Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Psicotrópicos: A música brasileira invade Berlim para uma grande festa

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

11 de July, 2023

Share

Psicotrópicos celebra a música brasileira em Berlim com mais de 50 artistas como Liniker, Tássia Reis, Deize Tigrona, Bala Desejo e Anderson Noise.

No próximo fim de semana Berlim abre alas para a música brasileira numa grande festa de dois dias com um lineup babadeira, do funk e jazz à bossa nova e hip-hop, da música eletrônica ao carimbó, do afrofuturismo à cúmbia. Tem música e pista para todos os gostos.

Desde que me mudei para Berlim, eu passei a prestar mais atenção na cultura que deixei para trás. Dizem ser muitas vezes assim. Precisamos nos distanciar para apreciar. Cá estou saudosa de rebolar numa pista ao som de um batidão. Mas, para a minha sorte, Berlim tem uma cena cultural brasileira bem fomentada. Todo santo mês tem pelo menos um artista vindo dos trópicos para se apresentar por aqui e matar coletivamente a saudade de muitos.

Deize Tigrona, uma das artistas que mais quero ver, por Pedro Pinho

A próxima grande celebração desta cultura brasileira, que é tão bonita e rica, é o Psicotrópicos, festival capitaneado pela Bossa.FM, que tem por trás, a dupla Rodrigo da Matta e a Daniela Cantagalli. São eles que estão sempre realizando um pedacinho dos nossos sonhos e alimentando nossa nostalgia.

Pois bem! Anota aí se estiver pela cidade porque essa festa não dá para perder. Eu tive o prazer de ajudar de ser uma das curadoras de música eletrônica e convidei artistas que admiro muito e sei que vão fazer a pista tremer um cadinho. É por isso que a gente vive!

NOPORN por Gleeson Paulino

Convidei o NOPORN, uma das minhas duplas brasileiras favoritas de todos os tempos, que sempre coloca a pista abaixo em suas apresentações. Na última passagem por Berlim, na turnê do álbum “Contra Dança”, o duo lotou uma das pistas do Berghain e botou todo mundo para dançar. A veterana e já bem estabelecida nas pistas da “berlinda”, DJ Laura Vasconcelos, uma grande pesquisadora de música, que faz um dos meus sets de house e disco favorito. Laura comandando as pickups é sinônimo de pista cheia e animada.

DJ Laura Vasconcelos. Foto: Rafael Medina

Em 2019, trabalhando ao lado da Claudia Assef, do Music Non Stop (para quem também escrevi sobre o festival), eu tive o prazer de conhecer a DJ e produtora Ella de Vuono. Lembro-me vividamente como ela me surpreendeu num set animadíssimo num palco na Av. São João no meio da madrugada. Ela me colocou em transe. Numa das minhas últimas passagens por São Paulo eu a encontrei por acaso no Caracol e, claro, não sou boba e nem nada, logo tirei a carta da manga e a chamei para tocar por aqui também.

Ella de Vuono. Foto: Divulgação artista

A maravilhosa Ella faz sua primeira turnê europeia – e as primeiras vezes a gente sabe que pode ser inesquecível, tanto para quem toca, quanto para quem está na audiência. Estarei lá no gargalo! E, claro, como não poderia deixar de aproveitar a passagem do Batekoo pela Europa, chamamos também o MU540 para botar fogo na pista.

Neste line-up tem também o produtor de música eletrônica Ain the Machine, literalmente uma máquina que transforma em som tudo o que coloca nas mãos. Em Berlim, ele está sempre parando o trânsito com suas apresentações bem únicas.

E esta listinha é só uma parte da música eletrônica que, ainda conta, com Anderson Noise, que dispensa apresentações, e mais uma lista de DJs.

O Psicotrópicos contará com 2 palcos, mais de 50 artistas e 26 horas de festa. Nos palcos, teremos o crème de la crème da música atual brasileira: Liniker, Deize Tigrona, Tássia Reis, Jonathan Ferr, Bala Desejo, Filipe Catto, Felipe Cordeiro, Sanni Est, entre outros artistas. Na sexta-feira, a noite se encerra com um grande baile funk e, no sábado, será a vez da música eletrônica animar a pista no fim da madrugada.

Então bora tirar a animação e energia da gaveta se elas estiverem faltando, porque a festa promete ser boa. Neste link tem o horário do line-up e todas as informações. Os ingressos estão entre 40 e 65 euros o passe completo para o fim de semana.

*Foto destaque: Liniker / Divulgação artista

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

11 de July, 2023

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.