Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O SXSW 2021 acontece totalmente online de 16 a 20 de março com os festivais de música, filmes, comédia e a conferência.
Eu estava grávida, na fila do avião, com malas despachadas, quando soube que o SXSW 2020 não iria acontecer. Era só o começo do que hoje entendemos como o “novo normal”. No fim, decidi voar e acabei fazendo um mini documentário com a Eyxxo do SXSW que não aconteceu. Estreei minhas habilidades de filmmaker!
Esse ano o SXSW vai ser virtual, mas a comunidade já está na efervescência para viver junto com mentes brilhantes o desafio de pensar para onde vamos a partir daqui. E esse ano, para mim, a experiência do SXSW será completamente diferente.
Nele, eu tenho um um painel na programação, em que falo com a galera do Burning Man, do C2 Montreal e do Courier Club sobre como criar eventos significativos no multiverso através do poder das comunidades (Dá uma olhadinha aqui). Eu também bato um papo com o Hugh Forrest, Chief Programming Officer do SXSW hoje no Clubhouse, e na quinta-feira próxima sou a moderadora de uma mesa virtual com o Ramses Alcaide e Dena Mackey.
A programação de 2021 mistura filme, música, keynotes, palestras, oportunidades de networking e painéis, divididos em 5 canais. Eles farão um mix de conteúdo ao vivo com pré-gravados, que são a grande maioria.
Depois de comprar seu lindo passe para participar, você pode acessar o SXSW Online através do seu navegador (melhor visualizado no Chrome ou Firefox); o app Online 2021 no Android e iOS; ou através da Apple TV,.
As featured sessions serão transmitidas das 10h às 22h todos os dias. O conteúdo do dia é então retransmitido nas 12 horas seguintes – se você tem insônia, já sabe. As sessões do panel picker – ou seja, a grande maioria, vai ser on demand – ou seja, não tem uma hora exatamente pra passar, você só precisa clicar nelas pra acessar.
O Festival de Cinema vai ter conteúdo novo a cada duas horas, das 10h às 20h, de 16 a 18 de março. Assim que um filme é lançado, ele permanece disponível sob demanda até atingir sua capacidade de público para transmissão e/ou até o evento terminar em 20 de março. Alguns filmes terão capacidade limitada e MUITOS não passam no Brasil por questões de direitos autorais.
Os showcases do Festival de Música acontecem diariamente a partir de 16 a 20 de março, das 14h30 às 22h.
Um dos destaques que todos aguardam é a programação do SXSW Online XR – que replicará a cidade de Austin. Lá será possível assistir painéis ao vivo, eventos especiais e o Virtual Cinema, mas para isso, é preciso de um óculos. Nós vamos dar uma chegadinha e contar aqui como é nos próximos dias.
Todo ano nós fazemos uma curadoria muito criteriosa sobre o que ver no SXSW. Ainda essa semana vamos colocar nossa curadoria pessoal, mas já compartilho aqui a curadoria colaborativa do grupo SHE que colaborei, com várias das palestras.
A Globo também fez uma curadoria das principais palestras com jornalistas e apresentadoras de peso que você pode conferir aqui.
Pretendo essa semana dar atenção aos eventos que não ficarão on demand, ou seja, os filmes, a experiência em XR e alguns conteúdos de países e marcas. Diferentemente dos outros anos, será possível assistir com calma até dia 18 de abril todas as conferências para dar dicas mais assertivas do que realmente foi legal, e não apenas apostas.
Porém já deixo aqui alguns destaques da semana em eventos especiais e o SXSW Closing Night Party, porque se tem uma coisa que estou com saudades é de uma festa no SXSW.
Plymouth Point |Parece ser uma caça ao tesouro online, e estou curiosíssima
Tech Cave Music Japan | O Japão sempre arrasa nas techs e demonstrará su tecnologia em VR dentro
HBO Max Orbit | A HBO sempre despeja um riozinho de dinheiro com as ativações mais legais do SXSW, então estou curiosa
The Future of Food | Amo a feira de comidas do futuro todo ano, quero ver como será a edição virtual
Treating the Aging Desease | A startup promete acabar com o envelhecimento – e até a morte. Será?
Já as palestras, esse ano vamos fazer diferente – em vez de ver o que você deve assistir, vamos assistir primeiro e falar o que realmente valeu a pena – assim você pode ver no seu próprio tempo. Que tal?
Se você estiver já conectado no app, me procura por lá: Vanessa Mathias e bora formar o bonde do SX!
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.