Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Vai ficar em São Paulo neste fim de ano? Não se desespere porque tem ainda um monte de coisas pra fazer, exposições pra colocar em dia, parques pra visitar (quem não curte um picnic no Parque Ibirapuera?).
Como o ano está acabando e voltamos somente no dia 8 de janeiro, fizemos uma lista de exposições que seguem rolando até 2019, afinal se tem uma coisa boa em ficar em São Paulo é aproveitá-la vazia.
Atentem aos horários especiais dos estabelecimentos entre natal e ano novo antes de ir. Sugerimos sempre consultar o site ou dar uma ligada antes de sair de casa, pois muito lugar fecha. Esse é o primeiro guia de eventos gratuitos apresentado pela Catho pra quem a gente manda aquele abraço apertado.
Voi lá! Porque o fim de ano não está dando trégua. Boas festas pra vocês!
O produtor e grafiteiro Sono TWS, um dos nomes mais quentes da cena do hip hop instrumental, comanda o selo e festa dedicada aos beats Tired of People. Ela sai de Jundiaí e aterrissa aqui em São Paulo com muito boombap, beats e experimentações nesta sexta-feira. O Sono TWS se apresenta com convidados. Dá um play aqui pra se animar em ir.
Tired of People. Sexta-feira (21.12), das 18 às 23h. Gratuito.
Casa Brasilis. Rua Clélia, 353, Lapa.
Festa só com vinil com os mais variados estilos musicais. Do funk ao funk, da disco ao rock. A ordem é dançar.
Puro Sulco. Sexta-feira (21.12), a partir das 19h. Entrada até 0h. Gratuito.
Mandíbula. Praça Dom José Gaspar, 106, 2º piso.
Com pista sempre dançante e animada, a Sangra Muta faz sua última edição de 2019 com um lote de ingressos gratuitos. No line-up tem o Vermelho, Dany Banny, Gezender e live da Alma Negrot com Serpente Tigre. Os visuais, outro ponto forte da festa, tá poderoso também. Corre e pegue seu ingresso grátis aqui.
Sangra Muta. Sexta-feira (21.12), das 22 às 9h. Gratuito até às 2h com ingresso já nas mãos.
Rua Barra Funda, 630, Santa Cecília.
Dancehall em sua forma de dança de salão passando por algumas vertentes mas focada nos ritmos quentes. O Guetto Rude’s reúne neste evento as mulheres do reggae com elas dominando as pickups e microfone.
Dancehall das Minas. Sábado (22.12), das 14 às 22h. Gratuito.
Av. São João, 235, Centro.
Festa poc com os melhores trash hits, funk, pop anos 2000 e até pagode e axé. É do luxo ao lixo.
Chorume. Sábado (22.12), das 17 às 22h. Gratuito.
Na rua no centro de São Paulo. Confirmar local no dia do evento no facebook.
Show acústico dos argentinos Boom Boom Kid.
Boom Boom Kid Acústico. Sábado (22.12), às 18h. Gratuito.
Fatiado Discos. Av. Prof. Alfonso Bovero, 382, Perdizes.
A Ocupação Ouvidor ganha baile de natal Chernobyl + JAH!Spora com direito a oficina de Vogue. Tem até Badsista no line-up. O funkão vai tomar conta.
Chernobyl + JAH!Spora. Sábado (22.12), das 21h30 às 6h. Gratuito, mas precisa deixar nome no mural do evento.
Ocupação Ouvidor. Rua do Ouvidor, 63, Centro
Festinha boa pra celebrar o início do ano. Prepare para uma tarde de disco music.
Stay Free. Sábado (5.1.2019), das 15 às 21h. Gratuito.
Mirante 9 de Julho. Praça Carlos Comenale, s/nº, atrás do Masp.
A mostra celebra 100 anos da escola alemã Bauhaus com cerca de 300 trabalhos de 30 artistas como Paul Klee, Josef Albers, Ahmed Cherkaoui, Marguerite Wildenhain, Lenore Tawney e Sheila Hicks.
Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos. Até 06.01, terça a sexta das 10h às 21h30, sábados e domingos das 10h às 18h. Gratuito.
Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia
Exposição imersiva (em realidade virtual) concebida pelo artista Robert Lepage que proporciona uma viagem por 10 bibliotecas ao redor do mundo, algumas reais e outras fictícias.
Biblioteca à Noite. Até 10 de fevereiro 2019, terça a sábado, das 10h30 às 21h; domingo, das 10h30 às 18h. Gratuito, mas é necessário se inscrever no site.
Sesc Av. Paulista. Av. Paulista, 119, Bela Vista.
Para refletir sobre a beleza a partir da definição de Rafael.
Rafael e a Definição da Beleza – Da Divida proporção à graça. Até 13 de janeiro. Gratuito. Terça a sábado, das 10 às 22h; domingo, das 10 às 20h.
Galeria de Arte Fiesp. Av. Paulista, 1313, Cerqueira César.
A videoinstalação Effects of wording [Efeito e redação] – The Mozambique Archive Series (2014) da artista portuguesa Catarina Simão explora a relação entre a independência de Moçambique, educação e Paulo Freire. Aproveitando que está no MASP, não deixe de conferir a exposição “Rubem Valentim: Construções Afro-Atlânticas” (até 10.03).
