Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Sónar Barcelona: o ano em que o calor veio antes da música

Quem escreveu

Amanda Foschini

Data

22 de June, 2017

Share

Música para gostos diversos e controversos, exposições e congressos para cabeças curiosas, arte e tecnologia para almas inquietas. A última edição do Sónar Barcelona teve espaço para tudo e para todos: de Björk atacando de DJ – no bom sentido – a De La Soul e companhia fincando de vez a bandeira do hip hop no festival.

Entre todos os muitos destaques da edição mais plural e inflada que o Sónar já teve (123 mil pessoas), houve uma unanimidade que acertou todo mundo como um tapa na cara: o calor agoniante e esgotador que transformou Barcelona em uma grelha à beira-mar nos dias do festival, com temperaturas acima dos 34 graus.

Björk em DJ set raríssimo e para poucos na inauguração do festival. Foto: Divulgação

O solzão e o céu azul que no papel parecem muito bonitos, na prática se tornaram um quase pesadelo que me fez questionar por alguns breves momentos a relação estável que tenho com o Sónar há 5 anos. O excesso de calor e de pessoas transformaram as idas ao bar em uma tarefa nada agradável e deixou muita gente passando sede e nervoso. Mas como o amor aceita tudo e mega festivais tem lá suas limitações, a questão foi resolvida com dança na fila e leque na mão.

Naquilo que o Sónar sabe fazer de melhor, ele brilhou como sempre e tirou todo mundo para dançar com muitas e boas surpresas como a metralhadora de rimas Princess Nokia (que teve seu celular roubado e recuperado por esta jornalistona heroína que vos escreve e uma amiga) e Anderson Paak, que atropelou todo mundo com seu carisma já nas primeiras horas do SonarNight. Aliás, esta edição tatuou vida loka no braço e afundou os dois pés no mundo do hip hop, do grime e do trap com um novo palco inteirinho dedicado ao gênero, o SonarXS. A velha escola foi representada com muita classe por De La Soul e DJ Shadow, o pai de toda essa história de samplear músicas.

Princess Nokia: novidade do hip hop no palco principal do Sónar Day. Foto: Divulgação

O Sónar Day continua sendo a melhor fantasia de um festival que pode ter a cara que você quiser. O público, um pouco mais velho e mais tranquilo, não se sentiu na obrigação de nada além de se divertir e isso se traduziu numa vibe “paz, amor e pega outra cerveja lá pra mim, por favor”.  O tamanho mais compacto da versão dia deixou o vai e vem mais possível e permitiu que o público explorasse tudo sem perder nenhum grande momento. E foram muitos: o live do HVOB com céu de cinema e mini chuva express de 30 segundos para refrescar o espírito, a loucura cheia de luzes e quase incompreensível de Evian Christ e o tão esperado show dos neozelandeses do Fat Freddy’s Drop, que mesmo não fazendo parte do olimpo da música eletrônica, entortaram todo mundo com muita simpatia e foram, sem nenhuma dúvida, o melhor do Sónar Day.

O Sónar+D, a feira de ciências mais high tech que frequentei na vida, também serviu de respiro entre batidas e ondas de calor. Iniciativas espertas vindas de todo o mundo para mostrar que tecnologia e música dão muito jogo e que a música eletrônica vai muito além do som.

Entropy: cosmologia e música com Dopplereffekt. Foto: Divulgação

As noites foram de jogação no Sónar Night e o calor por lá também judiou. As pistas fechadas fizeram o conceito de inferninho ser atualizado e só mesmo Moderat, Soulwax e Justice – que, lindamente, terminou de derreter o que ainda restava de nós –  para fazerem o público encarar a ardência calorenta do SonarClub. Também valeu mergulhar em suor para ver algumas horas do set magistral de 6 horas do Masters at Work no SonarCar para entender que baile bom se faz mesmo é com house.

No meio dessa brasa, os palcos ao ar livre viraram um oásis. Houve quem preferiu passar a noite inteira ali no “fresquinho” em excelente companhia: Avalon Emerson, De La Soul, Daphni & Hunee e Black Madonna, que fechou o festival mostrando que lugar de mulher é descendo a lenha no grave e fazendo todo mundo suar até as 7 da manhã.

Justice fazendo um show lindo, dançante, calorento e muito especial. Foto: Divulgação

O calvário valeu a pena e as queimaduras de sol com marca de regata. Mesmo com pontos a melhorar e algumas chatices a serem desconsideradas, é lá onde a música eletrônica se sente em casa e reina soberana em todas as suas formas. No ano que vem o festival completará 25 anos e a organização já deixou claro que a festa vai ser ainda maior. O primeiro lote de ingressos, inclusive, já está esgotou no dia seguinte ao final desta edição.

Quem escreveu

Amanda Foschini

Data

22 de June, 2017

Share

Amanda Foschini

Jornalista paulistana hiperativa que às vezes puxa o R lá do interior. Viciada em música, açúcar, livros e praia. É mais feliz no verão, acredita nos reviews do Foursquare e sempre dorme no meio filme. Há 5 anos, vive um caso de amor (correspondido) com Barcelona.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.