Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Festival Abril para Dança com 10 espetáculos gratuitos em São Paulo

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

17 de April, 2019

Share

Apresentado por

Quem gosta de dança vai se deleitar com a programação do “Festival Abril para Dança” que faz sua terceira edição entre 22 e 28 de abril, em São Paulo. São 10 espetáculos, alguns deles consagrados e outros inéditos. Com o tema “Dança em Diálogo”, o evento acontece em diversos espaços da cidade. A programação é toda gratuita.

A programação conta com as estreias de “aTEMPOral”, e “Afeto, Capítulo 1, Lorca”; os inéditos no Brasil: “Sinestesia”, da Espanha, e “Vistas I e II”, da Argentina; e a primeira apresentação em São Paulo de “Estou sem Silêncio”, da Quasar Cia. de Dança.

Já a Clarin Cia. de Dança convida Tulipa Ruiz para interpretar ao vivo as canções do espetáculo “Cebola, Casas de um Todo”. O Balé da Cidade apresenta no Auditório Ibirapuera seu último espetáculo, “A Sagração da Primavera”, que marcou 50 anos da companhia em 2018.

Agenda

Rosas Danst Rosas – Dentro Nós Cia. de Dança
Em 1983, a coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker apresentou “Rosas e Rosas”, uma performance que desde então se tornou referência na história da dança pós-moderna. “Rosas Danst Rosas” se baseia no minimalismo iniciado em “Fase” (1982): os movimentos abstratos constituem a base de uma estrutura coreográfica em camadas, na qual a repetição desempenha o papel principal. A ferocidade desses movimentos é combatida por pequenos gestos cotidianos. “Rosas danst Rosas” é inequivocamente feminino. Nesta remontagem, a companhia tem como ponto de partida a cidade de São Paulo e busca dialogar com o corpo, o tempo e o espaço, levando para áreas urbanas movimentos e dinâmicas para a cena, interpretados por 15 mulheres.
Segunda-feira (22.04) e terça-feira (23.04), às 12h40, no Viaduto do Chá
Quarta-feira (24.04), às 12h30, Praça da Sé
Quinta-feira (25.04) e sexta-feira (26.04), às 12h30, na Av. Paulista

A Sagração da Primavera – Balé da Cidade

A Sagração da Primavera, Ismael Ivo, Balé da Cidade. Foto: Denys Flores
A Sagração da Primavera, Ismael Ivo, Balé da Cidade. Foto: Denys Flores

Utilizando as palavras do diretor artístico da companhia, Ismael Ivo, para descrever a apresentação: “No espetáculo, a beleza proporcionada pela música de Stravinsky se introduz com uma suave chuva de pétalas de rosas. Em seguida, ocorre uma verdadeira tempestade de pétalas, num delírio incessante e incontrolável. Trata-se de uma metáfora e um alarme do desequilíbrio das condições ambientais. A coreografia se encaminha para um ritual coletivo, no qual cada membro se torna um veículo que expressa conflitos contemporâneos, desejos, aspirações, sensualidade e gênero. É o corpo tentando despertar seus instintos primários. Um ritual misterioso que busca a beleza, desejos, sensualidade e aspirações humanas.” O espetáculo é lindo. Vale o passeio.
Sexta (26.04) e sábado (27.04), às 21h; domingo (28.04), às 19h. Censura: 14 anos.
Auditório Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera (portões 1 e 3)

Estou em Silêncio – Quasar Cia. de Dança (estreia em SP)

Diferente de todos os trabalhos apresentados até hoje, a recente obra da companhia reúne um elenco totalmente feminino, com quatro bailarinas em cena. A inspiração surgiu a partir da coreografia “Céu na Boca” (2009), na qual existia um momento bem marcante, lembrado por quem assistiu, em que também quatro bailarinas se apresentavam com uma “personalidade” bem específica. Esta cena tinha um desfecho “natural” dentro da sua própria dramaturgia. A partir desta parte da coreografia, o novo espetáculo procura dar continuidade a essa cena marcante, criando uma obra inédita.
Sexta (26.04) e sábado (27.04), às 21h; domingo (28.04), às 19h.
Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino.