Sala de vídeo: Catarina Simão. Até 27 de janeiro 2019. Gratuito somente às terças feiras, das 10 às 20h.
MASP. Av. Paulista, 1578 – 2º Subsolo. Bela Vista.
A exposição “Lasar Segall: ensaio sobre a cor” investiga a produção do artista a partir do uso das cores como elementos que traduzem um estado de espírito. A mostra conta com mais de 80 obras de Lasar Segall. No dia 18 de dezembro rola uma conversa sobre a exposição das 18 às 20h.
Lasar Segall: Ensaio sobre a Cor. Até 05 de março 2019. Gratuito.
Sesc 24 de Maio. Rua 24 de Maio, 109, República.
Exposição sobre a vida e obra do ator e diretor Antônio Abujamra (1932-2005).
Rigor e Caos: Antônio Abujamra. Até 17 de março 2019. Terça a sexta, das 9 às 21h30; sábado, das 10 às 21h30, domingo, das 10 às 18h. Gratuito.
Sesc Ipiranga. Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga.
Para saber um pouco mais sobre a história da Casa das Rosas.
Arquitetura das Memórias. Até 31 de março 2019. De terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Gratuito.
Casa das Rosas. Av. Paulista, 37, Paraíso.
A exposição “Claudia Andujar: a luta Yanomami”, retrospectiva da fotógrafa que dedicou sua vida para estudar e proteger um povo indígena ameaçado de extinção, promete ser uma das mais concorridas deste verão.
Claudia Andujar: a luta Yanomami. Até 7 de abril 2019. Gratuito.
Instituto Moreira Salles. Av. Paulista, 2424, Cerqueira César.
Playlist 43:04 parte da pontualidade britânica em seus compromissos. Na performance cada ato cotidiano é guiado por uma música diferente de uma banda britânica.
Playlist 43:04. De 18 a 20 de dezembro, às 20h30. Gratuito.
Sesc Pinheiros – Praça. Rua Paes Lemes, 195, Pinheiros.
Noite inteiramente dedicada à produção audiovisual em todas as suas vertentes e formatos.
Luz de 5ª – live cinema + instalações audiovisuais. Quarta-feira (19.12), das 19 às 22h. Gratuito.
Centro Cultural Casa da Luz. Rua Mauá, 512, Centro.
Noite de edição ao vivo de poesia, som e imagem, onde é explorada a interface da palavra com as artes eletrônicas. São utilizados pedais de efeitos pra composição vocal, criação de ruídos e paisagens sonoras.
Macrofonia! Quarta-feira (19.12), das 20h30 às 21h30. Gratuito.
Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141, Vila Mariana.
O Improfest, festival de improvisação musical, difunde a produção de forma livre e instantânea. O evento tem apresentações de músicos e VJs nacionais e internacionais. O encerramento da 5ª edição do festival é o Improfest Solstício com concertos em planetários de São Paulo.
Improfest Solstício.
Planetário Ibirapuera. Dias 21, 23 e 30 de dezembro, às 19h. Gratuito, reservar ingresso aqui.
Planetário do Carmo. Dia 22 de dezembro, às 17h. Reservar ingresso aqui.
Espetáculo de dança onde um jardim geométrico é preenchido com balões vermelhos ao invés de flores. Dezenas de bexigas flutuam acima do solo e vão ganhando vida a partir dos movimentos dos bailarinos.
Balões Vermelhos com a Cia. Etra de Dança. Sábado e domingo (5 e 6.1), às 16h.
Sesc Pinheiros. Rua Paes Lemes, 195.
A programação intelectual no fim de ano está praticamente nula, mas aguardem porque já sabemos que em 2019 ela volta com tudo. Pra quem quer se inspirar, tem o lançamento da antologia “Fractais Tropicais” seguido de debate com autores. A antologia reúne contos de ficção científica escritos por diversos autores brasileiros. Organização feita por Nelson de Oliveira.
Fractais Tropicais – O melhor da ficção científica Brasileira. Quarta-feira (19.12), das 19 às 21h. Entrada gratuita.
Tapera Taperá. Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29. República.
Atentar para os horários especiais de fim de ano quando os museus não abrem nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro.
Masp – Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578
Entrada livre às terças, das 10 às 20h (entrada até 19h30).
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2.
Entrada gratuita aos sábados, das 10 às 17h30. A Pina Estação está temporariamente gratuita todos os dias.
MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque do Ibirapuera
Entrada gratuita aos sábados, das 10 às 18h.
MAC USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 1301.
Terça a domingo, das 10 às 21h. Entrada gratuita.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsOlá, gostaria de saber se o MASP realmente é gratuito na Quarta-Feira. Sei que é gratuito nas terças, mas não encontrei nenhuma informação no site deles ou em qualquer outro lugar sobre as Quartas. Isso realmente procede? Obrigado pela atenção!
Olá Lionel. Eles fizeram um mês incluindo quarta-feira também, mas foi um lapso. É somente às terças no momento. Já corrigimos o post. Obrigada :)
Obrigado pela informações. Estamos aqui quebrando a cabeça para ir para SP e fazer um rolê bacana!
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.