Yayoi Kusama abre seu próprio museu em Tóquio

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

14 de August, 2017

Share

A notícia não é exatamente nova, mas até então tratava-se apenas de especulação. Yayoi Kusama, uma das artistas vivas mais pop do planeta, está prestes a inaugurar um museu dedicado ao seu trabalho. As portas abrem oficialmente este ano, mas o prédio, assinado pelo escritório japonês Kume Sekkei, está pronto desde 2014 e tem chamado atenção desde então. Não faltaram discussões sobre o que seria o prédio, que teve suas fotos publicadas, em um blog do Yahoo Japão, com obras da artistas instaladas nas paredes. Na época, as perguntas que pipocavam é se o lugar seria residência da Yayoi, ou uma galeria de arte. No último dia 10, a própria artista anunciou a abertura, no próximo dia 1 de outubro neste exato lugar.

Yayoi Kusama Museum. Foto: Masahiro Tsuchido © YAYOI KUSAMA

De acordo com seu pronunciamento, o museu terá no segundo e terceiro andares espaços dedicados às pinturas, esculturas e outros trabalhos de Yayoi. O quarto andar apresentará as instalações imersivas de artista, como o Infinity Room. O quinto andar será uma sala de leitura, que oferecerá documentos e materiais relacionados ao trabalho de Yayoi.

Yayoi Kusama. © YAYOI KUSAMA

O plano do museu é ter duas exposições temporárias por ano. A exposição inaugural será “Creation is a Solitary Pursuit, Love is What Brings You Closer to Art,” que ficará em cartaz entre 1 de outubro e 25 de fevereiro, apresentando suas séries mais recentes de pintura “My Eternal Soul”.

Yayoi Kusama em sua exposição “My Eternal Soul”, no Japão.

Está com viagem marcada para o Japão? Então coloca um alerta no calendário para comprar ingressos a partir de 28 de agosto. O valor da entrada será ¥1,000, cerca de R$ 30. O museu fica em Bentencho, na região de Shinjuku.

Yayoi Kusama Museum 
107 Bentencho, Shinjuku-ku, Tóquio 
Abertura: 1 de outubro, das 11 às 17h
As visitas terão duração de no máximo 1h30 
Fechado às segundas e quartas-feiras

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

14 de August, 2017

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.