Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os melhores festivais de música no mundo em dezembro

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

27 de November, 2017

Share

Dezembro bateu na porta com uma programação bonita, especialmente do lado de cá dos trópicos, onde rolam bons festivais de música e aquela festança que só a gente sabe fazer na virada do ano. Quem estiver pela estrada afora, vale a pena conferir se não está pertinho de algum desses festivais que ainda acontecem em 2017 pelo mundo… já quem está por aqui (Brasil) no estresse causado pelo último mês do ano, buscando um jeitinho de fugir da rotina sem grandes traumas, São Paulo, Rio e nossos vizinhos Bogotá e Buenos Aires tem boas surpresas na manga. Já quem estiver zanzando pela Ásia, a agenda também está boa por lá. Outra boa surpresa é o festival de quatro dias dos islandeses Sigur Rós, que rola em Reykjavik. Aí um bom motivo para juntar duas coisas: música e aurora boreal.

Vem com a gente! Porque por aqui estamos já fazendo a agenda de 2018, mas presente em alguns dos festivais abaixo.

Sónar Bogotá
02 de dezembro, Bogotá, Colômbia

Nina Kraviz
Nina Kraviz, um dos destaques do Sónar Bogotá

Infelizmente o Sónar não rolou em São Paulo, mas Bogotá tem uma ótima cena de música eletrônica que o manteve de pé por lá. O headliner desta edição é Sigur Rós, que em São Paulo faz show solo no Popload Gig. Outros destaques são Nina Kraviz, Pantha du Prince, Dubfire, Roman Flügel. É uma ótima oportunidade para mudar de ares e curtir um fim de semana na capital colombiana.

Link: sonarbogota.com

Novas Frequências
04 a 10 de dezembro, Rio de Janeiro

O Novas Frequências é um festival que explora novas sonoridades apresentando sempre a música de vanguarda em sua programação. Ele não traz nomes conhecidos do grande público, nem aquele em destaque no Spotify, mas é exatamente aí que acerta ao apresentar o que ainda vai despontar, seja no Brasil ou mesmo fora daqui. O que o melhor o define é “festival de música exploratória”. Para curiosos que tem ouvidos bem abertos, o Novas Frequências é, com certeza, um dos melhores festivais do gênero por aqui. Um dos grandes destaques desta edição é a dupla francesa Acid Arab, que faz uma ótima mistura de sons do oriente com música eletrônica, do acid house ao techno dos dias atuais.

Link: www.novasfrequencias.com/2017

SIM São Paulo
6 a 10 de dezembro, São Paulo, Brasil

Letrux. Foto: Roseli Vaz

A Semana Internacional de Música de São Paulo, o SIM, uma das principais conferências de música da América Latina. São cinco dias com uma programação bem extensa criando um ponto de encontro entre profissionais da música, artistas, jornalistas e apaixonados, como nós, por cultura e inovação. Na programação são mais de 50 painéis com workshops, debates, entrevistas, palestras, todos discutindo novas ideias sobre os setores mais diversos da música. Já o SIM Live traz os showcases diurnos, festas e shows noturnos. Tem shows do Nuven (imperdível), Kroy (Canadá), Karina Buhr, Luiza Lian, BNegão, Letrux, entre outros.

Link: www.simsaopaulo.com

Wonderfruit
14 a 17 de dezembro, Pattaya, Tailândia

Foto: Wonderfruit

Caso esteja pelo Sudoeste Asiático, não deixe de conferir o Wonderfruitfestival eco-friendly, que acontece no meio de uma fazenda de orgânicos, em Pattaya, na Tailândia. Diferentemente da maioria dos festivais do país, o Wonderfruit é sustentável e todo conectado com o assunto. O festival reúne música, arte, yoga, gastronomia, palestras, workshops. No line-up tem Roots Manuva, Richie Hawtin, Yeasayer, Izzy Bizu, Wild Beast e até nosso conterrâneo Gui Boratto, entre outros. Um detalhe bacana: é possível levar cachorros.

