Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Torneira Bar – cerveja, clima de praia e diversidade

Quem escreveu

Renato Salles

Data

03 de February, 2022

Share

Apresentado por

Esqueça o clichê do bar de cervejas. Nada de grupos de homens brancos com camisas de time de futebol gritando para a TV, ou motos barulhentas disputando a atenção das ocasionais moças solteiras (e dos outros motoqueiros). No Torneira Bar, pode até eventualmente aparecer algo do tipo, mas lá tem muito, muito mais.

Aberto no fim do ano passado, o Torneira Bar foi idealizado pelo casal de sommeliers de cerveja Danielle Edmundo e Christian Montezuma com um propósito: ser um bar de cervejas digno de todas as raças, gêneros, idades e orientações. Tanto que de cara ficou decidido que a equipe toda seria montada com pessoas trans ou não-binárias. O objetivo era não só oferecer oportunidades para esse grupo que sofre muita discriminação na hora de conseguir emprego, mas também abrir o mercado de cervejas artesanais, sempre tão focado no homem-branco-hétero-padrão, para a diversidade.

Torneira Bar em São Paulo - foto: Renato Salles
O clima do Torneira é de praia, mesmo estando em São Paulo

O conceito em si é maravilhoso, mas o Torneira Bar oferece muito mais. Para começo de conversa, o lugar foi pensado com a ideia de boteco de rua, que o brasileiro tanto gosta, mas o espaço da calçada se expande bem para dentro, criando um espaço muito amplo e arejado, todo aberto para a rua. Perfeito para tempos de pandemia onde ninguém quer ficar em lugar fechado. Depois de muitos anos vivendo no Rio, Dani e Chris queriam trazer para São Paulo o clima de saída da praia carioca. Então o piso todo, incluindo a calçada em frente, é todo de mosaico português, no melhor estilo calçadão. E quem estiver com calor, pode simplesmente ficar de sunga ou biquíni e tomar uma ducha no chuveirão que está disponível no muro lateral.

Partindo para o que interessa, o bar pode ter até 20 torneiras engatadas, com chope de diversas cervejarias do estado de São Paulo, e de todas as variedades e teores alcoólicos. As cervejas variam com frequência, pois muitas chegam em edições especiais com lotes pequenos. Entre as cervejarias parceiras estão a Mito, a Implicantes e a Three Monkeys, entre tantas outras. Se ficar na dúvida, peça uma indicação para o gerente da casa, Leo. Ele sempre vai ter uma cerveja perfeita para o seu paladar.

Drinks do Torneira Bar, Vila Madalena, São Paulo - foto: Renato Salles
O Tanger e o Copamate são opções para quem não é de cerveja

Além das cervejas, o Torneira ainda tem uma carta de drinks bem interessantes e refrescantes, que combinam perfeitamente com o clima de verão. O Copamate, por exemplo, tem inspiração no tradicional mate carioca, e leva cachaça, limão e rapadura junto com o chá. Já o Tanger leva cachaça, mexerica (desculpe, sou paulista), limão e ginger beer. Acompanhando os drinks o menu tem algumas porções deliciosas na mesma pegada, como a carne louca, guacamole, a massinha de pastel frita e o galeto à passarinho. Mas o carro-chefe é a couve-flor empanada, envolto em farofa de panco, crocante, delicioso e vegano.

Couve-flor empanada do Torneira Bar, em São Paulo - foto: Renato Salles
A couve-flor empanada é surpreendente

Toda semana, o Torneira Bar tem ainda uma programação musical que varia a cada dia, que pode ser conferida no Instagram. Tem dia de banquinho e violão, e tem dia de sambão. Tem dia de forró, e tem dia de brasilidades, especialidade do DJ residente Ian Valentin, ele também um homem trans. Como diz o lema da casa, aqui o copo está sempre cheio de bons motivos. Depois que te dei tantos para conhecer o Torneira, só falta se programar para ir.

Torneira Bar
Rua Inácio Pereira da Rocha, 121 – Vila Madalena
Quarta e quinta, das 17h à 0h
Sexta, das 17h à 1h
Sábado, das 14h à 1h
Domingo, das 14h à 0h

Quem escreveu

Renato Salles

Data

03 de February, 2022

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.