Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A 47ª Mostra Internacional de Cinema acontece de 19 de outubro a 1º de novembro em cinemas, espaços culturais e CEUS espalhados pela capital paulista. Com cerca de 360 filmes de 96 países, dez cinemas em São Paulo exibem filmes selecionados, com ingressos que custam de R$ 12 a R$ 30, sessões a preços populares de R$ 2 a R$ 10, e exibições gratuitas em locais pela cidade, além de uma seleção nas plataformas digitais Itaú Cultural Play, Sesc Digital e Spcine Play para ver de casa em todo Brasil.
A arte do cartaz da 47ª Mostra é assinada pelo italiano Michelangelo Antonioni, que recebe uma tripla homenagem, com uma retrospectiva de 23 filmes do cineasta com curtas, longas, documentários e ficções realizados entre 1947 e 2004.
A mostra esse ano viaja novamente com sua itinerância promovida pelo Sesc em 10 unidades do interior de São Paulo. De 21 de novembro a 21 de dezembro, alguns filmes serão exibidos nos Sescs Araraquara, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Jundiaí e Campinas. E pela primeira vez, a organização leva parte da seleção atual para o Norte do Brasil. Em uma parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), em Manaus, filmes brasileiros e internacionais serão exibidos em três locais na capital amazonense entre os dias 27 e 29 de outubro.
E nós selecionamos dez filmes imperdíveis para você viajar pelo mundo, pela cultura e história, nas salas de cinema aqui em São Paulo:
‘A Batalha da Rua Maria Antônia’ (2023), de Vera Egito. Filme traz alguns recortes e momentos históricos sobre a noite da Batalha da Maria Antônia, que aconteceu em outubro de 1968, quando professores e estudantes do movimento estudantil de esquerda da Faculdade de Filosofia da USP protestavam contra o regime militar. E o filme foi o grande vencedor de melhor filme de ficção da edição 2023 do Festival do Rio.
‘Afire’ (2023), de Christian Petzold. Mostra uma pequena casa de férias junto ao mar Báltico, onde quatro jovens se reúnem nas florestas secas ao redor, que começam a pegar fogo (literalmente). Filme vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim.
‘Anatomia de uma Queda’ (2023), de Justine Triet. Sandra e Samuel vivem juntos com Daniel, o filho de 11 anos em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita. Filme vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes.
‘Folhas de Outono’, de Kuolleet Lehdet. Dois estranhos que se encontram por acaso em uma noite em Helsinque, na Finlândia. Em busca do primeiro, único e último amor. Filme vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes.
‘Meu Sangue Ferve por Você’ (2023), de Paulo Machline. O filme musical e biográfico do cantor Sidney Magal, mostra o auge da paixão e carreira em 1979.
‘Mussum, o Filmis’ (2023), de Silvio Guidane. Acompanhamos a trajetória de vida do Mussum. Desde da infância pobre, carreira militar e o sucesso com a banda ‘Os Originais do Samba’ e os bastidores do ‘Os Trapalhões’. O filme ganhou seis prêmios no último festival de Gramado, sendo eles melhor filme, melhor ator para Ailton Graça, melhor atriz coadjuvante para Neusa Borges, melhor ator coadjuvante para Yuri Marçal, melhor trilha musical e melhor filme pelo júri popular.
‘O Mal Não Existe’ (2023), de Ryusuke Hamaguchi. Traz Takumi, uma menina que descobre duas grandes empresas que planejam construir, perto de sua casa, um camping de luxo para turistas que terá impacto no fornecimento de água, e será uma ameaça ao equilíbrio ambiental do lugar. Filme vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.
‘Pedágio’ (2023), de Carolina Markowicz. Com Maeve Jinkings no papel de Suellen, cobradora de pedágio, que deseja financiar a ida do filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. Filme vencedor de três prêmios no Festival do Rio 2023, com Maeve Jinkings a melhor atriz, Kauã Alvarenga, melhor ator e Aline Marta Maia, como melhor atriz coadjuvante.
‘Um Príncipe’ (2023), de Pierre Creton. Pierre entra em uma escola de aprendizes para se tornar jardineiro, e se depara com uma série de personagens que serão decisivos para sua trajetória de aprendizagem e no desencadeamento de sua sexualidade. Filme vencedor do prêmio SACD da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
‘Zona de Interesse’, de Jonathan Glazer. Rudolf Höss, um comandante de Auschwitz, e a esposa, Hedwig, desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com um jardim ao lado de um campo de concentração. Um dos filmes mais comentados do ano e o grande vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica do Festival de Cannes.
A Central da Mostra retorna no dia 14 de outubro com um balcão de informações no Conjunto Nacional, que funcionará também para venda de produtos ligados ao evento, como cartazes, bolsas, camisetas e canecas. Até o dia 18 de outubro, o espaço vai estar aberto das 12h às 18h. Já de 19 de outubro a 1º de novembro, a Central funcionará de segunda à sábado das 11h às 21h e, aos domingos, das 11h às 20h
CEU Parque Veredas, CEU Meninos, CEU Vila Atlântica e CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL TIRADENTES. Além da Mostra On-line no Itaú Cultural Play, Sesc Digital e Spcine Play
Valores populares: Cinemateca Brasileira com o espaço Petrobras na área externa R$ 20 (meia entrada R$ 10,00); Circuito SPcine: CCSP – Centro Cultural São Paulo (sala Lima Barreto), SPcine Olido e Biblioteca Roberto Santos R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).
CINE SATYROS BIJOU, CINECLUBE CORTINA, CINEMATECA BRASILEIRA Sala Grande Otelo e Área Externa, CINESESC, ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA Sala 1, Sala 2 e Sala 4, ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA Sala 1, Sala 2, Sala 4 e Sala 5, IMS Paulista (a primeira sessão do dia é gratuita), KINOPLEX ITAIM Sala 2, RESERVA CULTURAL Sala 1 e Sala 2 e SATO CINEMA.
A partir do dia 14 de outubro, sábado, inicia a venda das permanentes e pacotes pelo app da mostra, a troca de ingressos ocorre pelo app com 5 dias antes de cada sessão.
Os pacotes disponíveis são Permanente Integral (todos os dias e qualquer horário) por R$ 600,00; Credencial Permanente Especial (para sessões de 2a a 6a feira até às 17:55h, inclusive – não contempla finais de semana nem sessões noturnas) por R$ 150,00; Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para todos os dias e qualquer horário) por R$ 510,00;
Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) por R$ 127,50; Pacote de 40 ingressos R$ 410,00 e Pacote de 20 ingressos (já esgotados) que era vendido por R$ 250,00.
Todos os filmes tem disponibilidade de compra pelo site da Velox ou com o pacote com até 4 dias antes de cada sessão. No dia da sessão dos filmes, uma pequena cota fica disponível para compra diretamente na bilheteria do cinema escolhido.
Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 24,00 (inteira) | R$ 12,00 (meia).
Sextas, sábados e domingos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia).
*Imagem de destaque: cena do filme ‘Zona de Interesse’.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.