Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Moved by Mindfulness, um novo espaço em SP para viver o presente

Quem escreveu

Renato Salles

Data

25 de September, 2017

Share

Apresentado por

A palavra anda na moda, mas muita gente não sabe muito bem do que se trata. Mindfulness é o processo psicológico de trazer a atenção para a experiência do presente, que pode ser desenvolvido através da meditação. Parece complicado mas não é, e qualquer um pode praticar. Um novo espaço, aberto no fim de agosto, promete trazer mais e mais adeptos para esse movimento, que quem experimenta diz que a vida muda para sempre.

O Moved by Mindfulness é o primeiro espaço de meditação laica do país, totalmente dedicado ao mindfulness. A empreitada é da Moira Malzoni, formada pela na UCLA, e do Marcelo Maia, formado na prática pela Unifesp, principal centro nacional na área. Eles perceberam que faltava no Brasil um modelo de estúdio que tem feito sucesso em Los Angeles e Nova York, e que tem tudo para pegar aqui em São Paulo.

Marcelo Maia e Moira Malzoni
Marcelo Maia e Moira Malzoni

O estúdio tem uma grade horária de sessões guiadas durante todo o dia. Os alunos – mesmo os que não têm experiência – podem simplesmente entrar e participar, no horário que for mais conveniente para eles. É possível pagar por aula avulsa ali na hora mesmo ou fazer planos maiores, por número de sessões, ou mensais. Por enquanto, as sessões ainda estão tranquilas, mas logo será possível reservar o lugar na sala através do site.

Eu já tinha feito meditação algumas poucas vezes, mas sempre associada à pratica de yoga. Fui participar de uma sessão experimental na Moved, mesmo estando bastante inseguro com a minha completa inabilidade segurar as rédeas da minha mente divagadora. De cara, fui convidado a deixar os sapatos, carteira, celular, tudo em um armário no canto, que era para esquecer realmente a vida lá fora por alguns minutos. Para os viciados em conectividade, eles ainda usaram um truque para fazer todo mundo desconectar: os lockers contam com uma entrada USB para para você deixar o celular carregando durante a aula. A mentoria feita pela Denise foi muito tranquila e fácil de acompanhar. Mas ao fim da meditação, tive certeza que preciso praticar mais. Percebi o quanto vivo em eterno estado de cacofonia mental, o que me tira o tempo inteiro o foco e a harmonia. Aposto que muitas gente vai se identificar com isso.

moved by mindfulness
Sapatos e celulares ficam do lado de fora das sessões

Além disso, a Moved ainda vai oferecer cursos de mindfulness, que tem o objetivo de apresentar a meditação de forma mais aprofundada, mesclando aulas práticas, exercícios para o dia-a-dia, e conteúdo teórico. O curso, que é composto por 6 encontros semanais, prepara as pessoas para desenvolverem seus próprios processos para incluir o mindfulness no dia-a-dia. Mas o curso não é nada necessário para quem quer participar das sessões regulares, apenas um complemento. E para quem já tem o hábito da meditação, mas não tem um lugar adequado para praticá-la, uma sala fica à disposição para quem quiser, sem a necessidade de horário fixo ou acompanhamento.

Se você já pratica a meditação, vale a pena dar um pulo lá na Moved para conhecer o espaço, a Moira e o Marcelo, e as sessões, que são um ponto de apoio maravilhoso para se aprimorar. Mas se você nunca fez meditação na vida, e acha que isso não é para você, recomendo muito marcar uma aula experimental, para ver que o mindfulness não é nenhum bicho de sete cabeças, e todo mundo só tem a ganhar com a prática. Essa primeira sessão tem preço promocional de só R$30. Tenho certeza que você vai querer fazer um plano mensal rapidinho.

A sala de prática da Moved by Mindfulness
A sala de prática da Moved by Mindfulness

Moved by Mindfulness
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1394 – Jardim Paulistano
(11) 3082-4134
De segunda a sexta, das 7h às 20h. Sábados, das 10h às 20h

Quem escreveu

Renato Salles

Data

25 de September, 2017

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.