Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Podcast, como o Twitter e as newsletters, é uma dessas coisas da internet que já achei umas duas ou três vezes que ia morrer mas que o tempo só torna mais legal. Por quê? Talvez uma das explicações mais fáceis seja a simplicidade do formato: podcast é um conteúdo periódico em áudio que você assinar por meio de algum aplicativo e/ou serviço. É extremamente prático e abriga temas virtualmente infinitos. Eu ouço alguns enquanto realizo tarefas do dia a dia como preparar almoço (as minas do Mamilos são minhas companheiras nessa hora!) ou pegar metrô, e tô sempre compartilhando eles no meu Twitter.
Tornar útil um tempo ocioso é uma das qualidades mais óbvias do podcast, então vale pensar nele como companheiro para longas horas na estrada também. E, sim, há podcasts sobre viagem e para viajantes. Pode ser um jeito de se informar sobre seu próximo destino, de acompanhar histórias de lugares do mundo ou seguir opiniões e trends da indústria. Abaixo, algumas dicas.
Principalmente nos EUA, o podcast é muito popular, inclusive justificando listas anuais de “melhores podcasts de viagem” (veja essa da MatadorNetwork). Também há vários nichos para explorar, como nomadismo digital, viagem solo, história, destinos ou dicas de viagem budget.
A intenção do humorista Mike Siegel é te fazer morrer de rir com histórias hilárias (às vezes quase trágicas) vividas por viajantes de várias partes do mundo. Ele é bem sucedido nisso, tanto que o Travel Tales aparece em praticamente todas as lista de podcasts de viagem que você encontrar por aí. Mas além de engraçado, o conteúdo também é inspirador e bastante informativo. Cada episódio tem um convidado e por isso as dicas e experiências são bastante abrangentes. Se você for seguir apenas um podcast dessa lista, recomendo que seja esse.
“Amador” não é um nome adequado, já que o Chris Christensen tem mais de 500 episódios gravados, cada um dedicado a um destino diferente. É ideal para baixar e ouvir quando estiver fazendo sua pesquisa de viagem.
Um podcast não exatamente sobre lugares (apesar de cobrir isso também) mas sobre como viajar melhor. Conduzido por um casal neo-zelandês que vive na estrada e que elabora temas na linha “como planejar sua viagem de trem na Europa”, “como comer de maneira saudável quando viaja, e “como viajar com pouca bagagem”. São dicas úteis, testadas e entregues com bom humor.
A host Julia Bainbridge convida colegas viajantes para falar sobre solo travel com foco na questão da solidão durante viagens. Os temas podem passar por lugares especialmente isolados, como lidar com solidão em longas viagens e como a solidão no dia a dia afeta nossas vidas.
Não espere encontrar dicas do que levar para uma viagem no inverno no Canadá ou como conseguir descontos em navios cruzeiros, mas curiosidades sobre algumas das expedições da National Geographic em lugares cujos nomes você provavelmente nunca ouviu. Os episódios são semanais, sempre com algum entrevistado da área de ciência, geografia ou história, e já passam de mil. Está na iTunes Store.
Jackie Nourse é uma especialista em viagem low-cost e compartilha as melhores dicas baseadas em sua experiência. Ela é realmente inspiradora e consegue falar com propriedade tanto sobre como encontrar comida de rua como sobre trabalhar na estrada ou lidar com questões de saúde.
As perguntas podem ser enviadas pelo grupo Budget-Minded Traveler no Facebook.
Uma questão: senti que há pouco podcast no Brasil. Falha minha? Se você conhece algum que deveria estar listado aqui, manda pra gente na caixa de comentários ou no Facebook!
É feito por uma turma no Rio de Janeiro sempre com convidados — eu já participei de dois! Na verdade são dois podcasts dentro do mesmo feed: o Despachados que a cada semana tem conversa em cima de um tema, e o TourCast, com dicas, histórias e beabá de diferentes destinos.
Podcast focado em destinos, principalmente na Europa, mas que está sem atualização desde agosto passado.
Como o da NetGeo na lista acima, não é exatamente sobre viagem: é sobre o mundo. Então espere informações, notícias e curiosidades de várias partes do planeta.
Não é exatamente podcast, mas a coluna semanal do jornalista profissional Ricardo Freire na BandNews FM. São drops bem curtinhos em cima de assuntos enviados pela audiência, que o Ricardo responde sempre com informação jornalística e bom humor. Vai de programas de milhagem até, sei lá, o que levar numa viagem para o Valle Nevado.
Depois que o bichinho do podcast te morder, é hora de sair fazendo sua própria pesquisa: Soundcloud, iTunes e Spotify tem seus próprios canais de podcasts de assuntos que vão de notícias a games, de esportes a empreendedorismo. Em relação a aplicativos, para Android o mais usado/recomendado é o Podcast Addicit, e para iOS o Overcast. O Castbox é uma opção para os dois sistemas.
*Foto do destaque: Casey Fiesler
Gaía Passarelli é paulistana de nascença, autora do livro "Mas Voce Vai Sozinha?"(Globo, 2016) e do blog How to Travel Light. Encontre-a em gaiapassarelli.com
Ver todos os postsOlá, o Tripcast é um podcast de viagem novo, com histórias bem interessantes.
http://www.tripcast.com.br
Obrigado pela lembrança Gaía. Temos que marcar outra gravação pois suas participações foram muito enriquecedoras. Beijos
Excelente lista! Dos nacionais que conheço são esses mesmo. Os internacionais não conheço, vou ver se meu nível de inglês me permite acompanhar algum.
Fica a sugestão de fazer uma lista também dos melhores canais de viagem do Youtube ;-)
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.