De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

Evento em São Paulo discutirá a morte e a vida

Quem escreveu

Jo Machado

Data

18 de September, 2018

Share

Eis um assunto que é um super tabu para a maioria das pessoas. Feliz, ou infelizmente, não pra mim. Graças às maluquices da Dona Almerinda, minha finada vózinha, eu aprendi desde pequeno a lidar com a morte de uma maneira mais tranquila, mais leve. Enfrentei a morte de um grande amigo quando pequeno, o que também contribuiu para esse meu entendimento da passagem. E quando essa pauta caiu na nossa caixa de entrada, prontamente eu me interessei em escrever sobre ela.
Mas eu não vou falar especificamente sobre a morte, e sim sobre um evento muito diferente, inédito, e porque não dizer essencial, que vai rolar aqui em São Paulo: a semana InspirAÇÕES sobre Vida e Morte. Você até pode achar bizarro, mas esse evento totalmente brasileiro trará uma luz diferente sobre esse assunto que faz parte do nosso cotidiano e que geralmente fugimos. Durante os 7 dias de evento, de 24 de setembro a 02 de outubro, profissionais de diferentes disciplinas e áreas, e grandes pensadores sobre o assunto vão se unir para repensar o significado do desfecho da vida e todas as suas implicações na vida humana, utilizando diversos canais para isso.
40684580_2107521519292230_2352524931444506624_o
Idealizado pela IN.finito, a semana tem uma programação que é super extensa com mais de 15 atividades, e um dos momentos mais interessantes deve acontecer na quarta, dia 26 de setembro na Unibes Cultural. É quando a escritora Camila Appel, responsável por uma das mídias mais referenciadas no assunto, o blog Morte Sem Tabu, guiará a conferência internacional. Nessa conferência, profissionais de saúde e pensadores discutirão aspectos de movimento e iniciativas pioneiras relacionadas ao fim da vida.

Presenças como a da musicista japonesa Yoko Sen, do projeto “My Last Sound” que é um das coisas mais emocionantes que você vai conhecer na vida; o diretor do “Zen Hospice Project“, Roy Remer; o fundador dessa plataforma incrível chamada “Death Over Dinner”, Michael Hebb; além da médica brasileira Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, do Dr. Daniel Forte- presidente da ANCP – Associação Nacional de Cuidados Paliativos. Todos já confirmados!

Na quinta, outro momentinho imperdível:  o criador da plataforma “Death Over Dinner”, Michael Hebb vai receber convidados para jantar e conversar sobre a morte. O jantar será realizado na Beth Cozinha de Estar e será comandado pela chef chef Beth Branco. A proposta deste inusitado jantar é reunir um pessoas para falar sobre a morte, de uma forma leve e descontraída.

“Conversando sobre a morte, falamos sobre a vida, sobre as relações, sobre afeto e sobre tudo aquilo que é importante para cada um.”

Essa é a explicação de Tom, que há seis meses vem realizando encontros semelhantes por aqui e a gente nem imaginava. Pelo menos eu não!
Bom, dados esses dois grandes momentos, há muito mais na programação dessa semana especial de discussões. Divulgação da pesquisa inédita “O Brasileiro e a Morte”, sessões de cinema, workshops, além de espetáculos teatrais e diversas outras conversas sobre o tema em diferentes dias, horários e locais. A programação completa tá aqui, só clicar!
A morte deveria entrar nas nossas vidas como uma coisa normal, como parte de um processo, de uma forma e respeitosa. Mas infelizmente vivemos em uma realidade onde o normal se confunde com o comum. Então morrer se tornou comum, não só normal. O que é uma pena!
Semana InspirAÇÕES sobre Vida e Morte
De 24 de setembro à 02 de outubro – Horários Variados

Diversos lugares da cidade
Ingressos: de R$0 à R$530
* Foto destaque por Aron – Unsplash

Quem escreveu

Jo Machado

Data

18 de September, 2018

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.