Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O festival OFFF já existe há 19 anos, mas provavelmente você nunca ouviu falar dele.
O mundo busca por inovação, mas sempre olha e vai aos mesmos eventos. Como vamos ser verdadeiramente inovadores e criativos, se todos continuarem frequentando os mesmos lugares e tendo como fonte as mesmas referências? Este é apenas o primeiro motivo pra você conhecer o OFFF!
Nosso primeiro contato com este nome foi em 2015. Estávamos em uma reunião com a diretora de marketing da Phillips, quando comentamos que estávamos mapeando alguns eventos de criação, criatividade e inovação pelo mundo. Ela tinha acabado de voltar de Barcelona e ainda encantada, repetiu várias vezes: “vocês TÊM que conhecer o OFFF. É uma parada obrigatória para quem quer ver coisas diferentes!”. Desde aquele dia, temos nos planejado para ir conhecer o festival, mas esta é a primeira vez que a nossa agenda de viagens se encaixa com a data do OFFF e vamos finalmente conhecê-lo.
Imaginem um evento sobre criatividade que nasceu numa cidade que respira design naturalmente. Quem já teve a oportunidade de ir a cidades como Madrid ou Barcelona, sabe como cada esquina, prédio, monumento ou até um simples restaurante podem te arrancar suspiros constantes. São lugares que exalam cultura e criatividade, e o OFFF não poderia ter nascido em lugar mais apropriado. Tudo começa pelo lugar que ele acontece: no Museu del Disseny de Barcelona (The Design Museum of Barcelona), um lugar que nasceu num misto de museu e laboratório, para mostrar para o mundo a importância do design no dia a dia. Que proposta incrível, não?
Durante 3 dias (de 25 a 27 de abril) acontecem ativações, shows e performances espalhadas pelo local, inclusive a céu aberto, com um clima super agradável da primavera de Barcelona. O resultado desta combinação é que um evento que nasceu como uma simples conferência, hoje se tornou um dos mais influentes festivais de criatividade da Europa e a comunidade não para de crescer. A cada ano, mais e mais pessoas se encontram, buscando por novos olhares e novas maneiras de entender sobre tudo que está em volta do design.
Por estas e outras, o OFFF se tornou mais que um festival: é uma experiência que mistura arte, cultura, design, inovação, tendências e pessoas, com palestras, workshops, ativações, novidades, shows, filmes, lançamentos exclusivos e performances. Tudo é conteúdo, tudo é ativação, tudo é novidade e provocação. Tudo é estímulo para nosso cérebro se libertar e enxergar uma nova maneira de viver com arte.
Profissionais do mundo inteiro e de empresas renomadas vão compartilhar suas experiências de criações, falar sobre como enfrentam a falta de criatividade no dia a dia, ou até mesmo sobre burnout. Não é sobre a criação em si, mas sobre seus processos, potencialização de talento, observação de pessoas para encontrar soluções para vida. Design e inovação é isso!
Cada ano uma agência diferente é escolhida para cuidar do visual da campanha do festival, ou seja, a animação já começa muito antes da espera pelos principais convidados. Ousado, mas extremamente encantador e desafiador!
Em 2019 o tema escolhido foi “OFFFTERLIFE”, pois depois do OFFF sua vida nunca mais será a mesma – bela campanha! Vão explorar o desafio da integração entre tecnologia e seres humanos, assunto mais que relevante na nossa vida atual. A tecnologia evolui e abre novas portas e possibilidades, mas ao mesmo tempo exclui, cria novas barreiras e vícios. Como resolver este problema do ponto de vista dos criativos e designers?
O OFFF também é conhecido por seus vídeos de abertura e encerramento do evento, feitos por renomados profissionais do mercado. Um esforço enorme para mostrar a criatividade sem barreiras, na prática. Dá só uma olhada neste vídeo que anunciava os principais nomes da edição Future Deluxe’s OFFF de Londres, que rolou em 2017.
O vídeo de 2018, produzido por GIANTSTEP, também é incrível e a sequência é sobre o quote famoso do McLuhan “The medium is the message” (o meio é a mensagem), mesclada com mitologia grega, Gemini (que conta o mito do signo de gêmeos).
Já para o OFFF Barcelona 2019, o estúdio The Mill’s, conhecido por seu icônico design para o Grammy do Jay-Z ( “A história de O.J”), será o responsável pelo vídeo de abertura. Imaginem só o quão incrível vai ser!
No site já dá pra ter um gostinho de tudo que vai rolar por lá. Nos workshops, temas inusitados, como por exemplo um encontro entre fãs de bebidas com problemas para desenhar (!!!). No mínimo, curioso e diferente!
Nos próximos dias vamos organizar nosso roteiro e compartilharemos os artistas que queremos ver por lá! Enquanto isso, dá uma olhada nas fotos das edições anteriores e fique com vontade de se jogar neste festival também!
OFFF.BARCELONA. Quinta (25.04), Sexta (26.04) e Sábado (27.04) das 11h30 às 19:45. Ingressos a partir de 180, inscrições aqui.
Museu del Disseny Barcelona.Pl. de les Glòries Catalanes, 37-38 08018 Barcelona
Amo festivais de música, pessoas e culturas diferentes. Encontrei nas viagens um caminho para unir tudo isso e viver em constante aprendizado. Co-founder da @somosyounique e sócia da @mediaeducation
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.