Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Marcas paulistanas que você deveria conhecer – Volume 5 – Especial Cosméticos

Quem escreveu

Renato Salles

Data

02 de May, 2018

Share

Apresentado por

Minha saga começou com um video de Youtube, que mostrava como aconteciam os testes que a indústria de cosméticos faz em animais para ter certeza que seus produtos são seguros (só) para o humano. Comprar só produtos cruelty-free já que um pequeno drama, pois praticamente todas as marcas que estamos acostumados estão na lista negra. Depois ainda veio uma avalanche de descobertas da ciência, sobre o efeito possivelmente cancerígeno de vários componentes que colocamos em contato com o nosso corpo todos os dias na maior inocência. O bom foi que esse movimento me fez abrir os olhos para as marcas locais, que só usam ingredientes naturais nas composições, tem um cuidado especial com embalagem (e produção de lixo), e na maioria das vezes dão um verdadeiro banho nos cosméticos tradicionais.
E quando falo de cosméticos, vou muito além de xampú, desodorante e creme hidratante. Nessa lista tem gente que vende opções naturais para pasta de dente, pomada para acne, remédio para enxaqueca, e até produtos de limpeza. Bora comprar local, saudável, de qualidade e sustentável?

Natural do Barbosa

natural do barbosa, cosméticos naturais
Já vou abrir a lista com uma marca que começou com o intuito de produzir produtos masculinos, para nem começar a polêmica de ser um post só para mulheres. O Ricardo e o Henrique, sócios do Natural do Barbosa, sempre trabalharam com cabelo, e unindo a experiência profissional com muita pesquisa, desenvolveram uma linha completíssima de produtos para as madeixas masculinas e femininas, que incluem xampús, condicionadores, cremes, pomadas, óleos para barba, leave-ins, enxágues, sabonetes, colônias, e muito mais, tudo feito com ervas, flores, óleos essenciais certificados, óleos 100% vegetais e outros elementos fornecidos pela natureza.
Eles sempre tiveram venda online, e participavam das melhores feiras da cidade, mas agora eles têm também um espaço de bem-estar na Galeria Ouro Fino. Se você tiver a sorte de cruzar com os dois, eles podem te dar uma aula sobre cuidado com cabelo. E uma dica: eles têm o melhor xampú sólido do mercado, sem parabenos, sulfatos, silicone e lauril sulfato de sódio (dá só uma pesquisada para ver o que essas coisas causam em você).
Natural do Barbosa
Instagram: @naturaldobarbosa
Galeria Ouro Fino – Rua Augusta, 2690 1º andar – loja 226
11 98104-6565

Be.Or

be.or / cosméticos naturais
O nome vem da abreviação de beleza orgânica. A história da criação da marca vem da própria necessidade da criadora Mariana Manao, que depois de muitos anos fora do Brasil, descobriu na volta que o mercado aqui não tinha nenhuma opção para ela. O jeito foi por a mão na massa e desenvolver seus próprios cosméticos, do jeito que ela estava acostumada. Ela foi atrás das fórmulas artesanais que eram usadas no tempo da vovó, e foi adaptando todas elas aos produtos e às demandas de hoje em dia, em processos de aprimoramento que podem levar anos.
A Be.Or foi a única marca que encontrei com desodorante natural em embalagem roll-on. Mas a estrela da marca com certeza é o pó dental. Esse potinho tem uma mistura cinzenta que traz um gostinho salgado e mentolado para a boca, e deixa os dentes lisinhos e brancos. É uma forma bem diferente de escovar os dentes, mas depois que você acostuma fica uma delícia.
Be.Or
Venda pelo site ou pelo Instagram: @be.or_cosmeticos

Nu Cosméticos

nu cosméticos, cosméticos naturais
A Nu Cosméticos leva o adjetivo artesanal à risca. Os cosméticos desenvolvidos pelo Felipe e pela Renata são todos feitos à mão, em pequenas quantidades, assim como são feitos os melhores queijos e vinhos do mundo. E o cuidado da preparação dos produtos tem muita aproximação com a gastronomia. Muitos ingredientes que utilizam são tesouros trazidos de viagens, e por isso são sempre edições limitadas.
Nenhum cosmético deles leva químicos agressivos ou derivados de petróleo, e as embalagens são todas de vidro, justamente por serem reutilizáveis ou recicladas. O bloqueador solar da Nu Cosméticos tem base de óxido de zinco, que oferece uma proteção de FPS 20 a 25, sem nenhuma interação com a pele. Pelo contrário, o creme ainda traz vitamina E e óleo essencial de hortelã-pimenta, que nutrem e refrescam a pele exposta ao sol.
Nu Cosméticos
Vendas pelo Whatsapp (11 98556.4289), Instagram e pelo email

