Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Qingdao (pronuncia-se TINDAO) é uma cidade da província de Shandong ao Nordeste da China. Se a gente nadar, chega lá nas Coréias. É bem em frente! Segundo informações da Wikipedia, tem cerca de 2. 430.000 habitantes. Esteve na posse da Alemanha entre 1898 e 1914 e do Japão entre 1914 e 1922.
A arquitetura passeia pelo moderno, mas há traços bem claros de influência alemã, junto com as construções da antiga China. Qingdao é uma cidade mais jovem, se compararmos a Beijing e Xangai.
Moramos no distrito de Huangdao, que fica a um túnel (submerso) de distância do centro de Qingdao (uns 30 a 40 minutos daqui de casa sem trânsito), ou, se preferir ir de ponte, a uma distância da maior ponte do mundo sobre água. Sim. Essa ponte é famosa, gente! Há controvérsias e polêmicas sobre esse assunto, pois os EUA têm uma ponte que também é considerada a maior do mundo, mas, prefiro acreditar que a daqui é a maior. Afinal, orgulhinho bobo de quem mora aqui, né?
Vídeo institucional da ponte:
Uma outra curiosidade de Qingdao é que em 2008 a cidade se tornou um dos locais selecionados para as Olimpíadas de Beijing. A cidade é conhecida pelo mar e por suas características de balneário, e assim, tornou-se o centro para a categoria de vela no evento. Até hoje, a gente pode ver por aqui alguns marcos das olimpíadas.
Aqui também almeja virar a Hollywood chinesa. É ousado? É! Os chineses são ousados, não à toa se tornaram uma potência mundial, né? Uma mega empresa milionária chamada Wanda apostou todas as fichas (e muitos, MUITOS yuans) em uma estrutura imensa de estúdios de cinema, o Wanda Studios (são em torno de 30 atualmente e serão 40 no futuro), 2 gigantescos tanques d’água para filmagens submersas (dizem ser os maiores construídos no mundo, mas aqui é tudo megalômano mesmo), uma ilha artificial com cidade cenográfica e um shopping gigantesco chamado Wanda Mall que possui salas IMAX e dois parques temáticos internos para crianças de todas as idades.
Qingdao também é berço do Taoísmo na China, além do Budismo e Confucionismo. Confúcio, aliás, nasceu na cidade de Qufu, em Shandong. Isso significa que por aqui a gente encontra muitos destes templos e montanhas onde essas filosofias se espalharam. Amo a linha oriental de pensamento e suas tradições, e visitei alguns desses templos em um passeio aqui mesmo em Qingdao, para as montanhas de Laoshan, que são beijadas pelo mar em sua costa. Sou do Rio e amo as paisagens da minha cidade, me senti familiarizada com a vista deslumbrante de toda aquela paisagem montanha-mar aqui na China. Me emocionei de verdade nesse passeio.
Huangdao e Qingdao estão se desenvolvendo muito rápido. Estive aqui de dezembro de 2017 a janeiro deste ano, e em maio já vi muita novidade. Os chineses constroem tudo muito rápido! O Wanda Mall e Studios por exemplo, ainda não estavam prontos em dezembro, eu nem sabia da existência. Agora é um complexo imenso cheio de possibilidades.
Anualmente em agosto acontece o festival da cerveja (que pretendo cobrir e fazer um post aqui). As ruas ficam repletas de gente e tem um local específico onde acontece o evento (tipo Rock in Rio), com diversos rótulos locais e internacionais participando. Qingdao é muito conhecida por esse evento e inclusive sua cerveja Tsingtao é fabricada aqui (começou a ser fabricada aqui em 1903 pelos alemães, que durante a guerra se estabeleceram na cidade). Há um museu dentro da fábrica aberto a visitas!
Assista o vídeo que tem muitas imagens lindas aéreas de Qingdao e mostra bem a vibe daqui!
Até o próximo post!
Xièxiè! 谢谢! 再见!
*Fotos destaque e artigo: Maria Claudia Pompeo
Maria Claudia Pompeo é carioca, consultora de moda para marcas e pessoas e produz conteúdo de moda e comportamento online há 15 anos. Coleciona revistas de moda e sofre quando tem que se desfazer de algumas, por pura falta de espaço. Viciada em internet desde os primórdios, teve inúmeros blogs e colaborou com algumas revistas online. Atualmente escreve sobre moda e tendências na sua página e faz a curadoria de suas pesquisas de imagem e comportamento no Instagram - @mcpompeo. Site: facebook.com/mcpompeoconsultoria
Ver todos os postsQue lugar surpreendente – mas não me gida que você chegou em Seul nadando ;-)
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.