Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Petrogrado, Leningrado, São Petersburgo… Essa cidade que já teve três nomes tem muita história para contar. E muita coisa para fazer. Doze horas jamais seriam suficientes para conhecê-la de ponta a ponta, mas se você estiver de passagem ou até em escala entre voos, não deixe de sair para explorá-la!
São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia. Além de atrair turistas pela sua importância histórica e belezas, ela abriga o maior porto marítimo do noroeste da Rússia, que recebe inúmeros navios de carga e turismo.
Apesar de ser um famoso destino turístico nos dias atuais, a cidade passou por difíceis situações ao longo da história. Entre 1941 e 1944, por exemplo, a então Leningrado (assim renomeada em homenagem a Lênin) foi cercada pela tropas invasoras de Hitler e assim ficou por 872 dias. A situação era catastrófica. Somente em 1991 a cidade voltou a ter seu nome original, São Petersburgo.
Estive por lá no início da primavera. A cidade é muito organizada e limpa, com ruas amplas e o rio cortando a cidade toda. O clima, nessa época, é muito frio e o vento cortante. Acredito que uma boa época para visitar a cidade seja entre junho e julho, quando acontecem as famosas Noites Brancas, quando o sol nunca se põe.
O café da manhã russo é bem pesado, lembrando um pouco o alemão e até o americano. Sempre tem muitas opções com batata e ovo. Bolos também estão sempre presentes como opção de sobremesa. Um lugar bacana e agradável para a primeira refeição do dia, é o restaurante Biblioteka (20, Nevsky Prospekt). Aconchegante e com diversas opções.
Eu sei que com apenas 12 horas numa cidade, visitar um museu não parece boa ideia. Mas o Hermitage é parada obrigatória. Não pelas obras que abriga, mas sim pela arquitetura e grandiosidade. Ele é o segundo maior museu do mundo, perdendo apenas para o Louvre. Muito ouro, muito brilho, e arte até no teto! Recomendo visitar o Hermitage logo pela manhã, assim você evita as longas filas. Já que o tempo é limitado, sugiro passar duas horas lá dentro. O valor é de 700 Rublos, o equivalente a aproximadamente 40 Reais. Endereço: The State Hermitage Museum, St Petersburg. Dvortsovaya Naberezhnaya 34
Depois de observar as riquezas do palácio de inverno (Hermitage), sugiro um passeio descontraído pela avenida Nevsky Prospekt, a mais famosa da cidade. Ela é cheia de bares, restaurantes, lojinhas e músicos de rua. Uma delícia para bater perna.
Na própria avenida, tem um restaurante que é uma ótima opção para o almoço: o Katyusha. Preço bom, comida boa, na melhor localização. Aproveite para experimentar algo diferente. Recomendo o palmeni, que é um bolinho de massa recheado com carne moída. Parece um capelete, mas mais gostoso. Também não deixe de provar draniki, que é uma espécie de panqueca de batata. Endereço: 22/24 Nevsky Prospekt. Horário do meio-dia a 1h (manhã)
Ainda na Av. Nevsky Prospect há um restaurante self-service com almoço, café, bolos e doces deliciosos, o Marketplace. O mais clássico dos bolos é o Napoleon Cake, o famoso mil folhas. É uma delícia. Vale ressaltar também que St. Petersburgo é conhecida como a cidade do café! Aproveite pra provar uma xícara. Endereço e horário: 24, Nevsky Propekt. Das 8:30am as 5:30am. Exceto segundas, que funciona das 8:00am as 1:00am.
Alguns poucos metros a frente do Marketplace, está localizada a catedral Kazan, que é bem diferente por fora e uma obra de arte por dentro. A catedral, que é de arquitetura neoclássica, foi construída entre 1801 e 1811 e inspirada na Basílica de São Pedro, em Roma, mesmo sendo uma igreja ortodoxa. Há boatos de que o plano inicial era construir uma outra catedral igual do outro lado da rua, para dar o efeito de espelhamento. Vale a visita.
Ao caminhar um pouquinho mais, você vai se deparar com um dos canais do rio, e aos seu lado esquerdo o ponto turístico mais importante da cidade, uma catedral de encher os olhos de lágrimas de tão linda: a Catedral do Sangue Derramado.
