Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

8 marcas de slow fashion para conhecer na região de Pinheiros e Vila Madalena

Quem escreveu

Carol Garcia

Data

18 de April, 2018

Share

Apresentado por

Na contramão das fast fashion (sim, aquela dos escândalos de mão-de-obra escrava e peças, muitas vezes, descartáveis), surgiu o movimento slow fashion, que propõe uma moda consciente. Pense em peças produzidas em menor escala, feitas para durar e marcas que têm a preocupação de causar o menor impacto possível ao meio ambiente e à sociedade, em geral.

Como consultora de estilo, posso dizer que sou bem fã dessas marcas, não só por tudo isso que falei no parágrafo aí de cima, mas porque são nessas marcas que a gente consegue achar peças com design único e qualidade excelente.

Em São Paulo, a maioria delas estão na região de Pinheiros e Vila Madalena, então se você pretende desbravar esse universo, recomendo que comece por lá!

Flávia Aranha

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

É, provavelmente, a marca mais comprometida com a moda consciente de toda essa lista. Isso porque a estilista cuida de perto de cada etapa de todo o processo de desenvolvimento e produção das suas peças. O resultado são roupas lindas, dessas que dá vontade de morar dentro, todas feitas com matéria-prima orgânica e tingidas com técnicas naturais. Além disso, a Flávia também ensina essa técnica de tingimento no seu atelier e promove um brechó online no site da marca!
Onde: rua Aspicuelta, 224 | Vila Madalena
http://flaviaaranha.com/

Iara Wisnik

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Tecidos confortáveis em cores marcantes, toques de alfaiataria e uma modelagem bem trabalhada. Peças simples, práticas, descontraídas e elegantes que formam um mix enxuto, mas capaz de criar um guarda roupa completo e especial: essa é a proposta da Iara. Em clima intimista, os produtos são confeccionados em pequenas quantidades, e vendidos quase exclusivamente no atelier e no site.
Onde: Rua Beatriz, 54 – Casa 3 | Vila Madalena
www.iarawisnik.com

Heloísa Faria

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pra quem ainda acha que sustentabilidade e sofisticação não andam juntos, a Heloísa Faria taí pra provar que isso é possível, sim! A estilista cria roupas super autorais, com construção e acabamentos sofisticados, usando tecidos reaproveitados e biodegradáveis.
Onde: Rua Harmonia, 342 | Vila Madalena
www.heloisafaria.com.br

Karmen

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Karmen tem como causa principal a preocupação com o desperdício da indústria têxtil. Por isso, ela utiliza tecidos de qualidade que a indústria não quis mais. O resultado: possibilidades infinitas de estampas e peças únicas. Além disso, a marca tem um visual bem contemporâneo e a cada coleção convida artistas diferentes para dar vida a algumas peças.
Onde: loja da Heloísa Faria | Rua Harmonia, 342 | Vila Madalena
http://www.karmen.com.br

My Fots

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Instalada num sobrado em Pinheiros, a loja da MyFots tem cara de casa de vó, um lugar pra se sentir acolhido e bem-vindo. Lá dentro, peças atemporais, confortáveis, versáteis e feitas para durar. A marca foi criada pela estilista Tatiana Marcondes com a ideia de agregar simplicidade e versatilidade tanto na forma de trabalhar quanto na relação com as pessoas e coleções. Além das peças masculinas e femininas, desde 2017, a marca também faz roupas para crianças, sem distinção de gênero.
Onde: Rua Padre Carvalho, 379 | Baixo Pinheiros
https://www.myfots.com/

Georgia Halal

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Alfaiataria moderna, peças com design atemporal, tecidos de qualidade e acabamento impecável. De quebra, quem visita o atelier, é recebido pela própria Georgia que é um amor de pessoa. Além das peças disponíveis para venda, a estilista também faz roupa sob medida, dá aulas de costura no próprio atelier e vira e mexe promove eventos feitos de e para mulheres que querem se fortalecer e se apoiar. #grlpwr
Onde: Rua dos Pinheiros, 339 | Pinheiros
www.georgiahalal.com.br

Comas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Comas produz peças por meio da técnica de “upcycling”, processo pelo qual produtos descartados são recuperados, transformados e recolocados no mercado. O elemento principal da marca são as camisas masculinas, que nas mãos da estilista Augustina Comas, se transforma em saias, tops, vestidos… Augustina também ministra workshops, palestras e consultorias para empresas que buscam repensar seus resíduos e processos produtivos.

Comas
Mudou de Pinheiros para a Rua Iquiririm, 953A, Vila Indiana

Insecta Shoes

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Não podia encerrar essa lista sem uma marca de calçados. A Insecta transforma peças de roupas usadas e garrafas de plástico recicladas em botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal. Não bastasse isso tudo, os sapatos ainda são lindos e confortáveis.

Insecta Shoes
Onde: Rua dos Pinheiros, 342- Pinheiros (tem também um corner na Livraria Cultural Av. Paulista)

* Foto de capa: Reprodução. Última edição do post feita em 11.12.19.

Quem escreveu

Carol Garcia

Data

18 de April, 2018

Share

Apresentado por

Carol Garcia

Ver todos os posts

Comentários

  • Podem indicar tambem lojas que vendam masculino?

    - Ton
    • Ton, pode deixar que vamos pensar numa versão para os meninos.

      - Fábio Allves

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.