Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

Filó: restaurante de cozinha mediterrânea sem frescura em Pinheiros

Quem escreveu

Renato Salles

Data

30 de October, 2019

Share

Apresentado por

Vários restaurantes tem toda uma história pronta na hora de contar a inspiração do cardápio. Pena que o storytelling nem sempre esteja refletido na comida. Não é o caso do Filó, recém aberto no Baixo Pinheiros. A chef Fernanda Campagnoli não tem papas na língua para contar de onde tirou as receitas deliciosas com sabores de Israel, Grécia, Turquia e outros países do Mediterrâneo: pesquisa pura e simples. Ela, inclusive, não nega a grande influência do chef Yotam Ottolenghi e seu best-seller de culinária Jerusalém. Mas no Filó ela se sentiu livre para recriar receitas clássicas com sua experiência em outras cozinhas.

Restaurante Filó, culinária mediterrânea, Pinheiros
Lulas recheadas e falafel acompanhados do Figueira, que leva gim, amaro, xarope de figo, limão siciliano e laranja. Foto: Jo Machado

O menu descomplicado é dividido em 3 blocos, cada um com vários pratos que dão água na boca. Nas entradas, o mezze de uva, o shakshuka e o homus com rosbife dividem espaço com simples fritas com zaatar, e o surpreendente falafel com picles de manga. Entre os pratos principais, tem opções leves para dias quentes, como as saladas elaboradas, e outros mais parrudos como o moussaka, os varenikes e o schnitzel, cada um com um toque pessoal da chef. O destaque fica para o Orzo, um macarrãozinho em formato de arroz, acompanhado de lula, camarão e linguiça defumada.

Pinheiros, Filó
A varanda dá a volta em todo o Filó – foto: Jo Machado

Fecham o cardápio as poucas sobremesas e os drinks, que se dividem entre os clássicos, as releituras de clássicos e as criações da casa. Nesses últimos, ingredientes inusitados – e bem alinhados ao tema – como os xaropes de zaatar, romã, açafrão e figo. Para completar o clima marítimo, o Filó se instalou em uma casa inteira avarandada, aberta para a rua, perfeita para os dias de verão. Só faltou mesmo a brisa e a vista do mar.

Filó
Rua Ferreira de Araújo, 732 – Pinheiros
Segunda e terça, das 12h às 15h. Quarta a sexta, das 12h às 15h, e das 19h à 0h. Sábado, das 12h às 17h e das 19h à 0h. Domingo, das 12h às 18h.

Quem escreveu

Renato Salles

Data

30 de October, 2019

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.