Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Jardins não é apenas um paraíso para quem gosta de comprar ou comer. O Jardins é também um ótimo bairro para explorar lugares que nos inspiram culturalmente. São livrarias, teatros, cinema, museus e centros culturais, todos fora de shoppings centers, proporcionando uma experiência muito mais agradável.
A Av. Paulista cada vez mais se transforma no grande centro cultural de São Paulo. Depois do MASP, Itaú Cultural, Sesc Paulista (recém-inaugurado), Centro Cultural FIESP, Casa das Rosas, Japan House, foi a vez da cidade ganhar o Instituto Moreira Salles São Paulo. Com um acervo que incluí mais de 2 milhões de fotografias, 20 mil discos de 78 rotações e 6 mil de 33 rotação de músicos brasileiros, 10 mil desenhos e gravuras de artistas plásticos e 150 mil livros e documentos de escritores – seu objetivo sempre foi a promoção e desenvolvimento de programas culturais. O prédio de 9 andares possui 6 mil metros quadrados. São três salas de exposição, um auditório, três salas para palestras e cursos, uma biblioteca, estúdios de fotografia, restaurante, café, livraria e uma praça localizada no 5º andar. É um programa imperdível para quem visita São Paulo e para quem mora nela.
Instituto Moreira Salles
Av. Paulista, 2424, Jardins
Terça e quarta, das 10 às 20h; quinta, das 10 às 22h; sexta a domingo, das 10 às 20h. Não abre às segundas.
Já são quase 60 anos de história que transformaram o Conjunto Nacional num ícone da arquitetura de São Paulo. Além de ser cartão-postal, o prédio agrega livraria, cinema, teatro, exposições e eventos culturais. Foi lá que a cidade ganhou em 1969 a primeira loja da Livraria Cultura. Em 2007 a livraria ganhou um novo projeto arquitetônico assinado por Fernando Brandão, compreendendo também um teatro, o Eva Herz, com capacidade para 200 pessoas, tudo no Conjunto Nacional. O CineArte, também situado no mesmo edifício, conta com duas salas de cinema sempre com uma curadoria apurada. Nos corredores e espaços abertos do térreo do Conjunto Nacional sempre há exposições temporárias. É possível também agendar visita monitorada para conhecer toda a história do edifício, do subsolo ao térreo, num passeio com 1h30 de duração.
Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073
O CineSesc concorre facilmente ao cinema mais charmoso da cidade. Passou por uma grande reforma em 2015 que trouxe uma nova remodelagem na sala proporcionando mais espaço entre as poltronas e corredor. Uma das coisas mais especiais neste cinema é ele ter um bar acoplado nos fundos da sala de exibição de filmes. Um vidro único divide o espaço do bar com a sala possibilitando assistir o filme de dentro do bar enquanto se toma uma taça de vinho, por exemplo. Mostras especiais, filmes independentes e/ou de arte compõe a programação da casa. É uma experiência única assistir a um filme por lá, especialmente porque são cada vez mais raros nossos cinemas de rua em São Paulo.
CineSesc
Rua Augusta, 2075
Aberto diariamente das 13h15 às 21h30 (horário da última sessão)
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.