Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

O que estamos assistindo no SXSW 2018

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

12 de March, 2018

Share

O SXSW 2018 está fervilhando! Antes mesmo de chegarmos à metade do festival, os insights já são muitos. Afinal, o Southby é famoso por bagunçar ideias estabelecidas e tratar de assuntos que, mais cedo ou mais tarde, se tornam força motriz de mudanças em indústrias e sociedades.

Mesmo que tentem rotular o SXSW como palco disso ou daquilo, ele vive saindo pela tangente, aceitando tudo e não negando nada – “pego mas não me apego”, como quem está solto na balada. Sem compromisso, a curadoria do evento está livre para olhar o que é importante, em vez de o que é adequado. É aí que está a chave para acertar no alvo as tendências que vão delinear o futuro.

Se o critério de baladeirxs é a química e a atração, a do SXSW é a criatividade. O universo é amplo, e não importa de onde a amostra venha. Seja nas artes, na academia, na medicina ou na indústria, se um ponto criativo sai da curva, entra na mira dos curadores do Southby.

É assim que a fauna do festival se forma, com a grana de indústrias poderosas, a capacidade estratégica de empreendedores corajosos e o talento de artistas, todos dividindo o mesmo espaço e criando a mesma vibe.

As tendências começam a se desenhar nas artes, elas nascem na mudança de traços predominantes entre pintores, em tecidos que surgem (ou ressurgem) no mundo da moda, num novo jeito de cantar que começa a fazer sucesso. Depois de ganharem alma, elas tomam forma a forma de produtos ou de proposta de serviço. Entre uma coisa é outra, o SXSW é porto seguro.

Mais uma vez, somos parte da fauna do Southby. Tomando a realidade brasileira como base – afinal é onde vamos investir energia para construir o futuro – temos alguns palpites do que será importante acompanhar para manter a rota nos próximos 2 a 5 anos.

1. Saindo do armário: ativismo e impacto social

Photo by David Mcelroy

As minorias sempre tiveram voz no SXSW, esse ano, a novidade é a maior presença dos minorizados nas tracks, inclusive com representatividade de vários países. Além das palestras e debates, a agenda traz várias atividades relacionadas ao tema, cobrindo uma série de pontos, da habilidades de diálogo com grupos diversos à consciência da importância de ter diversidade representada na tomada de decisões.

No Trends Report SXSW 2017, contamos que o questionamento do festival estava no campo da empatia e do diálogo da indústrias com as minorias. Esse ano, o ativismo ganhará nova roupagem focando menos em questões de representação e diversidade, e mais na representatividade nas decisões. Longe de uma mudança de rota, são novos passos em uma caminhada em execução.

Promoting Inclusion in Today’s Tech Industry : AMAZON
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP80789
Track: Startups and Tech Sector

Free Radical : Chelsea Manning (Wikileaks) + Sally Singer (Vogue/Condé Nast)
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP99780
Track: Social Impact

Empowering a Billion Women with $1B in Capital by 2020 : EBW2020
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP97096
Track: Startups and Tech Sector

2. Quem sou eu? O futuro da comunicação

A era pós-verdade e do combate às fake news entraram na pauta do SXSW bem antes de virarem notícia. Eram os grandes temas na track de comunicação de 2017. Descobrir que nossa timeline estava cheia de mentiras abalou estruturas, o que é evidente na pauta desse ano. Entramos numa crise de identidade midiática, e o mercado passou a questionar os papéis de cada player do setor. Até o conceito de comunicação entrou na gincana de ressignificados, que está a pleno vapor e surge, na programação do festival, em sessões relacionadas a interfaces por voz, realidade mista, aplicações de inteligência artificial.

Featured Session: The End of Content : GIPHY
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP99055
Track: Brands & Marketing

Panel: Facebook and Publishers: The Evolution Of News
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP99931
Track: News & Journalism

3. Como eu ando? Mobilidade e self-driving cars

Os carros autônomos são figurinha repetida no SXSW, já estavam lá em 2015. A pauta da vez fica por conta do uso de blockchain e de inteligência artificial em soluções urbanas. Nessa nova fase, o foco está no cidadão, em vez de na cidade; ele passa a ser visto como usuário, não como consumidor. Aqui, a semântica é importante, afinal, as mudanças à nossa frente vão além da indústria da mobilidade.

Just Press Go: Waymo’s Self-Driving Cars Are Here
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP99818
Track: Intelligent Future

Solo Session: How Uber Designs for a Self-Driving Future : Uber
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP75798
Track: Cities Summit

Panel: Making the Future of Mobility : Ford Smart Mobility
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP80817
Track: Cities Summit

4. Para o alto, e avante! Colonização do espaço

A corrida espacial voltou para o imaginário das pessoas, especialmente depois que a SpaceX lançou um Tesla Roadster, digo, um superfoguete, com sucesso. O Falcon Heavy é uma foguete comercial com uma baita capacidade de carga e, para demonstrar isso, colocaram um carro esportivo lá dentro. O feito, realizado por uma empresa particular, agitou a indústria espacial.

