Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

As dicas imperdíveis do 31° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

Quem escreveu

Fabio Allves

Data

08 de November, 2023

Share

Apresentado por

Represa, de Diego Hoefel

O Mix Brasil, o maior festival LGBT+ da América Latina de Cultura da Diversidade do Brasil chega à sua 31ª edição, acontece de hoje 09 de novembro à 19 de novembro, em 6 espaços culturais de São Paulo e online para todo o Brasil. Esse ano, o tema ‘A Gente Nunca Foi Tão Mix’, celebrando as diferentes identidades de gênero, orientações sexuais, bem como formatos e linguagens que compõem a programação.

Serão 119 filmes de 35 países e 13 estados brasileiros, atrações de teatro, música, literatura, conferências, realidade virtual (VR), laboratório audiovisual, e o Mix Games traz novos games que celebram a diversidade e a inclusão. E o mais legal, tudo com entrada gratuita.

DESTAQUES CINEMA BRASILEIRO

A Metade de Nós, de Flávio Botelho

Entre os filmes brasileiros de destaque, temos o primeiro longa metragem de Lillah Halla, ‘Levante’, filme que conta a história de Sofia, uma atleta de 17 anos que descobre uma gravidez indesejada – eleito o melhor filme das Seções Paralelas pela Federação Internacional dos Críticos em Cannes; ‘Tudo O Que Você Podia Ser’, de Ricardo Alves Jr. sobre o último dia de Aisha em BH, na despedida das suas melhores amigas em um retrato afetuoso sobre a família que se escolhe constituir através do valor da amizade.; ‘Pedágio’, de Carolina Markowicz, que conta a história de Suellen (Maeve Jinkings), uma mãe e cobradora de pedágio, que luta entre trabalhos para financiar a ida de seu filho para um tratamento de cura gay.; ‘A Metade de Nós’, de Flavio Botelho, traz Francisca (Denise Weinberg) e Carlos (Cacá Amaral) perdem o único filho por suicídio; ‘Represa’, de Diego Hoefel conta a história de um homem que atravessa o país em busca de consentimento de um irmão que não conhecia para vender um terreno de uma herança. E o curta ‘Água Doce’ de Antonio Miano, sobre dois primos (Jesuíta Barbosa e Túlio Starling) se reencontram depois de muito tempo para resolver questões relacionadas a uma herança conjunta.

DESTAQUES CINEMA INTERNACIONAL

Birder, de Nate Dushku

Na seleção internacional filmes de diretores e talentos consagrados que fizeram parte da Seleção Oficial dos Festivais de Berlim, Veneza, Cannes e San Sebastian – a maioria inéditos no Brasil. Entre eles, o nigeriano ‘Todas as Cores Entre o Preto e o Branco e o francês ‘Orlando, Minha Biografia Política’, vencedores do Teddy Award no Festival de Berlim, nas categorias ficção e documentário; o espanhol ‘20.000 Espécies de Abelhas’ de Estibaliz Urresola Solaguren, vencedor do Prêmio Sebastiane em San Sebastian; o francês ‘De Volta à Córsega’ de Catherine Corsini, exibido na mostra oficial do festival de Cannes; o grego ‘Nosso Verão Daria Um Filme’ de Zacharias Mavroeidis, selecionado para a mostra oficial do Festival de Veneza; o alemão ‘Sissi e Eu’ de Frauke Finsterwalde, estrelado pela atriz Sandra Hüller e exibido no Festival de Berlim; o americano ‘Kokomo City: A Noite Trans de Nova York’, de D. Smith, Prêmio do Público de Melhor Documentário em Berlim; o turco ‘Blue ID’ de Burcu Melekoglu e Vuslat Karan, vencedor do Prêmio do Público do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã; o belga ‘O Paraíso’, de Zeno Graton; e o norte-americano ‘Birder’ de Nate Dushku.

WORKSHOPS

Bicho, Gente, Bicho Pedro, de Leobons

A Spcine participa do 31º Festival Mix Brasil promovendo o MixLab Spcine – com workshop da produtora Stink sobre produção com inteligência artificial e da diretora Janaína Leite no metaverso, pitching de games e aulas magnas com os diretores Zeno Graton e Nate Dushku e a diretora brasileira Lillah Halla. Toda a programação acontecerá no MIS. A parceria com a Spcine também é representada por uma seleção de títulos que serão exibidos dentro da plataforma Spcine Play (www.spcineplay.com.br), de 9 a 26 de novembro.

DRAMÁTICA

O FUTURO (Coreografia: Christophe Beranger, Jonathan Pranlas-Descours)

A première nacional da performance teatral francesa ‘O Futuro’, considerada uma exposição em movimento que traz a mensagem humana queer do ritual Shibari, uma ode à necessidade de desaceleração do nosso mundo estará na programação, junto com o espetáculo multimídia ‘Intimidade Virtual’, desenvolvido por artistas de Taiwan e da Austrália com a comunidade queer de São Paulo, protagonizada pelo ator brasileiro Jay Laurentino e com elenco brasileiros e taiwanês. O espetáculo é totalmente interativo, onde o público usa o celular dentro do teatro para responder perguntas sobre o amor, intimidade e relacionamento e encaminhar a ação.

Peça em cartaz entre os dias 9 e 18 de novembro no Teatro Sérgio Cardoso e serão disponibilizadas nas plataformas digitais do #Mix e #CulturaEmCasa (https://culturaemcasa.com.br).