Link: wonderfruitfestival.com

Festival BUE
15 e 16 de dezembro, Buenos Aires, Argentina

Arcade Fire, o grande headeliner do BUE 2017.

O Festival BUE é outro que dá uma ótima desculpa para fugir para Buenos Aires por um fim de semana. O line-up está de arrepiar os cabelinhos do pé de tão maravilhoso. Tem Arcade Fire (que também se apresenta em show solo em São Paulo), Gorillaz, Mark Ronson vs Kevin Parker, Major Lazer, Vince Staples, Brazilian Girls. O BUE nasceu em 2004 e teve apenas quatro edições, mas sempre com nomes estelares em seu line-up, o que o atual realmente não nega. Bora visitar nossos hermanos?

Link: festivalbue.com/bue17

Magnetic Fields
15 a 17 de dezembro, Rajastão, Índia

Caso esteja na estrada e essa estrada seja na Índia, espia o Magnetic Fields, festival de música eletrônica, que está na bucket list de muita gente. O motivo número um para ir já começa na locação, o Alsiar Mahal, um palácio do século 17 em Rajastão. Quem já foi garante que o lugar é de cair o queixo, especialmente no nascer e no pôr-do-s0l. O line-up também não decepciona: Four Tet, Ben UFO, Daphni, Actress, além de uma bela lista de artistas locais.

Link: www.facebook.com/magneticfieldsfestival

Mareh 2018
26 de dezembro a 2 de janeiro, Cumuruxatiba, Bahia

Cumuruxatiba por Mareh 2017

Se tem algo que o Brasil não decepciona são suas grandiosas festas de ano novo e uma das melhores nessa lista imensa é a Mareh 2018, que fincou os pés na costa litorânea do nordeste para não sair nunca mais. A edição deste ano acontece pelo segundo ano consecutivo num pequeno paraíso baiano chamado Cumuruxatiba. É uma semana de festas com pé na areia ou dentro de um barco navegando pelos mares da região. Line-up extenso com um monte de nomes que não deixam ninguém parado na pista: Eric Duncan, Tim Sweeney, Tahira, Vermelho, Joutro Mundo, Barbara Boeing, Delia Gonzales, só para citar alguns. Formô kit praia?

Link: www.mareh.com.br

Norður og Niður Festival
27 a 30 de dezembro, Reykjavik, Islândia

Sigur Rós. Foto: Hugo Lima

Quando sua banda favorita faz um festival próprio, tudo o que você quer é emitir as passagens e correr para a gélida Islândia. O Sigur Rós criou seu próprio festival com estreia logo após o natal. Bom motivo para zarpar para esse canto remoto do planeta, onde dezembro é recebido com auroras boreais dançantes espalhando-se por seu céu num dos meses mais escuros do ano. Bom motivo para quem quer passar a virada do ano de um jeito diferente com uma despedida de quatro dias para dar adeus a este ano tão difícil. O line-up está impecável: Mogwai, Peaches, JFDR, Alexis Taylor (Hot Chip), Gus Gus, além do próprio Sigur Rós que se apresenta todos os dias, na Harpa.

Link: nordurognidur.is

Não é festival, mas a festa boa, então a gente incluiu na lista:

Vai Tapajós
27 a 31 de dezembro, Alter do Chão, Pará

VAITAPAJOS from vaitapajos on Vimeo.

A Vai Tapajós não é um festival, mas garante festa boa para quem quer curtir a virada de ano à beira rio, numa das mais belas praias de água doce do Brasil, Alter do Chão. Ano a ano a festa vai crescendo e incrementando sua lista de artistas. Este ano o line-up está de tirar o chapéu, com Selvagem, Lumen Craft, Gop Tun DJs, Giu Viscardi, entre outros. A programação abrange sete dias, mas são três festas no período: 27, 38 e 31 de dezembro. Os ingressos estão esgotados, então se a vontade bater, vai ter que ficar de olho se algum festeiro vai desistir dessa.

Link: www.vaitapajos.com.br

*Foto destaque: Wonderfruit – divulgação

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

27 de November, 2017

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.