Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
É possível fazer o próprio drink em forma de poção, tomar um drink geek ou até beber em uma biblioteca. Selecionamos 5 bares fora do circuito turístico em Edimburgo para você conhecer.
*Por Fernanda Lagoeiro
Edimburgo, a capital da Escócia, é super conhecida por seu festival de ano novo (o Hogmanay), ou ainda, por ter uma das melhores universidades do Reino Unido, a Universidade de Edimburgo.
Mas o que pouca gente sabe é que, entre as muitas ladeiras e escadarias no centro da cidade, a vida noturna é bastante agitada. Para cada esquina de Old Town, um pub diferente, normalmente com música ao vivo. E dentro dessa atmosfera existem alguns tesouros escondidos, bares alternativos e diferentões que normalmente não chegam aos olhos dos turistas.
Agora, você vai ter a oportunidade de conhecê-los antes que virem modinha e, quem sabe, colocá-los no seu roteiro de bares em Edimburgo!
Inspirado em Harry Potter, o Magic Potions Tavern é tão alternativo que não tem perfil no Instagram e nem presença marcante nas redes sociais. Entretanto, proporciona uma experiência única para quem visita: você se torna quase um alquimista de drinks. Você faz o seu próprio drink. Basta escolher uma opção de poção no cardápio, e a bebida chega na sua mesa com instruções de como preparar, em tubos de ensaio e decoração temática inspirada na magia de Hogwarts.
Fui com dois amigos e escolhi a Poção do Amor. Chegou na minha mesa uma varinha e dois tubos de ensaio, um com gin tônica e outro com xarope de frutas de cor roxa. Eu estava com medo de ter um sabor mais artificial, mas o drink estava muito bom e refrescante! Fiquei olhando os meus amigos prepararem os drinks deles. A experiência de fazer a poção e medir as doses empolgou todo mundo na mesa!
Endereço: 9 Blair St, Edimburgo EH1 1QR, Escócia
Um dos bares mais criativos que já vi! Tem drink para todo tipo de herói, séries e filmes geeks possíveis. O cardápio é temático e varia de acordo com as tendências e lançamentos da época. E o mais legal é a dedicação que o bar tem em relação a isso: periodicamente eles param o funcionamento, planejam todo o tema do cardápio, repõem o estoque, mudam a decoração e se renovam totalmente.
Nesse bar, eu pedi um drink inspirado em Star Wars, feito de whisky. Forte, mas gostoso! Vi também no cardápio alguns drinks inspirados em essências de perfumes, e achei bastante curioso. Fica para a próxima!
Endereço: Arch 14, 27 E Market St, Edimburgo, EH8 8FS, Escócia
O Library Bar é um bar que fica na biblioteca da Universidade de Edimburgo – literalmente dentro da biblioteca. Você se senta para beber ao lado de uma estante com livros de medicina, direito, e tudo mais que você imaginar. É possível ver alunos estudando em meio a um drink ou outro. É interessante ver a descontração do ambiente, tanto entre quem está lá para estudar quanto quem está para se divertir.
Se tornou um dos meus bares preferidos, é lindo até na fachada, toda vermelha e com iluminação dourada. Parece uma decoração de natal fofa! Além disso, o mulled wine (vinho quente) é bom e barato.
Endereço: 13 Bristo Pl, Edimburgo, EH8 9AJ, Escócia
Entrar no Cold Town House já é uma experiência por si só: a fachada tem uma decoração floral só de um lado, que chama bastante a atenção. A escada que leva ao andar de cima onde o bar fica, destaca a frase “Ninguém é triste com Prosecco, pizza e música boa”. Dito e feito! O ambiente é super cool, com tons de azul, branco e lilás, um food truck em uma kombi bonitinha e um DJ que toca música eletrônica. Ah, e o Prosecco é realmente um ponto forte do bar!
Endereço: 4 Grassmarket, Edimburgo, EH1 2JU, Escócia
Ideal para quem gosta de karaokê e tem vergonha de cantar em público. Isso porque, o bar é composto por cabines, que parecem umas casinhas de madeira fechadas, com capacidade para dez pessoas. Dentro de cada cabine tem um karaokê.
O ambiente é super aconchegante, com decoração fofa, e todo iluminado. Você faz o pedido direto do aplicativo do bar e o garçom serve você dentro da cabine mesmo. À noite o forte do bar é cerveja, mas o Hutte é versátil; eu fui na parte da tarde e provei o chocolate quente com essência de laranja. Não gostei muito do sabor, mas foi excelente para o frio de Edimburgo. E o bar compensa no conforto, nas outras bebidas e no excelente atendimento. Vale super a visita, mas só abre no inverno.
Endereço: St James Square, Edimburgo
E aí, quais bares em Edimburgo vocês mais se interessaram em conhecer? Contem nos comentários!
Além de ter bares super legais, Edimburgo é uma cidade linda e a população é extremamente amigável e hospitaleira! Se você tem planos para ir, aproveite muito. Se nunca tinha pensado em conhecer, comece a considerar! Dica de amiga viajante.
*Fernanda Lagoeiro é jornalista, copywriter e embaixadora da ONG canadense de empoderamento feminino Fora Network. É mochileira que usa mala de rodinhas e viajante sem roteiro: Não porque não se planeja (inclusive faz mil listas!), mas porque flui com a experiência. Vai, se joga, se perde, se encontra. E é esse processo louco que gosta de compartilhar com as pessoas, com muita informação e uma dose de bom humor.
**Foto destaque: Greg Willson / Unsplash
***As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do Chicken or Pasta.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.