Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Bar de drinks é novo preto da noite paulistana. Já tem uns bons anos que saímos da adolescência alcóolica e aprendemos a beber como adultos. Mas entre uma vasta seleção de bares despojados e abertos (a cara do Brasil), e outros muito fechado e elegantes até demais, faltava um lugar que ficasse no meio, equilibrando descontração com clima de paquera. Eis que surge o Cabíria Bar, aberto em setembro em Pinheiros, em São Paulo.
Rodrigo Piza estava fora da boemia desde que fechou seu bar/balada Suite Savalas, 4 anos atrás, e agora volta com uma empreitada bem com a cara dele. Tanto que o novo bar pega o nome e o ambiente emprestados de uma de suas grandes paixões, o cinema. ‘Noites de Cabíria’, de Frederico Fellini, figura no neon vermelho voltado para a rua, maravilhosos pôsteres de pornochanchadas recobrem as paredes junto com outras bugigangas chiques, e a carta de drinks autorais presta homenagem a grandes clássicos.
A carta, criada pelos bartenders Erika Mendes e Celso Andrade, passeia por vários destilados, e faz misturas inusitadas de frutas, xaropes, ervas e bittes. Barbarella, Cinderella e Dona Flor são os nomes de alguns dos drinks. Meu favorito foi o Babette, que leva gim, limoncello, pepino, suco de limão siciliano, e uma grossa espuma de capim limão. Bem refrescante. Para complementar, o menu ainda tem uma longuíssima lista de clássicos feito com cuidado, para todos os gostos.
Para forrar o estômago, o cardápio tem ainda alguns sanduíches (dizem que o chorripán é imperdível), uma salada caesar, e entradinhas deliciosas, como a bruschetta de shitake e as croquetas de abóbora com gorgonzola. Completando o programa, a trilha sonora traz só a fina flor do rock, do jazz, do funk americano e da tropicália, num saudosismo inebriante dos anos 60 e 70. Mas nada disso seria tão digno de destaque se não fosse um detalhe: o ambiente bem mal iluminado, péssimo para tirar fotos para o instagram, mas ideal para um bom papo a dois. Afinal de contas, a gente vai para o bar para quê?
Cabíria Bar
Rua Cônego Eugênio Leite, 1028 – Pinheiros
Terça a quinta, das 19h à 1h. Sexta e sábado, das 19h às 2h.
*Imagem de Destaque: Cabíria Bar – Divulgação
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.