Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Experimente Bucareste: Mini-guia de street art

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

20 de June, 2017

Share

Assim como São Paulo, a arte de rua em Bucareste anda a todo vapor. Também, o ambiente é extremamente propício: depois de mais de 40 anos de uma ditadura onde criatividade e arte foram completamente reprimidos, e em uma atual conjuntura onde a política é desacreditada e a corrupção rola solta, é natural que as paredes da cidade se tornem local para se expressar. Os primeiros grafites aparecerem logo após a queda do regime comunista. Eram frases de efeito político, normalmente apoiando algum dos novos partidos que estavam ressurgindo. É claro que a coisa evoluiu em pouco tempo e hoje se vê uma das cenas de arte de rua mais interessantes do planeta. Separamos aqui os mais importantes artistas do país, bem como onde encontrá-los.

Square Cat. Foto: Dani Valentin

Onde

Um mapinha do que ver quando estiver por Bucareste. Abaixo, um pouco mais sobre cada um desses lugares.

Os Artistas

Obie Platon

O Arquiteto. Foto: Dani Valentin
O Arquiteto. Foto: Dani Valentin

Um dos mais importantes artistas romenos da atualidade, Obie Platon já participou de festivais pelo mundo todo, além de ter criado projetos para marcas como Pepsi e Lays. Seu trabalho é bem característico e é difícil não identificar andando pelas ruas de Bucareste. Obie é o criador de vários personagens, mas o principal é Allan Dalla, reconhecido pelo quadriculado preto e branco e que foi inspirado por tudo o que acontece atualmente na Romênia, incluindo arquitetura e política. O personagem, aliás, ficou tão grande que muitos confundem ele com o próprio artista.

O que ver:

As peças mais famosas hoje de Platon na cidade são o mural de Don Quixote, pintado na rua Arthur Verona, onde acontece o Street Delivery, um festival anual de arquitetura e arte. Esta parede é re-pintada todo ano por um novo artista. Outro mural a ser visto é o O Arquiteto, que fica no pátio da universidade Ion Mincu de Arquitetura e Urbanismo.

Veja mais sobre Obie Platon aqui.

Alexandru Ciubotariu

Pisica Patrata. Foto: Dani Valentin
Pisica Patrata. Foto: Dani Valentin

Apesar de ser muito conhecido pelo seu Pisica Patrata (Gato Quadrado), o artista Alexandru Ciubotariu atua também em ilustrações de livros e quadrinhos, e foi responsável pela abertura do Comic Strip Museum na cidade. O seu famoso gato existe desde 2003 e, antes de pintar as paredes, ele colava adesivos pela cidade com o personagem. O primeiro grafite de Bucareste, aliás, é atribuído a Alexandru.

O que ver:

Claro que você deve ver o que é considerado o primeiro grafite em Bucareste. Ele foi restaurado alguns anos atrás e está como novo. Outro gato que você deve ver é o que está ao alto perto da livraria Carturesti Verona. É interessante notar que nem todos os gatos são parecidos. O que identifica eles como uma unidade são os dentes. Aproveite e visite a livraria que tem coisas incríveis.

Veja mais sobre Alexandru Ciubotariu aqui.

Cristea Cornel

Rua Arthur Verona. Foto: Dani Valentin
Rua Arthur Verona. Foto: Dani Valentin

Cristea é conhecido pelo nome de Ortaku, e trabalha também com design e fotografia. O trabalho dele envolve a sobreposição de camadas de stencil de diferentes cores, formando normalmente um retrato no final. Essas peças não só enfeitam os muros da cidade, mas também camisetas, pranchas de skate ou paredes de clubes.

O que ver:

Na Arthur Verona existem alguns retratos lindíssimos nas paredes.

Veja mais sobre Cristea Cornel aqui.

Flavia Elena

My Cute Creatures. Foto: Dani Valentin
My Cute Creatures. Foto: Dani Valentin

Flavia é apaixonada por street art e artistas como Os Gêmeos e El Bocho. Ela criou o Creaturi Dragute (Criaturas fofas) e espalha por toda cidade – e país – adesivos de animais com olhos grandes, que prometem trazer alegria para o dia a dia. Ela também tatua seus desenhos.

O que ver:

Os adesivos de Flávia estão espalhados por toda a cidade, não tem um local somente para ver. Este da foto está perto da Igreja Doamnei, na Calea Victoriei 28.

Veja mais sobre Flavia Elena aqui.

 

Veja os outros mini-guias de Bucareste:

Viajamos a Romênia para participar do Experience Bucharest, um projeto que visa promover o turismo na cidade. Usamos o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance (Facebook).

 

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

20 de June, 2017

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.