Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

SXSW EDU 2022 e a ansiedade na volta do evento presencial

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

03 de March, 2022

Share

Celebrando a aprendizagem. emAustin, logo antes de começar o maior festival de tecnologia e inovação

O ano de 2022 marca a volta do SXSW EDU à Austin em sua versão presencial. Depois de uma edição cancelada e uma edição totalmente online, o festival de educação volta ao formato que gostamos: ocupando o Centro de Convenções de Austin e suas redondezas, hotéis, bares e restaurantes. Sendo assim, estou aqui nos preparativos finais da viagem, empolgado com a oportunidade de ir pela quinta vez para o Festival. E, por diferentes motivos, continuo com as sensações de exploração e descobertas de como se estivesse indo pela primeira vez.

Pessoas se abraçando na divulgação do SXSW EDU - Foto de Alexa Gonzalez Wagner.
Divulgação SXSW EDU: Foto de Alexa Gonzalez Wagner.

Porquê da empolgação?

Primeiro, pela curiosidade de saber como serão as discussões em 2022 e quais serão os desdobramentos do que vi no ano passado na edição online e compartilhei aqui no Chicken or Pasta. Assim, meu maior interesse é sobre como serão abordadas as questões relacionadas à equidade na educação e como isso se desdobra em temas tais como o uso de tecnologia nas escolas, letramento digital e formação e requalificação para o mercado de trabalho. Vale dizer que, ao longo dos anos, a educação profissional e corporativa tem ganhado algum destaque na programação.

O segundo motivo é estar em um novo trabalho. Até o ano passado, eu era sócio de uma consultoria focada na educação corporativa e aproveitava o SXSW EDU para transpor as discussões e painéis para o meu contexto. Em 2022, estou em um novo trabalho, relacionado ao tema da equidade nas escolas. Desta vez, acredito que há uma sinergia maior entre o que faço e o que pretendo assistir, mas a graça de explorar e fazer conexões improváveis continua presente.

Como aproveitar melhor o festival

Se você vai ao festival, recomendo deixar a vergonha de lado e aproveitar as festas e happy hours para trocar experiências e conhecer gente nova. Use o SXSW Social para ver quem está inscrito e também ir montando a sua agenda. Aos poucos, vou preenchendo e fazendo a curadoria da minha, dando muita margem para mudança. No EDU, faço uso das duas “abordagens” propostas pela Vanessa Mathias nesta ótima apresentação da SHE, um pouco de nerd e um pouco de agilidade. Ou seja, em alguns momentos, planejo quais sessões desejo ver ao longo do dia. Em outros momentos, seleciono uma sessão na parte da manhã e outra na tarde, e monto o resto do dia com base nelas.

A programação disponível para quem vai assistir online também está bem interessante. E seja em Austin ou em casa, recomendo fazer suas anotações e pontuações ao longo do dia e disponibilizar um tempo para fazer a estruturação ao final dele. Mas sem tanta pressão, porque essa quantidade de informação demora um tempo para se assentar.

E troque ideias, converse com as pessoas, dê margem para as conexões improváveis, seja de gente ou de conteúdo. É isso que faz o SXSW e o SXSW EDU serem especiais!

Nos vemos lá? Se for para lá, não deixe de ver o nosso Guia para curtir o SXSW sem perrengue

Felipe Menhem é jornalista não-praticante e trabalha com educação há mais de dez anos. Atualmente, compõe o time de Formação no Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. Vai à Austin para o SXSW e SXSW EDU desde 2016.

*Foto destaque: The Google Lab – SXSW EDU – por Christopher Bouie / Divulgação

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

03 de March, 2022

Share

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.