Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

O Japão sem estereótipos da Japan House

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

04 de May, 2017

Share

Apresentado por

Depois de muita espera – e muita expectativa – a Japan House abre para o público no próximo dia 6 de maio. A casa, que fica na avenida Paulista, tem a missão de modernizar a ideia que temos hoje do Japão, e ser um centro cultural, restaurante, café, loja e hub para negócios entre o Brasil e o país. “A Japan House é uma plataforma flexível, bidirecional e interativa. Não é apenas um lugar. É um corpo móvel, dinâmico e ativo que junta pessoas com diferentes ideias e intenções em um processo conjunto de criação”, é assim que o diretor do escritório de estratégia de comunicação do governo japonês, Naoto Nakahara, define a casa.

Japan House. Foto: Rogério Cassimiro
Japan House. Foto: Rogério Cassimiro

Esta é a primeira de outras 3 Japan Houses que serão inauguradas no futuro: a Paulista é responsável por absorver a América do Sul; a de Londres, será responsável pela Europa e a de Los Angeles, pela América do Norte. É a porta de entrada para pessoas que nunca tiveram curiosidade em conhecer o Japão, mas também  para pessoas que já conhecem terem outras visões de um país tão complexo. A ideia é transmitir o país em sua totalidade.
A escolha da Paulista para abrigar a casa não poderia ser mais natural. É um lugar central, com fácil acesso para a cidade toda e espera-se formar um corredor da cultura com as outras instituições da avenida, como Masp, Casa das Rosas e Itaú Cultural. A Japan House pretende se articular com esses lugares para ações em conjunto.
Obra Chikuunsai IV Tanabe. Foto: Rogério Cassimiro
Obra Chikuunsai IV Tanabe. Foto: Rogério Cassimiro

Na programação, já são oito exposições confirmadas para ocupar o prédio de 2 mil e quinhentos metros quadrados esse ano. A primeira dela é Bambu – Histórias de um Japão, que fica por lá até dia 09 de julho. Nela é possível ver a importância do material na cultura japonesa, que eles ali chamam de protagonista silencioso, já que não é símbolo do país, como por exemplo é o maple no Canadá, mas que está por todas as partes, da cerimônia do chá à arte – são cinco mil usos catalogados para o bambu no país. Além da exposição, para sua inauguração a casa preparou uma apresentação de dois grandes nomes da música japonesa, Ryuichi Sakamoto e Jun Miyake, na área externa do auditório do Ibirapuera nesse domingo. O show é gratuito.
Sobre as outras exposições que virão esse ano, elas contemplarão assuntos como tecnologia, arquitetura, design e mobilidade urbana. Já espere Kengo Kuma e Sou Fujimoto e suas obras de arquitetura efêmera, Kohei Nawa e suas nuvens de espuma e Shunji Yamanaka com impressões articuladas 3D.

Lojas e alimentação

Madoh. Foto: Rogério Casimiro
Madoh. Foto: Rogério Casimiro

As lojas presentes na Japan House são por enquanto a Furoshiki, com lenços lindíssimos que são usados como embalagem ou decoração; e a Madoh, que tem uma variedade de produtos, como peças de design, utensílios, comida e bebida. Em breve, o espaço ganha duas novas pop-up stores: a nossa querida Muji aparece por lá, com produtos básicos e funcionais; e a Beams Japan, que faz uma conexão entre moda e cultura, em peças de roupas, papelaria e arte. O espaço conta ainda com uma biblioteca com cerca de 1900 livros, nos temas comer, viajar, estilo de vida, cultura, tecnologia, design crianças, arquitetura, Japão e Brasil. A curadoria é feita por Yoshitaka Haba, da empresa Bach.
Junji Sakamoto. Foto: Rogério Cassimiro
Junji Sakamoto. Foto: Rogério Cassimiro

No quesito comida, quem comandará o restaurante do local é Jun Sakamoto. O Junji Sakamoto terá colaborações com outros restaurantes e vai apresentar receitas típicas com ingredientes tradicionais . Abrirá de terça a sábado, para almoço e jantar e no domingo somente para almoço. Além do restaurante, o Imi Café fica no térreo e terá doces e chás japoneses, com opções brasileiras, como pão de queijo, pão de milho e café.
Japan House
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista
Terça a Sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 18h
* Foto de capa: Rogério Cassimiro

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

04 de May, 2017

Share

Apresentado por

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.