Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Sete shows imperdíveis do Primavera Sound 2017

Quem escreveu

Amanda Foschini

Data

10 de May, 2017

Share

Faltando 20 dias para o início do Primavera Sound, em Barcelona, é hora de começar a fazer o dever de casa e descobrir quem vale a pena nessa maratona musical de quase uma semana. Os imperdíveis já estão grudados na cabeça: Arcade Fire, Grace Jones, The xx, Bon Iver, Frank Ocean, Aphex Twin. Mas há muita coisa boa (e brasilidades!) nas letras pequenas do line-up, de Elza Soares à poesia eletrônica de Marie Davidson. Selecionamos alguns dos shows que não queremos perder por nada nesta edição do festival espanhol, que chega com um palco, o Bacardí Live, dedicado a live de música eletrônica.

Marie Davidson

A produtora e poeta canadense é uma das metades do duo Essaie Pas e vem ao Primavera Sound apresentar seu último álbum solo “Adieu Au Dancefloor”. Música de pulsações rápidas para ser sentida e ouvida. Música para dançar no escuro de uma biboca underground às 5 da manhã em Berlim. O som de Marie Davidson é quadrado, sério. Repetição hipnótica embalada por letras escritas por ela própria. A produtora suaviza a pegada sombria de suas produções através de poesia e contrabalanceia seus beats industriais e sintetizadores com seu vocal etéreo. Dancefloor com poesia em inglês e francês.

Quando: Sexta-feira, 02 de junho, às 21h45 no palco Bacardí Live.

Aphex Twin

Aphex Twin é uma espécie de cientista doidão da música eletrônica: domina diferentes técnicas, rasga qualquer regra (há anos ele utiliza sua própria escala), subverte o tempo de suas produções e se arma de um arsenal eletrônico que deixaria a NASA com inveja. Depois de uma longa pausa, Richard D. James retornou aos palcos e sua apresentação no Primavera Sound é matéria obrigatória para os fãs de música eletrônica. Seu último EP, Cheetah, mostra um lado mais manso do artista, mas a esperteza rítmica de Aphex Twin certamente levará o público a um passeio através de todas as suas facetas musicais: de produções de 150bpm com pitadas de disco, misturas de ambient e jungle ou drum’n’bass cabeçudo.

Quando: Quinta-feira, 01 de junho, à 1h no palco Heineken.

Talaboman

Espanha e Suécia em uma dobradinha pouco provável mas certeira na pista de dança. Techno sexy, viajante e altamente dançável. O catalão John Talabot, produto de exportação número 1 da música eletrônica espanhola, e o sueco Axel Boman, manda-chuva do excelente selo Studio Barnhus, já haviam se apresentado no festival em 2015 e voltam este ano para apresentar o primeiro álbum do duo, “The Night Land”. Vale passar por lá para ver de perto algo pouco comum no solitário mundo da música eletrônica: um duo fazendo um som consistente em sintonia pura. Talabot joga em casa e volta aos palcos mais uma vez no sábado para um set disco de 2 horas.

Quando: Sexta-feira, 02 de junho, às 04h05 no palco Ray-Ban.

Avalon Emerson

A jovem produtora americana traz novos ares à música eletrônica: um som poderoso e denso, cheio de nuances que botam todo mundo para mexer o corpinho. Avalon usa toda sua expertise como engenheira de software para desdobrar o 4/4 e criar produções que, segundo ela mesma, são duras mas super pessoais. A produtora abre mão dos vocais para mostrar tudo o que tem a dizer através de suas batidas cheias de groove. Seu último trabalho, “Narcissus In Retrograde” é uma ode às pistas de dança. Para se jogar e esquecer por um breve momento de tudo mais.

Quando: Sexta-feira, 02 de junho, às 22h no Desperados Club.

Romare

O produtor Archie Fairhurst é um quebra-cabeças de referências e seu excelente “Love Songs: Part Two” é o reflexo disso: uma jornada melódica pelo disco, R&B, jazz, blues e funk. Romare não se prende a estilos, épocas ou nomes. Passeia feliz por beats africanos ao mesmo tempo que brinda nossos ouvidos com um jazz meloso e dançante. O moço é multitalento e seu live mostra toda sua destreza com os instrumentos. Para dar uma pausa na quadradeira e lembrar que a música eletrônica tem outras tantas facetas.

Quando: Quarta-feira, 31 de maio, à 1h40 na Sala Barts (só para quem tem o abono do festival). Quinta-feira, 01 de junho, às 20h40 no palco Bacardí Live.

Elza Soares

A maior dama do samba brasileiro desembarca no festival para apresentar um dos melhores álbuns de 2016 (não fui eu quem disse. Foi o New York Times), “A mulher do fim do mundo”. Vai ser lindo ver Elza, seu vozeirão e toda sua intensidade em um auditório intimista. Esperamos uma visita aos antigos clássicos da cantora e porradas modernas como “Mulher da Vila Matilde”.

Quando: Quinta-feira, 01 de junho, às 19h20 no Auditori Rockdelux.

Seu Jorge plays The Life Aquatic. A Tribute to David Bowie

Seu Jorge, David Bowie e Wes Anderson. Tudo junto e misturado para a reinterpretação da trilha sonora de “The Life Aquatic”. Um banquinho, um violão e versões em português para “Rebel, Rebel”, “Life on Mars?”, “Starman”. Para terminar de criar o climão, o show acontecerá no palco Ray-Ban, o mais charmoso do festival, com uma bela vista panorâmica do Mar Mediterrâneo.

Quando: Sábado, 03 de junho, às 22h35 no palco Ray-Ban.

Neste post você lê um pouco sobre como foi a edição 2016, como se virar por lá e, também, um guia aproveitar bem a ensolarada Barcelona.

*Foto destaque: Parc del Fórum, por Ola Persson

Quem escreveu

Amanda Foschini

Data

10 de May, 2017

Share

Amanda Foschini

Jornalista paulistana hiperativa que às vezes puxa o R lá do interior. Viciada em música, açúcar, livros e praia. É mais feliz no verão, acredita nos reviews do Foursquare e sempre dorme no meio filme. Há 5 anos, vive um caso de amor (correspondido) com Barcelona.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.