Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Se há uma coisa inegável entre as relações humanas é que a comida não só nos alimenta, mas nos une, nos identifica e nos conecta com o tempo, com a terra, com a vida e com a morte.
Não é de hoje que a comida deixou de ser apenas algo para saciar o instinto da fome. Comida é um ato cultural, de saúde e de política, que é discutido abundantemente em eventos por aí. Basta olhar ao seu redor! Do churrasco ao vatapá. Do MST ao hambúrguer do futuro. Comida é cultura, é assunto!
E dentro um calendário cheio de programações sobre comida que acontecem anualmente no Brasil, o Festival Experimenta! do SESC SP é um dos mais completos, profundos e bem recheados de conteúdo.
Em sua terceira edição, o festival instiga a reflexão sobre os nossos hábitos alimentares, questiona a relação do indivíduo com a comida, estimula escolhas saudáveis e fomenta a agricultura familiar.
Equilibrado em três fortes pilares: comida, saúde e cultura, o festival acontece a partir de amanhã, 1º de outubro e dura até o último dia do mês (31), em todas as 40 unidades do Sesc do Estado de São Paulo.
Para ter uma idéia da magnitude do festival, serão mais de 300 atividades segmentadas em sete temas: Comer é cultura; A saúde está na sua mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida. Algumas gratuitas, outras com preços bem acessíveis.
Palestras, rodas de conversa, passeios guiados, oficinas, experimentações e feiras de orgânicos que contam com a participação de profissionais de inúmeras especializações, como nutrição, psicologia, gestão ambiental, ecologia, filosofia, sociologia, história e gastronomia.
“Uma das características do mundo contemporâneo é a velocidade com que as coisas têm mudado. Em um contexto tão dinâmico, a relação com a comida, com o ato de comer e seus ritos precisam ser cultivados, respeitando-se os valores e hábitos dos diferentes grupos que formam a sociedade”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
O mais legal: o festival acontece exatamente no mês do Dia Mundial da Alimentação, que é dia 16 de outubro, data instituída pela ONU para incentivar a reflexão sobre a nossa alimentação, a fome e segurança alimentar da atualidade. O termo é segurança alimentar, mas na real quer dizer: bora falar sobre aquele monte de agrotóxico que a gente anda consumindo ultimamente?!
Bom, resumidamente, o Experimenta! é um festival imperdível para quem trabalha com comida, para quem quer comer melhor, para quem quer entender mais sobre o come e para quem não tem idéia alguma sobre o que está pondo para dentro do corpo.
A programação completa do festival você encontra aqui ó!
Perde não!!
Festival Experimenta! Comida, Saúde e Cultura
De 01 à 31 de outubro – Diversos Horários
Unidades do SESC do Estado de São Paulo
Preços variam conforme a atividade. Algumas são gratuitas.
Foto destaque: Claudia Baiana
O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.