Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

FestA! festival de aprender do Sesc: 15 oficinas imperdíveis

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

08 de March, 2019

Share

Apresentado por

Entre tanta programação incrível que o Sesc proporciona a São Paulo, o FestA! Festival de Aprender é com certeza um dos mais incríveis (e ainda tem gente querendo enterrar o Sesc). São 10 dias com mais 500 atividades gratuitas espalhadas por todos os Sesc do estado de São Paulo. Nele você pode aprimorar conhecimentos na área em que já atua ou descobrir novas habilidades.

15 oficinas imperdíveis no FestA! 2019
Atividade do FestA! 2018, no Sesc Pinheiros | Foto: Kazuo Kajihara

Serão 293 oficinas, 80 vivências e 65 ateliês para a família, envolvendo mais de 570 artistas nacionais e estrangeiros. Ainda rolam 22 bate-papos, 42 demonstrações artísticas e 7 feitas de publicações independentes e artesanatos. Festival de números e muito, mas muito conteúdo.

A maioria das oficinas requer inscrição, que abre no dia 14 de março. Fiquem de olho!

Selecionamos 15 destaques da programação das unidades da capital paulista:

Sesc Pinheiros

Mapas Afetivos do Largo – oficina com Carla Caffé para desenvolver uma nova maneira de ver a cidade. O grupo vai flanar pelas ruas do entorno do Largo da Batata e desenhar. No final da atividade, os desenhos serão reunidos num mapa afetivo da região. De 16 a 17.03, sábado e domingo, das 10h30 às 14h30. Gratuito mediante inscrição. 

Desdobrar o Mapa – Redesenhar afetos no Largo da Batata – oficina de ilustração para iniciantes feita a partir de um percurso pelos arredores do Sesc Pinheiros. A oficinal tem parceria com o British Concil, o East London Comic and Arts Festival. Dia 16.03, sábado, das 10h30 às 14h30. Gratuito mediante inscrição. 

Mapa Ilustrado – aprendendo a desenhar mapas com o João Galera. Dia 16 e 17.03, sábado e domingo, das 15h30 às 18h30. Gratuito mediante inscrição.

Sesc Santana

Mulheres e Publicações Independentes: Como nos organizamos? – a artista visual Lovelove6 compartilhará experiências e estratégias para a distribuição de publicações independentes. Dia 16.03, sábado, das 13 às 15h. Gratuito, inscrição meia-hora antes do início.

Sesc Belenzinho

Oficina de Memes – quem nunca quis criar um meme? A oficina apresenta como surgiu o conceito de meme, a constituição do campo da Memética, os memes de internet, cultura remix, etc. Tudo o que você quis saber sobre meme e não teve pra quem perguntar. O curso será ministrado pelo #MuseudeMemes (você não sabia que existia um?). Dia 19.03, das 14 às 17h e das 19 às 22h; 20.03, das 14 às 17h. Gratuito mediante inscrição.

Estéticas da visualização de dados – um bate-papo sobre a estética da informação no contexto da evolução de técnicas de visualização de dados.  O mestre em design Francisco Arlindo Alves discutirá sobre métodos de design usados pra representar informações visualmente na história e na contemporaneidade. Dia 22.03, das 16 às 18h. Gratuito mediante inscrição.

Sesc Itaquera

Reiventando o Tabuleiro: Introdução ao Game Design – os participantes terão contato com alguns dos conhecidos jogos clássicos (xadrez, gamão, mancala) e serão apresentados a diversas mecânicas de jogos modernos (Catan, Carcassone, Dixit). Com essas informações, eles recriarão esses jogos de centenas de anos em novas experiências lúdicas, descobrindo noções de Game Design. Dia 16.03, sábado, das 14 às 23h. Gratuito, inscrição meia-hora antes do início.

TransRemix: Discotecagem e Produção Musical – o músico, DJ, produtor musical e integrante da banda Meneio Jovem Palerosi apresentará teoria e prática da discotecagem digital, produção musical e live performance, construindo remixes, mashups e produções originais. Dia 16.03, sábado, das 14 às 16h. Gratuito mediante inscrição. Na sequência acontece uma oficina de Live P.A. de música eletrônica (16 às 17h)

Sesc Bom Retiro

Tecendo História: a moda como instrumento de reafirmação cultural – bate-papo com o mestre Ronaldo Fraga, estilista reconhecido pela capacidade criativa de propor coleções e projetos de moda que reduzem o distanciamento da produção industrial e artesanal no Brasil. A discussão será sobre economia criativa, seus trabalhos com comunidades do Brasil profundo, apresentando a moda como vetor cultural. Dia 16.03, sábado, das 16 às 18h. Gratuito mediante inscrição.

Tradição e renovação na identidade visual da cena musical brasileira – bate-papo sobre as possibilidades e experiências existentes no campo de encontro entre música, moda, tecnologia e identidades com Guilherme Rodrigues e Filipe Cartaxo. Dia 17.03, domingo, das 14 às 16h. Gratuito, inscrição meia-hora antes do início..

Sesc Carmo

Construção de câmera escura – de maneira lúdica e prática, a oficina convida os participantes a construírem uma câmera escura. Em seguida, serão reproduzidos experimentos com lanterna, vela e água para explicar como o olho humano vê, buscando levar reflexões sobre a nossa visão e o mundo visível. Dia 15.03, sexta-feira, das 9h30 às 17h30. Gratuito, inscrição meia-hora antes do início.

Sesc Ipiranga

Vídeo Mapping – o Coletivo Coletores 2008 apresentará algumas das ferramentas mais comuns dentro do universo da Vídeo Projeção (video mapping). Explorando a relação entre tecnologia e criatividade, serão apresentados os caminhos e conceitos utilizados para desenvolver uma projeção mapeada do pré-projeto até a execução. Dia 23.03, sábado, das 16 às 19h. Gratuito mediante inscrição

Arte Generativa com Processing: códigos que criam arte – oficina onde serão apresentadas possibilidades de criação visual utilizando algoritmos e poder computacional utilizando a linguagem de programação e interface do Processing. Dia 23.03, sábado, das 10 às 13h. Gratuito, inscrição meia-hora antes do início.

FestA! Festival de Aprender – diversas unidades do Sesc – de 15 a 24 de março 2019

*Foto destaque: Ronaldo Fraga por Bruno Pimental/Metrópoles

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

08 de March, 2019

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.