras


Falando de compras, não esqueça de ver a seção de feirinhas no “O que fazer”:





