Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Sónar: celebrando o futuro da música há 25 anos

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

30 de April, 2018

Share

O Sónar é um festival avant garde desde o início da sua história. O festival completa 25 anos em junho com uma programação à altura desse legado. O pontapé inicial das comemorações foi enviar 20 peças de música avançada para o espaço. Foram convidados 35 artistas de diversos países para produzirem uma música exclusiva para o projeto, entre eles Nina Kraviz, Alva Noto, AgoriaSquarepusher, Daedelus, Matmos, e Modeselektor, além de três produções escolhidas a partir de concurso criado pelo festival. A primeira transmissão de rádio foi feita em outubro de 2017 e já percorreu mais de 5 milhões de quilômetros. O destino final é o exoplaneta (planeta extrassolar) GJ273b (aka Luyten’s Star), onde a previsão de chegada é apenas em 2030. A segunda transmissão será feita no dia 14 de maio. Stay tuned

Sónar 2018 EISCAT, Tromsø
O local em Tromsø, na Noruega, de onde as músicas estão sendo transmitidas para Luyten’s Star, planeta a 12,4 anos luz da Terra.

Na minha singela opinião, a ação (ótimo storytelling para resumir a história do festival) traduz muito bem sobre o que é o Sónar: uma plataforma pioneira no formato único em que acontece e no conteúdo que apresenta anualmente. O alcance que a música experimental e avançada conquistou no mundo teve uma boa ajuda aos experimentalismos que o Sónar se permite fazer desde 2004.

Sónar 2018: Thom Yorke faz show solo.
Sónar 2018: Thom Yorke faz show solo.

A programação da edição de 25 anos está incrível. Por aqui, já fica claro as escolhas difíceis que teremos que fazer durante o festival. Alguns dos destaques do line-up são Gorillaz, Bonobo (live e dj set), Thom Yorke, Angel Molina, LCD Soundsystem, Diplo, b2b com Ben Klock  & DJ Nobu, Black Coffee, Daedelus, Helena Hauff, b2b do Motor City Drum Essemble & Jeremy Underground, Miss Kittin & Kim Ann Foxman, Ólafur Arnalds, TOKiMONSTA AV (live), Yaeji, JASSS, Chino Amobi, Studio Barnhus, Laurel Halo, entre outros. O Sónar também convidou 40 artistas espanhóis, com alguns deles fazendo lançamentos e shows inéditos para o festival.

Programação especial que você só vai ver no Sónar

Sónar 2018: DJ Harvey
DJ Harvey faz set de 6 horas no SonarCar. Foto: Steve Stills/Red Bull Music Academy.

Os DJs Harvey e John Talabot foram os escolhidos para comandar as duas noites do palco SonarCar. Cada um fará um long set de seis horas! O Harvey toca na sexta (15.06) e o Talabot, no sábado (16.06). Quero ver conseguir sair de lá!

O Despacio, projeto do 2 Many DJs e James Murphy, tem sua segunda edição no Sónar Dia. A primeira foi em 2014 e antecipo: é imperdível! Serão três dias com os três produtores tocando non-stop por seis horas diárias. O Despacio é um projeto customizado de soundsystem com sete caixas de 50 mil watts de potência cada uma!

Despacio - projeto de James Murphy & 2 Many DJs - no Sónar. Foto: divulgação
Despacio – projeto de James Murphy & 2 Many DJs – no Sónar. Foto: divulgação

O Diplo foi convidado para apresentar um showcase no SonarVillage com seus artistas e projetos favoritos da África. Já o Laurent Garnier apresentará “Laurent plays Garnier”, set em que fará uma retrospectiva de sua carreira, trazendo para a pista suas produções mais antigas como “Crispy Bacon“, “Flashback” ou “The Man With The Red Face“. Já a Red Bull Music Academy comemora seus 20 anos (também em junho!) apresentando um line-up impecável no SonarDôme (dia) com Kode9, Amp Fiddler & Tony Allen, DJ Stingray & Mumdance, Rainforest Spiritual Enslavement (techno trio experimental), Decisive Pink, SOPHIE, etc.

Sónar+D: "Super K Sonic Booooum" de Nelly Ben Hayoun
Sónar+D: “Super K Sonic Booooum” de Nelly Ben Hayoun

O Sónar+D, congresso dedicado às tecnologias criativas, faz sua sexta edição discutindo cinco tópicos: o futuro da exploração do espaço, o futuro da música, o futuro das experiências audiovisuais, o futuro da internet e o futuro da inteligência.

Também rola a exposição “No flyers, no posters, 25 years of Sónar Image” apresentando a história visual (sempre inusitada) do festival.

O Sónar 2018 acontece entre os dias 14 e 16 de junho, em Barcelona, durante o dia no Fira Montjuïc e à noite, na Fira Gran Vía. Ainda há ingressos à venda, mas corra, pois é bem provável que eles se esgotem. No dia 17 de junho, domingo, acontece um concerto especial de encerramento com a dupla Ryuichi Sakamoto & Alva Noto, artistas constantemente presentes no line-up do festival, no Teatre Grec of Barcelona. O ingresso para o domingo é comprado separadamente por 40 euros.

Prontos para embarcar nessa comigo? Vem, que essa edição vai ser uma grande aventura!

*Foto destaque: SonarPub 2017, Vitalic por Ariel Martini 

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

30 de April, 2018

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.