Não se contenha em vê-la apenas por fora. A entrada custa 250 Rublos e vale casa centavo. As igrejas ortodoxas, de maneira geral, são incrivelmente belas. Aproveite para dar uma volta pelo Jardim de Mikhailovsky, que fica logo atrás da igreja. Aproveite para apreciá-la de todos os ângulos.
Já pela noite, a própria Nevsky Prospect é uma opção agitada. Sem contar que a Catedral do Sangue Derramado fica linda toda iluminada. Caso você esteja a fim de comer algo não típico, recomendo a Tratoria Mario, próxima ao Almirante de São Petersburgo e a linda Praça do Palácio. Preço bom, atendimento excelente (e em inglês) e comida boa. Agora, se a sua ideia é curtir uma balada russa, a Rua Dumskaya está repleta de opções. Os russos também adoram um karaokê, e opções não faltam. Que tal se aventurar em um?
O metrô de São Petersburgo é um pouco mais limitado do que o de Moscou. Às vezes vale mais a pena fazer as coisas a pé. Porém, caso você precise fazer uso do metrô, não espere ter informações em inglês ou no alfabeto romano. Nada que uma colinha não ajude. Se você souber o som das principais letras do alfabeto cirílico, o nome das atrações e estações será facilmente reconhecido.
São Petersburgo está muito à frente de Moscou em relação ao inglês. Sempre vai haver ao menos uma pessoa no estabelecimento que se comunique em inglês. Mas independente disso, eles são pessoas agradáveis e pacientes. Sempre dá-se um jeito.
Tive uma experiência MARAVILHOSA com o Airbnb. Me hospedei num apartamento enorme, com pessoas muito bacanas. Além disso, o prédio era super tradicional. Me senti uma local. E a melhor parte: paguei R$316,00 por uma semana inteira e um quarto enorme só para mim <3
Existem vários pontos com wi-fi públicos, mas a grande maioria deles só pode ser acessado a partir de um número local, inclusive no aeroporto. Com ressalva dos restaurantes e hotéis.
Comprei um chip de 10GB da MTC assim que cheguei no país. Não me lembro exatamente do valor, mas acredito que foi o equivalente a 30 Euros. É importante que você compre o chip nos quiosques específicos de telefonia, pois para funcionar, o atendente vai precisar mudar algumas configurações no seu aparelho. Ele também vai pedir a data de inicio e final do uso dos dados.
Um bom lugar para bater perna e fazer algumas comprinhas, é o shopping Galeria (Ligovsky Ave, 30). Lá você vai encontrar marcas populares, de luxo, nacionais e mundialmente famosas. Outra opção para quem quer evitar entrar em shopping é a própria Nevsky Prospekt, onde se localizam várias lojas de marca e algumas lojas de departamento.
Caso você tenha mais tempo na cidade, sugiro visitar o Forte de Peter e Paul e também o palácio de Peterhof, que por ficar mais afastado, exige mais do seu tempo.
Não caia na ilusão de visitar o Museu Fabergee. Lá você só vai ver algumas poucas coleções de louça e nada dos famosos ovos. A maior coleção de ovos Fabergee está no Palácio do Arsenal no Kremlin, em Moscou.
A dica mais importante que dou para quem quer visitar São Petersburgo e a Rússia é: deixem o medo e o preconceito de lado e aproveitem tudo que o país tem a nos oferecer. A cultura russa é extremamente rica e as opções de passeio e coisas para fazer é infinita. O país pode ser um pouco intimidador pela sua história, tamanho e língua. Mas tenho certeza que você vai se surpreender e amar esse país.
*Foto destaque: Catedral do Sangue Derramado por Ninara / Flickr
Viajante do mundo e amante do Cosmos, Nathália segue explorando o que esse mundo tem a nos oferecer como se não houvesse amanha. Virginiana que é, adora planejar viagens e anotar todas as dicas. Formada em Cinema, tenta unir suas habilidade e entregar o seu melhor conteúdo para aqueles que, assim como ela, adoram cair no mundão.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.