Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Inspire Jardins: o melhor de cultura no bairro

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

24 de July, 2018

Share

Apresentado por

O Jardins não é apenas um paraíso para quem gosta de comprar ou comer. O Jardins é também um ótimo bairro para explorar lugares que nos inspiram culturalmente. São livrarias, teatros, cinema, museus e centros culturais, todos fora de shoppings centers, proporcionando uma experiência muito mais agradável.

Instituto Moreira Salles

A imponente fachada de vidro translúcido do novo IMS
A imponente fachada de vidro translúcido do novo IMS

A Av. Paulista cada vez mais se transforma no grande centro cultural de São Paulo. Depois do MASP, Itaú Cultural, Sesc Paulista (recém-inaugurado), Centro Cultural FIESP, Casa das Rosas, Japan House, foi a vez da cidade ganhar o Instituto Moreira Salles São Paulo. Com um acervo que incluí mais de 2 milhões de fotografias, 20 mil discos de 78 rotações e 6 mil de 33 rotação de músicos brasileiros, 10 mil desenhos e gravuras de artistas plásticos e 150 mil livros e documentos de escritores – seu objetivo sempre foi a promoção e desenvolvimento de programas culturais. O prédio de 9 andares possui 6 mil metros quadrados. São três salas de exposição, um auditório, três salas para palestras e cursos, uma biblioteca, estúdios de fotografia, restaurante, café, livraria e uma praça localizada no 5º andar. É um programa imperdível para quem visita São Paulo e para quem mora nela.
Instituto Moreira Salles 
Av. Paulista, 2424, Jardins
Terça e quarta, das 10 às 20h; quinta, das 10 às 22h; sexta a domingo, das 10 às 20h. Não abre às segundas.

Conjunto Nacional

Fachada no Conjunto Nacional. Foto: Dré Batista / Flickr.com
Fachada no Conjunto Nacional. Foto: Dré Batista / Flickr.com

Já são quase 60 anos de história que transformaram o Conjunto Nacional num ícone da arquitetura de São Paulo. Além de ser cartão-postal, o prédio agrega livraria, cinema, teatro, exposições e eventos culturais. Foi lá que a cidade ganhou em 1969 a primeira loja da Livraria Cultura. Em 2007 a livraria ganhou um novo projeto arquitetônico assinado por Fernando Brandão, compreendendo também um teatro, o Eva Herz, com capacidade para 200 pessoas, tudo no Conjunto Nacional. O CineArte, também situado no mesmo edifício, conta com duas salas de cinema sempre com uma curadoria apurada. Nos corredores e espaços abertos do térreo do Conjunto Nacional sempre há exposições temporárias. É possível também agendar visita monitorada para conhecer toda a história do edifício, do subsolo ao térreo, num passeio com 1h30 de duração.
Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073

CineSesc

CineSesc. Foto: Universo Produção
CineSesc. Foto: Universo Produção

O CineSesc concorre facilmente ao cinema mais charmoso da cidade. Passou por uma grande reforma em 2015 que trouxe uma nova remodelagem na sala proporcionando mais espaço entre as poltronas e corredor. Uma das coisas mais especiais neste cinema é ele ter um bar acoplado nos fundos da sala de exibição de filmes. Um vidro único divide o espaço do bar com a sala possibilitando assistir o filme de dentro do bar enquanto se toma uma taça de vinho, por exemplo. Mostras especiais, filmes independentes e/ou de arte compõe a programação da casa. É uma experiência única assistir a um filme por lá, especialmente porque são cada vez mais raros nossos cinemas de rua em São Paulo.
CineSesc
Rua Augusta, 2075
Aberto diariamente das 13h15 às 21h30 (horário da última sessão)

Livraria da Vila

Livraria da Vila Lorena. Foto: Divulgação
Livraria da Vila Lorena. Foto: Divulgação
A Livraria da Vila dos Jardins é uma das livrarias mais aconchegantes de São Paulo. Além de uma belo acervo de livros com cerca de 200 mil títulos, a livraria conta com uma programação com cursos, palestras, debates, pocket shows, contação de histórias e sessões de autógrafos. Quem quiser sentar, tomar um café, comer uma empanada enquanto folheia as compras feitas na livraria, é só subir no último andar para se deparar com a La Guapa Empanadas.
Livraria da Vila
Alameda Lorena, 1731
Segunda a sábado, das 10 às 23h; domingo, das 11 às 20h

Prince Books

Prince Books. Foto: Daniel Mitsuo / Vogue BR
Prince Books. Foto: Daniel Mitsuo / Vogue BR
A Prince Books mudou-se em 2015 para um novo espaço na Rua Oscar Freire e virou o lugar de encontro favoritos dos fashionistas. A livraria conta com um ótimo acervo de revistas nacionais e importadas, livros de arte, moda, design, viagem, fotografia, gastronomia e moda, além de ser a queridinha dos colecionadores de coffee table books e fãs da editora Taschen. Eles ficam ao lado do badalado restaurante Chez Oscar e coladinha no café.
Prince Books
Rua Oscar Freire, 1128
De segunda a sábado, das 9 às 22h; domingo, das 10 às 21h.

Teatro Procópio Ferreira

Teatro Procópio Ferreira. Foto: Divulgação
Teatro Procópio Ferreira. Foto: Divulgação
O Teatro Procópio Ferreira foi construído em 1948 e é hoje um dos principais pontos culturais da região dos Jardins. Por seis anos, seu palco foi cenário do famoso programa humorístico “Sai de Baixo”, exibido pela Rede Globo entre 1996 e 2002. São 60 anos de história em que passaram os espetáculos mais pop da cidade, como “Cauby! Cauby!”, “Um marido ideal”, “Misticismo”, entre muitos outros. O teatro ganhou uma grande reforma em 2005 e atualmente conta com uma capacidade para 641 pessoas, incluindo acesso para deficientes físicos.
Teatro Procópio Ferreira
Rua Augusta, 2823
Tel: 11 3083-4475
*Na série Inspire Jardins, trazemos dicas de lugares interessantes e sofisticados dentro dos segmentos de design e arte, gastronomia e diversão, bem-estar e moda. E a Tegra, nossa parceira, vem apresentar seu novo empreendimento que fica bem ao lado desses lugares, o Gabell Jardins. Tudo isso para você vivar ao lado do que mais te inspira.
Foto destaque: Michael Wesely/IMS Collection 

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

24 de July, 2018

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.