Guia para curtir o SXSW 2017 sem perrengue

Data

22 de February, 2017

Share

O South-by (SXSW para os íntimos) é aquela semana que publicitários, marketeiros, empreendedores, geeks, cineastas, músicos, produtores e criativos do mundo inteiro se encontram para uma hiperbólica orgia de informações.

“SXSW is considered to be the biggest and most diverse event focusing on
the intersection of people and technology.” Forbes

De 10 a 19 de Março, Austin se transforma no epicentro da inovação global e dá o tom do que veremos no ano e no futuro próximo. É lá que são apresentados os lançamentos de maior sucesso, como foi o Twitter, o Foursquare ou o Medium.  Seus participantes injetam uma overdose de informações, lubrificada por álcool suficiente para abastecer um país de tamanho médio.

SXSW Interactive | Divulgação

Veteranos ou novatos, para aprender a se virar no festival, só com muito planejamento, desprendimento, e uma boa dose de sorte.  Esse guia ajuda com algumas dicas essenciais: como se programar, onde comer, onde beber, onde ficam as festas, como se conectar… tem alguma mais? Manda para gente!

Festivais e ingressos

SXSW Registration | SXSW Divulgação
SXSW Registration | SXSW Divulgação

O SXSW são 3 conferências em uma: Interatividade, Filmes e Música.

Interactive

Acontece entre dias 10 e 14 de março. Seu ponto de partida são seus assuntos de maior interesse, para que você possa selecionar as trilhas de conteúdo do evento  (o que o SXSW chama de tracks). Abaixo alguns exemplos:

Experiential Storytelling
– VR/AR (Virtual Reality/Augmented Reality)
– Novos paradigmas organizacionais e formatos de trabalho
– Impacto Social
– Branding e Marketing
– Futuro inteligente
Live Experience

Escolhendo seus tracks, você pode dar uma atenção maior e filtrar pelo aplicativo ou agenda. Além disso, os tracks ficam em geral nas mesmas salas, o que evita grandes deslocamentos.

"Marie Claire Talks to the Stars of Broad City" at SXSW 2016. Photo by Sandra Dahdah/Getty Images.,
“Marie Claire Talks to the Stars of Broad City” at SXSW 2016. Photo by Sandra Dahdah/Getty Images.,

Dicas de como escolher sua programação:

1- Aplicativo: Use a agenda do app / aplicativo desktop do SXSW: ela é super útil para se localizar, tem notificações, e esse ano ainda vem com recomendações baseadas no seu perfil. Ótimo mesmo!
2- Método nerd: Muitas das conferências são feitas através do SXSW Panel Picker, ou seja, o conteúdo já foi apresentado. Veja primeiro sobre o que é a palestra antes de apostar.
3-  Método mais assertivo: Identifique quais são as principais salas que os assuntos dos seus tracks favoritos estão. Por exemplo, o track “Futuro Inteligente” acontece em apenas 4 salas. É muito mais fácil para se locomover.

Escolha as palestras que você “não pode perder” (no máximo uma pela manhã e uma à tarde) e decida as demais palestras dentro da mesma sala ou outra muito próxima, para você não perder tempo andando como barata tonta.

Relatório de Tendências

O  Trends Report será feito por um time de curadores (incluindo gente do CoP!), e vai contemplar todos os principais temas do Interactive. Precisa material para apresentar para seus clientes? Fale conosco.
E se você não pôde ir, é a chance de você ficar por dentro das principais tendências que pautam o mercado da comunicação. Quer levar o SXSW para sua empresa? Manda email!

Filme

SXSW Divulgação | Getty Images for SXSW
Cinema no SXSW 2016 SXSW Divulgação | Getty Images for SXSW

A conferência de filmes rola entre dias 10 e 18 de março, em paralelo com o Interactive e Música. Além de apresentações de novos filmes, ela celebra o processo e comercialização da indústria cinematográfica.

O foco é:
– Influenciadores do meio com palestrantes da área de entretenimento, filme e televisão;
– Indústria de filme e TV focando no negócio, desde produção, captação, monetização, etc.;
– Nove dias com muitos filmes estreando durante o festival.

Além disso, Filmes é o lugar para encontro das personalidades mais influentes na indústria do entretenimento. E você pode encontrá-los em sessões de filmes, mentorias, workshops e painéis.

Música

Tim Strauss @ SXSW Music 2016 | Divulgação
Tim Strauss @ SXSW Music 2016 | Divulgação

Música tem dois públicos distintos: as pessoas do negócio da música (artistas, empresários, produtores…) e a audiência. Do dia 13 ao dia 19, a conferência de música traz meet-ups, painéis e workshops para quem é da indústria.

Depois do Interactive, Austin muda de forma, e o SXSW apresenta mais de 2.200 shows em cerca de 100 palcos espalhados pela cidade. E Austin fica realmente weird.

Ingressos

Os ingressos a essa altura são com o preço cheio. Só compre direto no site se não tiver alternativa:

Platinum: dá direito a todos os temas do festival: US$ 1,650
Interactive: US$ 1,325
Filme: US$ 1,325
Música: US$ 1,325

Se você ainda não comprou seu ingresso, entre antes no grupo do Brazil @SXSW. Lá há muitas vendas de badges, e a taxa de transferência custa US$ 175. Vale a pena comprar de alguém que pagou o valor de um dos primeiros lotes. Ou ainda, busque no Craigslist. Já tivemos duas experiências dessa forma: a única dica é sempre depositar após receber o email da organização do festival confirmando a transferência. (Peça nome, Facebook, confirme que é uma pessoa “real”, e desconfie de preços muito baixos).

Todos os badges dão direito à seção de Gaming, Job Market, Trailer Park, o SXSW Outdoor Stage, e algumas áreas comuns.

Não esqueça de passar na Startup Village: a segunda maior feira de startups (só perde para o TechCrunch). É bem interessante olhar as novidades tecnológicas que vem para mudar as mais diversas indústrias, desde bebidas até a medicina.

Os ingressos para encontros de networking são vendidos separadamente. Fique ligado nos “Taco Meetups” e “BBQ Crash Course”.

Acessos dos badges em 2017

Um pouco sobre as mudanças esse ano:

Algumas mudanças esse ano: o preço do Platinum (acesso a todas as conferências) diminuiu, enquanto os individuais (principalmente de música e filme) subiram consideravelmente.

Porém, esse ano todos os badges dão acesso a todos os eventos, porém com prioridade para o seu próprio.  Se você tiver o badge de Música, por exemplo, e quiser ver algo do Interactive, você poderá assistir caso não tenha chegado a lotação máxima. Isso é bem legal, você perderá os “headliners” que lotam, mas poderá ter um gostinho de todos os festivais.

O badge Platinum dá direito a frequentar as 3 conferências. Até o ano passado havia o Gold (Film + Interactive) que não existe mais.

SXXpress

Dica muito importante para Música e Filme: você tem direito a 1 ou 2 SXXpress passes, retirados bem cedinho ou para o dia seguinte. Ele dá o direito a passar na frente da fila, e vale muito à pena para quem quer ver um filme ou um show muito especial.

Data

22 de February, 2017

Share

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter