Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Quando foi a última vez que você fez uma doação de sangue?
Muita gente nem sabe responder a essa pergunta, de tanto tempo que faz. Tem gente que provavelmente nunca doou, mesmo podendo. Pois é, doação de sangue é algo que todo mundo que está apto deveria fazer com frequência. Porém, não só essa não é a realidade, como a pandemia de coronavírus fez a situação dos bancos de sangue ficarem ainda piores. Sim, na quarentena temos que ficar em casa e sair para fazer só o que for essencial. E doar sangue É essencial.
De cara temos que lembrar que muita gente nem pode doar. Gestantes, lactantes, idosos, crianças, pessoas que fizeram operações, ou que tiveram doenças infecciosas com cicatriz sanguínea, ou que estiveram doentes recentemente, piercings, tatuagens, pessoas com peso abaixo de 50kg…. A lista de impeditivos é longa, e já tira muitos doadores potenciais de campo. Se você não se enquadra nessa lista, motivos não faltam para ir logo ao posto de coleta mais próximo.
O segundo motivo para fazer doação de sangue é que o procedimento de coleta é rápido, indolor e muito seguro, mesmo agora. Por conta da pandemia, os postos de coleta estão todos trabalhando com sistema de agendamento online para evitar aglomerações. Todos estão preparados para oferecer a higiene e o distanciamento necessário para ninguém correr riscos. As equipes são treinadas há anos sobre os procedimentos de segurança contra qualquer contaminação. E todo doador ainda passa por triagem, entrevista e recomendações, antes e depois da doação. Nós estivemos recentemente no posto principal da Fundação Pró-Sangue no Hospital das Clínicas, e correu tudo perfeitamente.
Depois de feita a doação, o sangue vai para análises clínicas e se houver qualquer alteração, você será chamado e atendido por um médico. Assim quem vai receber uma transfusão não corre riscos, e o doador tem a segurança de saber que sua saúde está em dia.
O terceiro, e mais importante motivo para você se animar a ajudar, é ver a situação dos bancos de sangue da sua cidade ou estado. Aqui em São Paulo, todos estão com a situação dos estoques muito complicada. Na Fundação Pró-Sangue, que é um dos cinco maiores bancos de sangue da America Latina e atende mais de 100 instituições de saúde do estado, apenas o sangue AB+ (receptor universal) está estável. Todos os outros estão em situação de alerta ou crítico. O Banco de Sangue de São Paulo, que atende a 12 hospitais e maternidades da capital, não informa o estoque, mas o Banco de Sangue Paulista está com todos os tipos sanguíneos em situação crítica.
Além dos bancos, muitos hospitais também fazem a coleta, e as doações ficam disponíveis para os hemocentros e outras instituições. Na dúvida, fale com o posto de coleta mais perto de você, ou com o hospital que você frequenta quando precisa. O importante é que a tua doação de sangue pode salvar uma ou muitas vidas. E se todos ajudarmos, teremos certeza que se chegar a nossa vez de precisar de uma doação, ela vai estar disponível.
Te convenci?
*Imagem de destaque: Freepik
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.