Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

TonTon, o delicioso bistrô variado dos Jardins

Quem escreveu

Leandra Lima

Data

12 de September, 2017

Share

Apresentado por

Amante que é amante de gastronomia sempre vai achar que dá para descobrir mais um bom bistrô na cidade. Pois foi essa a sensação ao almoçar, outro dia, no TonTon. Apesar de funcionar desde 2013, só agora tive a oportunidade de conhecê-lo. Montado em um aconchegante sobrado de uma rua mais reservada dos Jardins, o restaurante é decorado nos detalhes com pequenos ícones que remetem ao artista surrealista Magritte, como o chapéu-coco e o guarda-chuva preto. Uma das paredes até exibe uma reprodução do famoso quadro “O Filho do Homem”. O espaço tem pinta de bistrô – pequeno, com poucas mesas a ocupar os dois salões, e também a gostosa varanda na entrada arborizada da casa (com todas as mesas cobertas de toalhas brancas de linho, diga-se).

Fachada e varanda do TonTon. Foto: Divulgação
Fachada e varanda do TonTon. Foto: Divulgação

 
O chef, Gustavo Rozzino, apresenta um cardápio autoral e criativo. Com passagem por restaurantes da Europa, mistura diversas influências na criação de seus pratos. “Eu gosto de unir sabores que podem combinar de maneira interessante vindo de cada comida típica. Mas não tem nada de tão carregado como o fusion, por exemplo”. Fusion oficialmente ou não, a sua comida é bem-elaborada: variada, mas concisa.
Bolinho de pernil com dip picante. Foto: Leandra Lima
Bolinho de pernil com dip picante. Foto: Leandra Lima

Em meu almoço, comecei com os bolinhos de pernil. Por fora caramelizado, seu recheio é macio e saboroso. Fica ainda mais gostoso com o molhinho dip picante que o acompanha. Harmoniza super bem com uma tacinha de espumante, para começar.
Rolo thai com salada de ervas. Foto: Leandra Lima
Rolo thai com salada de ervas. Foto: Leandra Lima

Para os que preferem os vegetais, há no menu executivo o rolinho thai, preparado com macarrão de arroz, cenoura, pepino e uma salada de ervas com molho agridoce e amendoim.
Lá são famosos o Carbomare, uma releitura do italiano carbonara preparado com lulas, lagostins, sálvia, manjericão e bacon, e a moqueca meio baiana meio tailandesa, com lula, camarão, peixe, arroz basmati e farofa de dendê. Mesmo assim, não resisti e pedi o Bobó TonTon, servido com generosos camarões VG e feito com pasta de mandioquinha, arroz basmati e farofa de dendê. Depois de me hipnotizar por segundos com bela apresentação do prato, o raspei e ainda fiquei bem. Pode não parecer, mas a receita, muito bem executada, não te pesa. Aos devoradores de carne, o cardápio conta com opções como os tradicionais tornedor de filé e steak tartare.
Bobó Tonton. Foto: Leandra Lima
Bobó Tonton. Foto: Leandra Lima

Como amo sobremesas com frutas, pedi, para finalizar, o bolo de figo turco servido com calda toffee e sorvete de creme. Elegante, o bolo de açúcar mascavo tem diversos pedaços da fruta dentro dele. Na boca, fica melhor ainda com o caramelo bem torrado e a suavidade do sorvete.
Bolo de figo com calda toffee e sorvete de creme. Foto: Leandra Lima
Bolo de figo com calda toffee e sorvete de creme. Foto: Leandra Lima

Meu próximo plano: voltar em um sábado ensolarado, sentar na varanda e experimentar as ostras servidas na casa com uma boa taça de vinho branco. Aos notívagos, a dica é curtir o charmoso bar que fica no segundo andar da casa, de onde saem variados coquetéis.
Tonton
Rua Caconde, 132 – Jardim Paulista

De terça a quinta das 12h às 15h e das 19h30 às 23h; Sexta, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h30; Sábado, das 12h30 às 16h e das 19h30 às 23h30; Domingo, das 12h30 às 16h30
R$49 a R$73

Quem escreveu

Leandra Lima

Data

12 de September, 2017

Share

Apresentado por

Leandra Lima

Leandra Lima é jornalista com passagem pelo jornal O Globo e por algumas revistas de gastronomia. De uns tempos para cá, produz conteúdo para marcas e presta serviço de marketing digital para empresas. Para ela, que já morou em três cidades (Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo), conhecer diferentes culturas é a maneira mais legal de se levar a vida.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.