Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Antes de falar sobre como conseguir bons preços, vamos pensar em como conseguir o melhor hotel para você. Toda escolha de hotel é muito subjetiva e leva em consideração muitos aspectos da preferência de cada um.
Então, na hora de fazer a sua escolha, você deve consultar pessoas que conheçam você e o destino. Assim elas poderão te indicar o hotel certo que se encaixa com a sua personalidade. Procure falar com amigos que moraram nos lugares que vai visitar, ou aqueles que já foram pra lá mais de uma vez. É sempre bom conversar com amigos que te conhecem bem e/ou com quem você tem gostos e hábitos similares.
Se isso não for possível, tente descobrir como entrar em contato com alguém que more ou morou no lugar de alguma forma ou entre em fóruns de discussão sobre o destino. Reputação é muito mais importante que marca. Ouça a opinião de pessoas como você. Experimente esses aqui: SpottedByLocals.com e o LikeaLocalGuide.com
A internet é um belo meio de começar a pesquisa mas nem sempre é a solução final. Eu gosto de começar a busca por sites que reúnem preços de outras várias ferramentas de pesquisa (chamados de “agregadores”). Os meus preferidos são: Trivago e Kayak.
Nesses sites vocês vai ter uma ideia da ordem de grandeza daqueles hotéis naquela região que o seu contato local te indicou.
Agora é hora de você tentar um desconto. Entre nos sites de desconto em hospedagem e confira se os preços estão melhores. Aqui os meus preferidos são: Expedia (com inventário enorme e muito forte na Europa), Agoda (forte na Ásia) e Travel Pony (forte em hotéis 3* e 4* nos EUA). Um outro que tem sempre super ofertas é o Groupon Gateways. Se você souber como usar, vai encontrar muitas pechinchas.
Se você é uma pessoa flexível em relação a hospedagem, opções econômicas são os sites Hotwire e Priceline. Neles, você escolhe a localização e a categoria do hotel, paga um preço fixo, eles te listam algumas opções de hotéis. Os descontos são realmente bons, mas você só vai saber exatamente em que hotel vai ficar perto da data da viagem. O risco aqui é que um mesmo bairro pode ser muito grande e ter partes boas e outras nem tanto.
Se você gosta de viajar com classe e estilo, mas mesmo assim não abre mão de um desconto, visite o site Jetsetter.com. Você vai encontrar vários “hot deals” dos melhores hotéis do mundo.
O Hotel Tonight é a melhor opção para você que tá buscando uma opção de hospedagem de última hora. Esse app mostra quartos de hotel que estão disponíveis para HOJE (e noites seguintes) por uma tarifa mega econômica. Isso porque para um hotel, qualquer coisa é melhor do que ter um quarto desocupado, concorda?
Por fim, vamos falar sobre o Tingo. Tingo é um site que te devolve o seu dinheiro se o preço do seu quarto de hotel cair depois de você ter pago pela reserva. Imagina que você pagou $80/noite num hotel 3* em LA. Se depois de reservado e pago, o preço do quarto de mesma categoria cair para $65/noite, o site vai te reembolsar essa diferença de $15/noite. É uma ótima maneira de garantir que você não vai se dar mal, independente da oscilação do preço do hotel.
Antes de fazer qualquer reserva, eu sempre verifico o preço do meu hotel no Tingo para ver se é menor ou igual aos preços que eu estou encontrando nos outros sites de busca. Se for, eu prefiro sempre reservar no Tingo para tirar proveito da oferta de price drop que caracteriza o site.
Antes de fazer a reserva pelo site que você encontrou aquela tarifa sensacional, ligue para o hotel. Muitas vezes o setor de reservas vai te dar um preço melhor ou te oferecer alguns extras como: wifi grátis, late checkout ou até café da manhã de cortesia, além de acumular pontos para o plano de fidelidade do hotel. Sem contar que se alguma coisa der errado durante a sua estadia, você saberá bem quem procurar e não vai depender do atendimento eletrônico de um desses sites acima.
1 – Entenda qual o tipo de hotel certo para você naquele destino. Você pode pesquisar no Spotted by Locals ou no Like a Local Guide.
2 – Procure no Trivago e no Kayak pra ter uma ideia de preços e já montar uma primeira lista.
3 – Se o hotel for pra hoje, procure no Hotel Tonight.
4 – Se o hotel for 3* ou 4* nos EUA veja no Travel Pony.
5 – Se for na Ásia, no Agoda.
6 – Para uma pesquisa mais ampla, com um inventário maior, vá pro Expedia.
7 – Se você tem flexibilidade, verifique sempre as tarifas especiais do Hotwire e do Priceline.
8 – Para não correr o risco de pagar uma tarifa e depois ver ela baixar, compare o preço no Tingo.
9 – Entre em contato diretamente com o hotel (por telefone, chat ou email) e dê aquela última chorada.
Um hotel é uma opção segura e tradicional de hospedagem, mas hoje em dia existem muitas formas econômicas e inovadoras de se hospedar por aqui. Eu detalho algumas delas nesse post aqui.
Se você quiser saber mais sobre travel hacking e como viajar mais barato, visite o meu site, o Trip Hacker.
* Foto destaque: Donald Tong – Pexels.com
O Armando é jornalista, digital creator e growth. Ele escreve para o CoP e para o Trip Hacker (o site dele) enquanto viaja o mundo em busca de cultura e novas tecnologias. Durante essa jornada, ele nos mostra dicas, técnicas e ferramentas que você vai usar para viajar de forma mais econômica e inteligente.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.