A NASA mantém a tradição e marca presença no SXSW 2018, tendo a seu lado várias empresas que não fazem parte da esfera pública. Uma delas vai até falar para a plateia do festival, contando sobre as empresas que estão aproximando os passeios à lua da nossa realidade. Sabe qual é o produto deles? Ferramentas – exatamente aquelas que os astronautas utilizam na ISS (Estação Espacial Internacional). Sabe como fabricam isso? Impressão 3D!

The Next Generation of Elon Musks Take on Space : MADE IN SPACE + TECH CRUNCH
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP79679
Track: Startup and Tech Sector

5. Smart everything: Governos conectados

O cenário político atual dispensa comentários. Entre uma crise de instituição aqui e uma reflexão sobre a democracia ali, o pessoal que sabe resolver problemas com tecnologia aponta alternativas bastante promissoras. Parece que inovações tecnológicas vão desviar o futuro da rota da distopia.

No SXSW, representantes de várias instituições e do governo, além de jornalistas, publicitários – enfim gente que conhece a fundo os meandros políticos – vão analisar tudo o que está rolando.

Featured Speaker: Ezra Klein : Vox Media
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP98617
Track: Government

Panel: Hacking our Democracy and Discourse
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP99655
Track: Government

Solo session: Why Engaging with Politics is Critical for Brands
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP72236
Track: Brands & Marketing

6. Hacking ourselves: saúde e tecnologia

Embora saúde e tecnologia tenham sua própria track, a dupla se repete por toda a agenda do SXSW 2018. O mercado está agitado desde que a transferência do poder das grandes empresas da área para as mãos das pessoas se tornou uma possibilidade real. Grandes players, como Google, Ideo e Dell estão jogando nesse campo. Em paralelo, Singularity University e MIT lideram debates sobre futuro da medicina e da saúde, enquanto a discussão sobre ética está mais viva do que nunca. Se o SXSW 2018 virar tema de aula em faculdade de medicina, não estranhe.

Panel: Healing the Mind: Design, Tech & Psychedelics : Google Verily + IDEO
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP71749
Track: Health

Featured Session: Would You Let Your Boss Biohack You?
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP97088
Track: Health

Solo Session: The Intelligent, Proactive Future of Medicine : Singularity University
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP79324
Track: Intelligent Future

7. Futuro distribuído: Blockchain (e mais blockchain!)

Entre todas as tecnologias conhecidas, o blockchain é top 5 em termos de potencial de transformação, podendo interferir nas relações de poder, inclusive. O tema não é novidade para o SXSW, mas essa é a primeira edição desde que os círculos de discussão se ampliaram, no segundo semestre de 2017.

No SXSW 2018, a track conta com a presença dos os líderes da Ethereum, workshops, além de abordar as dApps, que são aplicativos que seguem a lógica descentralizada. Pois é, se você pensava que blockchain era exclusividade da Bitcoin, sugerimos uma pesquisa no Youtube.

Panel: Blockchain Meets Reality
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP99683
Track: Code & Programming

Solo Session: Transforming Global Food Supply with Blockchain : IBM
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP77518
Track: Startup & Tech Sectors

Workshop: Blockchain and Civil Liberties : SCRYPTO LOTUS + Singularity University
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP99458
Track: Social Impact

8. Mistura de realidades: VR/AR

Já faz anos que VR é assunto no SXSW, e o tema ainda dá pano pra manga. Esse ano, há uma boa expectativa em torno de algumas novidades, como a produção volumétrica e notícias que indicam o primeiro ROI positivo entre os empreendimentos relacionados à tecnologia. Na agenda oficial, muitos olhos se voltam para a presença da Oculus do The Void (parque temático em que tecnologias e estrutura física se mesclam).

Panel: How Does VR Become a Truly Mainstream Technology : Oculus
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP76365
Track: VR/AR

Panel: Reality But Better: Augmenting the World with News : Google
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP74775
Track: News & Journalism

Workshop – Creating Your Own Snapchat Lens : SnapchaT
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP99585
Track: AR/VR

9. Novas linguagens: tecnologias de voz

Por mais que o assunto seja recorrente no SXSW, esse ano, ele surge com nova força. Sua importância na interface com o usuário foi potencializada pelos avanços recentes da inteligência artificial. Além de aplicações e formatos e da tecnologia em si, fazem parte da pauta os debates éticos em torno do tema.

Panel: Talk to Me: The Power of Voice : Amazon
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP69906
Track: Intelligent Future

Panel: The Real Thing: Machine Learning and Coca-Cola
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP80742
Track: Brands & Marketing

Featured Session: Accidentally Making the Most Popular Podcasts Ever : This American Life
https://schedule.sxsw.com/2018/events/PP97087
Track: News & Journalism

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

12 de March, 2018

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.