Afeto – Capítulo 1, LorcaFETO – Cia. de Flamenco Ale Kalaf

O corpo flamenco é barroco, sombrio, mutável, paradoxal, sensível ao jogo entre contenção e excesso, assertividade e mistério, luz e sombra. Corpo pelo qual circulam paixões e afetos, sintetizando contradições próprias da condição humana. O espetáculo aponta para uma relação entre o flamenco com o mundo dos afetos.
Sexta (26.04) e sábado (27.04), às 20h; domingo (28.04), às 19h.
Centro Cultural Olido. Av. São João, 473, Centro

Vistas I e II – espetáculo da Argentina 

Espetáculo Vistas I e II (Argentina). Foto: divulgação
Espetáculo Vistas I e II (Argentina). Foto: divulgação

O duo de tango traz o diálogo entre música, tango e dança contemporânea. Nele, o corpo e o espaço estabelecem e experimentam uma relação dialética, de tal maneira que o corpo é atravessado pelo espaço e o espaço é construído pelo corpo.
Sexta (26.04) e sábado (27.04), às 20h; domingo (28.04), às 19h.
Teatro Martins Penna – Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20, Penha (próximo ao Shop. Penha).

Sons D’Oeste – Trupe Benkady

Espetáculo Sons D'Oeste - Trupe Benkady. Foto: Paulo Costa
Espetáculo Sons D’Oeste – Trupe Benkady. Foto: Paulo Costa

O espetáculo experimenta timbres da natureza e une diferentes instrumentos de percussão. Proporciona uma conversa entre os ritmos e movimentos tradicionais da cultura africana mandingue, com ênfase nas etnias malinké, baga e sussu, da região da Guiné Conakry, reconhecida mundialmente por seus balés. Na cultura dessa região, a música e a dança fazem parte do cotidiano, com movimentos, cantos e ritmos específicos para cada ocasião social, como batismos, iniciações, casamentos e trabalho no campo.
Sexta (26.04) e sábado (27.04), às 20h; domingo (28.04), às 19h.
Teatro Zanoni Ferrite – Centro Cultural da Vila Formosa. Av. Renata, 163, Vila Formosa

Atemporal – Raça Cia. de Dança (estreia nacional)

Espetáculo Atemporal, Raça Cia. de Dança. Foto: divulgação
Espetáculo Atemporal, Raça Cia. de Dança. Foto: divulgação

“aTEMPOral”, novo espetáculo da companhia assinado por Jhean Allex, brinca com o tempo e homenageia o que é eterno, permanente e contínuo, como o amor e a força feminina. A trilha sonora é composta por canções imortalizadas nas vozes de Elis Regina, Elza Soares, Maria Rita, Marisa Monte, Ana Carolina e Maria Bethânia. Completa o espetáculo a remontagem de “Cartas Brasileiras” (2009), de Roseli Rodrigues, em que cartas de diferentes gerações são transformadas em poesia e dança, provando que o tempo não as afeta.
Sexta (26.04) e sábado (27.04), às 21h; domingo (28.04), às 19h.
Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1770, Santana

Cebola – Cascas de um Todo – Clarin Cia. de Dança convida Tulipa Ruiz

O espetáculo faz uma reflexão sobre os tipos de relacionamentos, utilizando a metáfora da cebola que faz alusão às varias camadas do amor. Acompanhado de canções da bossa nova e MPB, interpretadas por Tulipa Ruiz, trilha-se um caminho que busca no íntimo de cada pessoa lembranças de relacionamentos.
Sexta (26.04) e sábado (27.04), às 21h; domingo (28.04), às 19h.
Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa

Anonimato – Cia. Treme Terra (estreia nacional)

Espetáculo Anonimato, Cia Treme Terra. Foto: divulgação
Espetáculo Anonimato, Cia Treme Terra. Foto: divulgação

Espetáculo de dança negra que revela situações do cotidiano brasileiro, bem como aspectos ligados ao soterramento e aniquilamento das memórias negras no seio de uma sociedade eurocentrada, marcada por um histórico secular racista e colonialista. De maneira poética, política e libertária, a obra aborda o genocídio étnico-cultural e suas consequências na vida social urbana e a não visibilidade de mestras e mestres da cultura popular.
Sexta (26.04) e sábado (27.04), às 20h; domingo (28.04), às 19h.
Teatro Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba.

Sinestesia – Iron Skulls (Espanha)

Espetáculo Sinestesia, Iron Skulls Co. Foto: Alvaro S / divulgação
Espetáculo Sinestesia, Iron Skulls Co. Foto: Alvaro S / divulgação

O espanhol “Sinestesia” faz estreia nacional no Cine Olido. O espetáculo mistura hip hop e artes marciais em um cenário pós-apocalíptico. Dentre as referências estéticas do espetáculo, estão a fotografia expressionista, a música eletrônica de Berlim (Alemanha) e os videogames.
Sábado (27.04), às 21h e domingo (28.04), às 20h. 
Centro Cultural Olido. Av. São João, 437, Centro.

*Foto destaque: A Sagração da Primavera por Denys Flores

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

17 de April, 2019

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.