Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
A SIM São Paulo apresenta mais de 90 painéis em sua conferência, speed-meetings, meetups, workshops, além de mais de 400 shows espalhados em cerca de 50 palcos pela cidade.
Em meio as trevas em que a cultura brasileira se encontra, essa semana está sendo uma luz no fim do túnel com tantos eventos culturais maravilhosos acontecendo no país. Persistência. Essa a gente não pode deixar de ter. Enquanto ontem, terça-feira, foi dia de homenagear as mulheres que trabalham com música no Brasil com o WME Awards, a partir de hoje a Semana Internacional de Música discute perspectivas e apresenta tendências no mercado da música. Dois grandes eventos capitaneados por mulheres. :)
A SIM, criado pela Fabiana Batistela, chega em sua sétima edição maior do que nunca. A conferência, hoje a maior de música da América Latina, reúne por 5 dias comissões internacionais com profissionais da indústria musical e artistas de vários cantos do Brasil e do mundo.
O evento é pago, mas quem não está muito interessado nas discussões, pode se deleitar com os showcases escolhidos a dedos que rolam gratuitamente no Centro Cultural São Paulo. À noite é a vez de artistas ocuparem cerca de 50 palcos espalhados pela cidade, onde é possível comprar ingressos avulsos.
Os painéis apresentam desde o panorama dos festivais brasileiros até discussões sobre como seria o mundo se a música não existisse e, existindo, como ela pode mudar o futuro do mundo. Também tem gravação ao vivo de podcast com o Alceu Valença, uma palestra com a lenda da cultura hip-hop, FAB 5 Freddy e o Prêmio SIM, que premia as melhores iniciativas do ano na indústria musical nas seguintes categorias: Contribuição à Música, Projeto do Ano, Inovação e Novo Talento.
Entre os vários (vários mesmo) destaques que têm na programação, a minha agenda tem:
Já a agenda de showcases e shows é o tipo em que a gente morre de FOMO porque é muito show bom acontecendo ao mesmo tempo. Uma grande amostra da pluralidade da música brasileira será mostrada nos próximos dias (e noites), além dos palcos abrigarem também artistas de diversos países, como os britânicos Ashley Henry, Lone Taxidermista e Ms Maurice; os argentinos Julieta Laso e Nación Ekeko; os portugueses Throes e The Shines. Vão ter noites apresentadas por diversos festivais e selos brasileiros. A festa de encerramento será no domingo, das 15 às 20h, na Praça da Luz, num show gratuito para 9 mil pessoas, com Emicida, Drika Barbosa e The Shines.
A abertura da SIM São Paulo acontece hoje, quarta-feira, no Cine Joia com Batekook, Bandida, Jup do Bairro, Bloco da Laje, Manoel Cordeiro, MC Tha e Badsista.
Para conferir a agenda completa dos shows, é só clicar aqui. Serão 30 showcases gratuitos, na Sala Adoniran Barbosa, no CCSP, entre os dias 5 e 7 de dezembro, das 15 às 21h. Foram inscritos 2.785 artistas/bandas, sendo 1.492 nacionais e 1.293 internacionais. Na lista tem Josyara, Luedji Luna, Terno Rei, Saskia, entre outros. Essa SIM está um sucesso ou não?
SIM – Semana Internacional de Música
De 4 a 8 de dezembro.
Conferência + Showcases + Coquetéis Networking: Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro, 1000.
Pro-badge: R$ 450,00 com acesso a todo o festival.
*Foto destaque: Emicida / divulgação
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.