Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

SXSW Edu 2023: Expectativas

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

22 de February, 2023

Share


No dia 5 de março, começa a conferência SXSW EDU (South by Southwest Education) em Austin. Nunca vou esquecer da primeira palestra que vi no SXSW EDU. Foi em 2017, cheguei em Austin um dia antes do início da conferência SXSW e fiquei sabendo que podia assistir o fechamento do SXSW EDU. Lembro de entrar no auditório principal e buscar um lugar bem na frente. Minutos depois, fiquei emocionada assistindo a maravilhosa Brené Brown. Ela fez uma das melhores palestras que já assisti na minha vida.

O SXSW Edu 2023 terá quase 400 sessões e plenárias sobre temas diversos, pensados por e para educadores, empreendedores, e inovadores do mundo inteiro para conversar sobre o futuro da educação. 

A programação do SXSW EDU será intensa e quero aproveitar ao máximo a conferência. Nessas últimas semanas passei bastante tempo estudando a programação para começar a fazer as minhas escolhas e tentar planejar meus dias. 

Escolhi várias sessões relacionadas com comunicação e storytelling, a minha área de atuação. Algumas das sessões na minha agenda são: Promovendo a Próxima Geração de Contadores de Histórias (Fostering the Next Generation of Storytellers), Podcast: Narração de Histórias Para A Era Digital (Podcast: Research Storytelling for the Digital Age), Avançando na Narrativa Multimídia Inclusiva (Advancing Inclusive Multimedia Storytelling), e Como Explicar Com Humor (How to explain through Humor).

Quero acompanhar algumas das sessões relacionadas com equidade, inclusão e justiça: O Poder Dos Que Pensam de Forma Diferente (The Power of Different Thinkers), Construindo Comunidade em Tempos de Caos (Building Community in a Time of Chaos), e Equidade Digital & IA na Educação (Digital Equity & AI in Education).

Como curadora do Wellbeing Summit, sei da importância do wellbeing na educação. Quero acompanhar algumas sessões sobre saúde mental e bem-estar, como: Buscando a Nossa Identidade Pela Poesia, Arte e Natureza, (Finding Identity Through Poetry, Art, & Nature), Qual é O Papel dos Educadores na Saúde Mental do Aluno? (What Is the Educators’ Role in Student Mental Health?), e Vamos Falar Sobre Saúde Mental nas Escolas (Let’s Talk About Mental Health in Schools)

Além das sessões e palestras, SXSW EDU oferece várias oportunidades de networking e troca entre os participantes. Estou curiosa pelo encontro de criadores de conteúdo de educação, uma sessão chamada: Chamando todos os criadores de conteúdo EDU! (Calling All EDU Content Creators!).

Como organizadora de eventos, sempre tento aprender sobre as atividades que podemos oferecer para melhorar a experiência dos participantes. Coloquei na minha agenda algumas atividades interativas do SXSW EDU. Adorei ver que terá um tour a pé no lado leste da cidade “East Side Art Walking Tour“. O lado Leste é o lado histórico e bohemio e visitei esta área sozinha em 2017. Tenho certeza que vou aprender muito mais na caminhada organizada pela equipe do SXSW Edu. Também coloquei na minha agenda o “Austin Music walking tour“, uma caminhada para explorar e aprender sobre a vida artística musical de Austin. 

East Austin por Taco Street Locating/ Alex Concepción

Estou muito empolgada com uma sessão que está programada para o último dia de SXSW EDU: Como Colocar A Inspiração e As Ideias Da Conferência em Ação (Turn Conference Inspiration & Ideas into Action). Esta é uma reflexão que normalmente faço depois de participar de uma conferência, mas estou curiosa de como eles irão facilitar esta sessão de forma coletiva e interativa. E já posso imaginar que esta sessão vai inspirar uma sessão no último dia do Wellbeing Summit. 

Participar de SXSW EDU é uma oportunidade única para aprender sobre as últimas tendencias em educação, conhecer profissionais da área, e ser inspirado por novas ideias para melhorar nosso conteúdo educativo e nossos eventos. Como toda boa conferência, também é uma boa oportunidade para a gente se conhecer melhor, para ouvir a nossa intuição e fazer as nossas escolhas para buscar aprendizados e reflexões que são únicos para cada pessoa que participa da conferência. Estou cheia de expectativas pelo que SXSW EDU terá para oferecer o para ver quem serei eu depois destes dias em Austin.  

Para quem quiser explorar os palestrantes e sessões do SXSW EDU:


Os temas que guiaram a curadoria de 2023:

– – –

Elena Crescia é curadora do TEDxSãoPaulo há mais de 10 anos e diretora do Clubes TED Ed Brasil, programa educativo do TED. Elena fez mestrado em relações internacionais da Columbia University, e mestrado em avaliação financeira de projetos de desenvolvimento da Sorbonne.

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

22 de February, 2023

Share

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.