Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Mundo na Mesa: Bunny Chow, uma delícia sul-africana com sabor indiano

Quem escreveu

Jo Machado

Data

12 de June, 2017

Share

Quem visita a cidade de Durban, na África do Sul, percebe que um pedaço da Índia parece ter se desprendido e flutuado pelo oceano até ali, carregando costumes religiosos, culturais e gastronômicos. Para todo lado que se olha, se espalham referências do país, que colorem a paisagem com tecidos, rezas e com os cheiros das especiarias trazidas.

E é desse canto da África do Sul que surgiu um das iguarias mais conhecidas da terra do arco-íris, o Bunny Chow. Um prato super simples, feito com um curry caldoso de legumes, carneiro, frango ou peixe, que depois de pronto é colocado dentro de uma metade de pão escavado, como no nosso buraco-quente. Sua origem, no entanto, é um tanto quanto controversa. Mas tudo indica que o prato surgiu no início do século XIX, quando uma grande quantidade de imigrantes indianos foi “trazida” para trabalhar nas plantações de cana de açúcar do condado de KwaZulu-Natal e precisavam achar uma maneira de transportar suas refeições.

Outras histórias afirmam que o prato surgiu como um ícone igualitário durante o regime do Apartheid, pois era servido clandestinamente para não-brancos através de janelas escondidas atrás dos restaurantes que não aceitavam negros, indianos e aborígenes. Ou ainda que haveria surgido como uma alternativa de marmita para os trabalhadores indianos, uma vez que eram proibidos de transportar talheres.

Ah, bunny não tem nada a ver com coelho, viu? A origem do nome desta iguaria, segundo a Wikipedia, pode ser resultado da adaptação para inglês das palavras indianas “baniya” ou “banyan”.

Independente de onde, como e quando surgiu, o fato é que o Bunny Chow é uma das mais populares comidas de rua em Durban, simples de fazer e que dificilmente não agrada a todos. E é uma versão vegana desse prato que vai marcar o retorno do Mundo na Mesa, aqui no Chicken or Pasta. Que agora, além de trazer semanalmente uma receita de pratos do mundo, vai estar mensalmente no House of Food, servindo um menu especial de algum canto desse planeta para quem quiser se deliciar. E já pode colocar na sua agenda, dia 29/06 acontece a primeira edição do evento.

Bom, chega de papo e vamos a receita!

Bunny Chow Vegetariano

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de óleo de milho;
  • 4 dentes de alho picados;
  • 2 cebolas picadas;
  • 4 canelas em pau de + ou – 2cm;
  • 6 sementes de cardamomo;
  • 6 cravos da índia;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 colheres de chá de sementes de erva-doce;
  • 2 colheres de sopa curry vermelho em pó; 
  • 1 colher de chá de cúrcuma;
  • 1 colher de sopa de gengibre picado;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 2 colheres de chá de açúcar;
  • 2 colheres de chá de garam massala;
  • 4 colheres de sopa não muito cheias de massala picante;
  • 5 xícaras de chá de água;
  • 1 xícara de chá de purê de tomate;
  • 1kg de vegetais picados do seu gosto. Usamos cenoura, pimentões, batata doce, berinjela,
    abobrinha, couve-flor, brócolis e grão de bico;
  • 1/2 xícara de chá de coentro fresco picado para finalizar; (opcional)
  • Sal a gosto;
  • 8 pães franceses ou 4 pães de forma não fatiados;

Preparo:

  1. Pique todos os vegetais em cubos pequenos, mais ou menos de 1cm. Refogue a cebola e o alho no óleo até ficarem translúcidos.
  2. Adicione os vegetais mais duros primeiro, como a cenoura e os pimentões, junto com o gengibre e as especiarias (canela, cardamomo, cravos da índia, louro, erva-doce, cúrcuma, garam massala, massala picante e o curry vermelho) e refoge bem.
  3. Em seguida coloque os demais vegetais picados, o tomate e o purê de tomate. Refoge mais alguns minutos e coloque a água.
  4. Deixe cozinhar por mais alguns minutos, até que o molho reduza um pouco.
  5. Para finalizar, acrescente o coentro fresco.
  6. Corte os pães ao meio e com ajuda de um colher, tire todo o miolo. Como no nosso tradicional buraco quente, recheie o pão com curry de legumes e sirva ainda quente.

Vale lembrar que essa é uma adaptação da receita original, feita com legumes fáceis de encontrar. Caso você tenha alguma dificuldade com a receita ou com algum dos ingredientes, dê um toque pra gente. Teremos prazer em te ajudar!

Bom apetite!

Quem escreveu

Jo Machado

Data

12 de June, 2017

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

Comentários

  • oi tem a receita original

    - Erica

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.