Manacá

manacá saboaria, cosméticos naturais
A Manacá – Saboaria e Cosmética Natural também segue a premissa do consumo de produtos de beleza naturais, biodegradáveis, saudáveis e que causem o menor impacto possível na natureza. Tanto que eles adotaram agora o selo #eureciclo, que atesta que a marca investe na cadeia de reciclagem e compensa o impacto ambiental das suas embalagens.
Toda a produção é artesanal, feita em pequenos lotes e sem base pronta. Os cosméticos levam em sua composição óleos, manteigas e extratos vegetais, resinas, argilas, hidrolatos e óleos essenciais. Tudo o mais natural possível, livre de parabenos, sulfatos, triclosan, BHT e qualquer outro químico nocivo à pele e à natureza. Os carros-chefes são obviamente os sabões, mas eles também tem bons desodorantes, cremes, esfoliantes e até uma linha masculina com sabão para barbear, para usar com pincel.
Manacá – Saboaria e Cosmética Natural
Venda pelo site ou Instagram

Olfativa Aromas

olfativa aromas, cosméticos naturais
A Marcella tinha um problema sério de enxaqueca, que a alopatia não resolvia. Quando ela começou a pesquisar sobre aromaterapia, ela saiu em busca de um alento para seu drama. E foi assim que ela começou a Olfativa Aromas, uma marca especializada nos cheiros, que são trabalhados em forma de sabonetes, escalda-pés, desodorantes, velas, sprays de ambiente e mais. Os aromas são super elaborados, com misturas como tangerina, laranja, cúrcuma e cupuaçu.
Mas o produto mais surpreendente é o SOS Dor de Cabeça, que tem a versão conta-gotas e a versão roll-on. Segundo ela, basta passar um pouco nas têmporas ou nos chakras, e a dor de cabeça vai embora. A dela reduziu em 60%! Tem ainda a versão que tranquiliza e ajuda para uma boa noite de sono. E mais uma boa notícia: quem devolver as embalagens vazias ganha desconto na próxima compra.
Olfativa Aromas
Vendas pelo Whatsapp (11 98361-3128), pelo email ou pelo Instagram

Jaci Natural

jaci natural, cosméticos naturais
O mote da Jaci Natural está estampado no nome. É tudo absolutamente natural, vegano, com ingredientes de origem vegetal de alta qualidade, sem tentar mascarar os produtos com texturas, aromas e cores artificiais. As sócias, Daniella e Luiza, se conheceram durante a faculdade de engenharia química, e da frustração das duas com a indústria tradicional saíram linhas de sabonetes, biocosméticos e produtos de aromaterapia
Entre os produtos da Jaci, o mais bacana são os kits, que juntam produtos com um objetivo comum, que prometem desde tratar peles oleosas e acnéicas, até ajudar para quem precisa de limpeza espiritual ou busca foco e clareza mental.
Jaci Natural
Vendas pelo site, pelo Facebook ou pelo Instagram

Positiv.a

positiva, produtos de limpeza ecológicos
A Positiva não faz exatamente cosméticos naturais, mas quando pensamos pelo viés de testes em animais, químicos nocivos à saúde e danos à natureza, as tua pasta de dente e teu sabão em pó estão no mesmo patamar. Produtos de limpeza podem ser verdadeiros vilões na casa de quem busca uma vida mais sustentável, e nesse meio é complicado achar alguma marca que façam diferente. Sorte que existe a Positiv.a!
A marca surgiu em 2014 como uma consultora de soluções ambientais integradas baseada na permacultura, solucionando questões relacionadas à manejo de água, eficiência energética e produção de alimentos orgânicos. Disso surgiu a necessidade de terem também produtos que refletissem o conceito de sustentabilidade dentro de casa. O resultado foi a criação de uma linha de produtos de limpeza consciente, naturais e biodegradáveis, baseados nos princípios da economia circular, bem como o apoio à agricultura amiliar (com a escolha de fornecedores). Os produtos vão de flanelas e panos de prato a multiuso, detergente, sabão para lava-louças e lava-roupas, chegando até ao esfregão ecológico, feito de redes de pescadores encontradas no mar.
Positiv.a
Venda em vários endereços, ou direto pelo site
*Foto do destaque: Be.Or – Divulgação

Quem escreveu

Renato Salles

Data

02 de May, 2018

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.