Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

A praia do filme ‘A Praia’ está fechada para turistas

Quem escreveu

Renato Salles

Data

13 de June, 2018

Share

Se você é do tipo que curte praia, com certeza você assistiu ao filme ‘A Praia’, de 2000, e desde então ficou babando na ideia de visitar aquele pequeno paraíso que servia de cenário para o filme. Você e metade da população mundial. O filme foi ambientado na famosa Maya Bay, que fica em uma pequena ilha do arquipélago de Phi Phi, na Tailândia. E desde o sucesso do longa de Danny Boyle, a famosa praia nunca mais foi a mesma. Eu estive lá em 2015, e a sensação era de estar em uma rodoviária marítima. A cada 10 minutos, novos barcos descarregavam hordas de turistas ávidos por uma boa foto para o Instagram, e a realidade é que mal se tinha espaço para abrir uma toalha na areia e tomar um sol. A realidade não poderia ser mais distante da expectativa, mesmo o lugar sendo tudo aquilo que vemos nas fotos e ainda mais. Puro creme da decepção.

maya bay, koh phi phi, tailândia
A foto da capa é a versão gourmetizada da Maya Bay. A realidade é essa – foto: Renato Salles

A natureza paga bem rápido o preço pelo overtourism. E a Tailândia é um dos lugares que mais sofre, com os 35 milhões de turistas estrangeiros que recebe anualmente. Nós já tínhamos avisado que o país começaria a fazer um rodízio de fechamento das ilhas, começando pela bela Koh Tachai. Pois chegou a vez de descer os portões da idílica Maya Bay.

Segundo noticiou o Portal Ecoera no Instagram, já agora em junho a ilha de Koh Phi Phi Leh não recebe mais turistas, e o isolamento segue até setembro, quando termina a baixa temporada. Esses quatro meses servirão para tentar recuperar parte do ecossistema local, totalmente esgotado pelo turismo em massa. Além da intensa deterioração do sistema de corais e da vida marinha, a baía ainda arcava com problemas causados pelas centenas embarcações que batiam cartão lá todos os dias, e com o lixo deixado por gente sem nenhuma consciência ecológica.

A paradisíaca paisagem da Baía Maya, na Tailândia, que serviu de cenário para o filme “A Praia”, com Leonardo DiCaprio, não receberá mais turistas. A partir de junho, a praia ficará fechada por quatro meses como uma tentativa de recuperar o ecossistema local, esgotado pelo turismo de massa. A intensa atividade turística das últimas décadas levou a uma deterioração do sistema de corais de da vida marinha na praia, que fica na ilha de Koh Phi Phi Leh, uma das principais atrações do país do Sudeste Asiático. Além desse problema causado pelas embarcações, a baía sofria com o lixo deixado por turistas pouco conscientes. Quando for reaberta, a baía poderá receber até dois mil turistas por dia, que é a metade da frequência atual. Só no último ano, a Tailândia recebeu cerca de 35 milhões de visitantes internacionais. Deslize para ver como ficava a Baía Maya lotada de turistas? Fica a dica: pratique o turismo sustentável. Respeite o ambiente que vai visitar, sem alterá-lo. Assim, sempre teremos lindas paisagens para ver e um planeta funcionando como deve! #PORTALECOERA #ecoera #sustentabilidade #turismosustentavel #impactepositivamente #consumoconsciente #todosjuntos #sustainability #meioambiente #planeta #planetasustentável #desenvolvimentosustentável #dicassustentáveis

A post shared by PORTAL ECOERA (@portalecoera) on

Quem escreveu

Renato Salles

Data

13 de June, 2018

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.