Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Brasileiros no SXSW 2023

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

17 de April, 2023

Share

Entre os palcos internacionais da economia criativa, é improvável que algum supere o South by Southwest (ou SXSW), que há décadas, sempre no mês de março, ocupa a cidade de Austin, no Texas. Por cerca de duas semanas ele reúne milhares de pessoas em torno do que há de mais criativo na economia mundial, inclusive destacando a criatividade que se camufla em negócios que parecem ser técnicos ou burocráticos demais. 

O Brasil se identifica muito com tudo isso. A gente se acostumou a pensar fora da caixinha, e nos inspiramos ao conhecer pessoas que estão alcançando sucesso ou apostando nele através de iniciativas inovadoras. Assim, a cada edição do SouthBy, a presença brasileira foi crescendo, eventualmente assumindo a liderança entre as maiores delegações estrangeiras presentes no evento. No SXSW 2023, não foi diferente. 

Sempre falamos sobre a forte presença brasileira no SXSW, mas, desta vez, tivemos alguns sinais interessantes a observar. Além do Itaú entre os principais patrocinadores, vimos o país se firmar na programação, não apenas com um números maior palestrantes, mas com uma participação mais madura no SXSW Conference, inclusive compondo painéis multiculturais. O mesmo vale para as sessões de mentorias; a brasileira Simone Kliass, por exemplo, já integra o time de mentores do SouthBy há alguns anos. 

Tudo isso, ao mesmo tempo, reflete e é reflexo de mudanças no perfil da delegação brasileira no festival. Este ano, foi evidente o maior interesse e presença de executivos que ocupam altos postos em empresas brasileiras, o que indica que os temas do SXSW chegaram à mesa dos decisores, ou seja, de lideranças indiscutivelmente relevantes no cenário corporativo nacional.

participação dos brasileiros no SXSW 2023
foto: reprodução SXSW

Invasão brasileira expandida

Na programação oficial do evento, nossa presença também vem conquistando seu lugar. Há alguns anos, músicos brasileiros já entravam na agenda do SXSW Music Festival  uma vez ou outra. Agora, no entanto, também temos conterrâneos entre conferencistas e mentores do SXSW Conference, entre os expositores do SXSW XR Experience Exhibition e da Creative Industries Expo, bem como entre os concorrentes do SXSW Innovation Awards. 

A consolidação da participação dos brasileiros no SouthBy veio este ano com o Itaú, que integrou o time de principais patrocinadores do festival. No evento Upload SXSW no Learning Village, Tracy Mann, responsável pelo contato do Brasil com o SouthBy, comentou sobre a importância de contar com Itaú na última edição do festival. Segundo ela, o banco não se limitou às contribuições financeiras, participando criativamente com sugestões que têm tudo para se tornarem permanentes, como a tradução simultânea de algumas sessões.

É claro que uma presença desse quilate merecia uma atividade especial e dedicada; no SXSW 2023, isso aconteceu em forma de meetup. Vanessa Mathias e Luciana Bazanella, da White Rabbit, ficaram à frente do Brazil Creative Economy Meet Up, que atraiu mais gente que os organizadores do festival esperavam. Durante uma hora, os brasileiros do SouthBy se engajaram nas atividades propostas pelas facilitadoras que, vestidas de cupido, aproximaram apaixonados por inovação e criatividade numa network que ainda dará muitos frutos.

O Brasil no SXSW Innovation Awards

O SXSW 2023 veio com uma grande vitória para o Brasil: a conquista do People Choice Award na premiação que o festival dedica a inovações relevantes vindas de todo o mundo. A honra coube à Educbank, edtech brasileira (e única latino americana na competição) que apoia financeiramente escolas da educação básica reconhecidas pelo alto potencial e promove soluções de gestão e tecnologia para as instituições de ensino.

A empresa concorria na categoria de Impacto Social, que acabou premiando The 35*2 Free Initiative, um programa de apoio a mulheres negras que possuem diploma universitário. Na disputa pelos votos da imprensa e do público, a Educbank venceu os 50 finalistas do SXSW Innovation Awards.