SHOW DO GONGO

Marisa Orth no Show do Gongo

O famoso ‘Show do Gongo’, com Marisa Orth vem em mais uma edição, com curadoria de vídeos engraçados, com realizadores e realizadoras que apresentam seus vídeos para o julgamento do público. Esse ano, de volta ao Teatro Sérgio Cardoso, com ingressos a venda para o dia 14 de novembro às 20h.

REALIDADE VIRTUAL

Deeper

Nove instalações de experiências XR de realidades estendidas com temáticas LGBT+ vindas da França, Finlândia, Chile, EUA e Brasil instaladas no MIS para o público viva experiências de diferentes linguagens e recursos tecnológicos. Como ‘Queer Utopia’, inspirada em histórias reais de homens gays 60+, ‘Tom House the VR Experience’, experiência onde os visitantes penetram na lendária residência em Los Angeles onde morou Tom of Finland, um dos mais influentes criadores da arte erótica queer; ‘Corpo Invisível’, um corpo encontra a si mesmo ao ser invisibilizado institucionalmente, sete obras digitais inéditas do polêmico artista chileno Neocristo; e a estréia mundial de ‘Eclosão de um Sonho’, realizado com Inteligência Artificial pela artista Igi Ayedun. Completam a seleção, o ‘Secret ID’, criado com Inteligência Artificial e arte sonora a VR questiona a hipermasculinidade e a vida dupla dos super-heróis, ‘Labirinto Imersivo’, versão VR do espetáculo ‘Labirinto Feminino’ que explora o ponto de pessoas omissas em relação ao ciclo de violência feminina; ‘Ex Aequo’ , dez histórias inspiradoras de atletas profissionais que enfrentam discriminação baseada em raça, gênero, orientação sexual e deficiência e ‘Patience Mon Amour’, série realizada para celular que conta a história de um casal lésbicas, onde Alice descobre que sofre de endometriose e Gabrielle, que nunca quis ter filhos, decide por amor fazer reprodução assistida.

E a exposição virtual ‘Bicho Gente, Bicho’, instalada no metaverso, traz uma seleção de trabalhos, que vão desde desenhos feitos com mídia tradicional (tinta acrílica e pastel oleoso) a esculturas 3Ds, e representam a potência do corpo LGBT+ enquanto sobrevivente na sociedade.

GAMES

Bolha, de Leandro Ricardo Wenceslau

Para os aficionados por jogos, dia 18 e 19 de novembro no MIS, o MixGames celebra a diversidade e a inclusão com jogos inéditos lançados no festival, como ‘Lipsync Killers’, jogo musical com elementos de RPG e luta, inspirado nos famosos lip sync performados por Drags; ‘My True Self’, um visual novel em que o jogador guia um menino trans em sua jornada para encontrar um novo nome e descobrir a si mesmo; ‘Pivot of Hearts’, uma segunda chance no amor numa visão não-monogâmica; e ‘Hands of Timber’, que aborda de forma sensorial a solidão de um homem negro e gay, através de polaroids, o jogo lhe convida a interpretar o que ainda resta ao homem.

MIXMUSIC

No dia 15 de novembro, no Teatro Sergio Cardoso, acontecem os shows de Novos Talentos Drag Queen e Canto, apresentados por Silvetty Montilla e com um júri que apontará os vencedores nessas categorias.

MIXLITERÁRIO

Queendom, de Agniia Galdanova

No dia 12/11 às 17h no MIS acontecerá encontro com o escritor e crítico literário francês Mathieu Lindon, que trabalha há muitos anos no jornal Libération. Autor de diversos romances, recebeu em 2011, por “O que amar quer dizer”, o Prêmio Médicis. Foi amigo próximo de Michel Foucault e Hervé Guibert, figuras constantes em sua obra. No encerramento no dia 19 de novembro também no MIS será a entrega dos prêmios em diversas categorias: cinema, XR e também prêmios Mix Literário e Caio Fernando Abreu.

SERVIÇO

O 31º Festival Mix Brasil ocupa seis espaços culturais de São Paulo: Cinesesc, Centro Cultural São Paulo (sala Paulo Emílio), Spcine Olido, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Língua Portuguesa e o IMS – Instituto Moreira Salles. Mas o público de outros estados do Brasil não ficará de fora. A programação online estreia a partir de 9 de novembro e poderá ser assistida gratuitamente pelas plataformas do Sesc Digital (sesc.digital/home), Spcine Play (spcineplay.com.br/) e Itaú Cultural Play (itauculturalplay.com.br).

Toda a programação do 31º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade poderá ser conferida no site mixbrasil.org.br e também através do Facebook: /FestivalMixBrasil, Instagram: @FestivalMixBrasil, Twitter: @fmixbrasil e Youtube: fmixbrasil. O evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil, Ministério da Cultura, e conta com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaù, Mercado Livre e SPcine e apoio cultural do Sesc SP. Danilo Janjacomo e a produtora Stink são responsáveis pela criação da campanha de comunicação visual, cujo tema é ” A gente nunca foi tão Mix”.

31° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

9 a 19 de novembro
TODA A PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Programação completa: mixbrasil.org.br
Locais: Cinesesc, Centro Cultural São Paulo (Sala Paulo Emílio), Spcine Olido, Teatro Sérgio Cardoso
MIS – Museu da Imagem e do Som e IMS – Instituto Moreira Salles – com ingressos disponibilizados na bilheteria do espaço com uma hora de antecedência.E o Museu da Língua Portuguesa o acesso é gratuito.

* Foto Destaque: Água Doce, de Antonio Miano. Fotos Mix Brasil Divulgação.

Quem escreveu

Fabio Allves

Data

08 de November, 2023

Share

Apresentado por

Fabio Allves

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.