O Brasil no SXSW Pitch 

participação dos brasileiros no SXSW 2023
Startup de Curitiba ganha prêmio inédito para o Brasil no SXSW 2023. Foto: Divulgação

Outra vitória do Brasil ficou a cargo da AMA – Agentes do Meio Ambiente, uma uma rede colaborativa que gira em torno do apoio e incentivo de comportamentos sustentáveis. A plataforma venceu o SXSW Pitch e trouxe o título para o Brasil pela primeira vez em 15 anos de existência da competição.

O reconhecimento do SouthBy,  maior palco de lançamento de negócios disruptivos em todo o mundo, veio antes mesmo de qualquer apoio financeiro. A AMA levou o prêmio na categoria Best Bootstrap, que lança holofotes em negócios cujo potencial ainda não foi reconhecido por investidores. 

O Brasil no SXSW Film & Festival

Embora o festival de cinema do SXSW seja muito aguardado pela indústria audiovisual americana, os realizadores do Brasil não costumam participar do evento, pelo menos não de forma significativa. Em 2023, no entanto, tivemos, pela primeira vez, uma brasileira integrando o time de jurados do SXSW Film & Festival. Luiza Baffa, diretora da AKQA, recebeu o convite de forma inesperada e, naturalmente, aceitou a missão.

Nas telas planas do festival, nenhum filme assinado por produtores ou diretores do Brasil, mas aparecemos por lá no documentário Mother of the Dawn (dirigido pela americana Janell Shirtcliff), que conta a história do Vale do Amanhecer, 

O Brasil no SXSW XR Experience Exhibition

Ainda no SXSW Film & Festival,  na área dedicada às realidades estendidas, o Brasil esteve presente de forma mais ativa. A XR Experience Exhibition contou com 31 produções, sendo 14 na XR Experience Competition – onde fomos representados por Rockets, by Pillow – e 17 na XR Experience Spotlight – onde Yuki MR foi a única produção brasileira. 

Além disso, nosso DNA estava em outra produção. You Destroy. We Create teve a assinatura do brasileiro Billy Mello na trilha sonora. 

O Brasil no SXSW Music Festival 

De todos os eventos que compõem o SXSW, o Music Festival é, provavelmente, o mais diverso, tanto em termos de nacionalidades como de gêneros. 

Em 2023, a música brasileira teve três representantes. De São Paulo, tocando pop e afropop, a Tuyo foi um deles. Zudizilla, cantor de Pelotas (RS), levou para o SXSW 2023 seu Hip-Hop / Rap, temperado com Jazz. Já o carioca Rogê somou world e Bossa Nova para embalar o público.

O Brasil na Creative Industries Expo

participação dos brasileiros no SXSW 2023
Foto: divulgação

No espaço que o SXSW reserva à exposição de negócios e soluções disruptivas, tivemos apenas uma empresa brasileira, mas isso está longe de ser uma participação tímida. 

Nossa representante, afinal, foi a Eve Air Mobility, empresa que nasceu da Embraer com o objetivo de desenvolver e fabricar carros voadores. Ao levar um protótipo para o evento, não é de se estranhar que seu estande tenha sido um dos mais visitados na Creative Industries Expo.

O Brasil no SXSW Conference

Olhar o perfil de sessões com participação de brasileiros no SXSW Conference pode ser uma das melhores maneiras para observar o amadurecimento da presença brasileira no maior evento de criatividade e inovação do planeta. 

Em 2023, o Brasil foi representado em 16 sessões, sendo 7 delas multiculturais. Tivemos, ainda, 2 meet ups conduzidos por brasileiros e 3 mentores levando conhecimento para mentorados das mais diversas nacionalidades. 

Nossa identificação com o SXSW é de longa data, e passar a contribuir com o conteúdo do evento e com a discussão de tantos temas é de grande valor para nós. No entanto, por maior que seja a empolgação, é apenas um passo em direção a um SouthBy mais diverso, pois, de certo ponto de vista,  o festival parece ainda não ter se tocado de seu valor global. Com nosso lugar cativo entre as maiores delegações estrangeiras presentes no evento, sem dúvida, podemos contribuir para fazer com que diferentes sotaques ocupem os palcos, em vez de ficarem restritos às filas e happy hours.

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

17 de April, 2023

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.