Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Começa em São Paulo nessa quarta feira (06) a Semana Internacional da Música, SIM. Reconhecidamente o maior encontro da música na América Latina, a music convention para a cidade apresentando um diversificado e criativo roteiro. O ponto de partida é uma linda da festa de abertura, mas é entre os dias 07 e 10 de dezembro no Centro Cultural São Paulo que a coisa realmente acontece.
É com showcases diurnos, programação noturna, filmes, conferência e ainda todo um espaço dedicado a networking & business que, a cada edição, o SIM São Paulo desafia a imaginação do mercado da música com sua programação cheia de conteúdo relevante e criatividade.
Basta conferir os roteiros dos showcases diurnos, por exemplo, que em 2017 contam com 27 artistas/bandas divididos em três dias de agenda, com apresentações de talentos como Linn da Quebrada, Tim Bernardes, Molho Negro, Tiê e muitos outros. Um detalhe muito bacana desse braço da SIM é a igualdade, reforçada pela obrigatoriedade de que 50% da programação incluam mulheres no palco.
E não para por aí. Uma certeza absoluta sobre essa music convention é que, na programação, diversidade é o que não falta. São mais de 35 eventos rolando em mais de 15 espaços, mobilizando aproximadamente 130 artistas e reunindo um total de 10 países nos 4 dias de evento.
Para reforçar essa experiência coletivista que o evento propõe, a programação dessas noites é o produto de um espaço aberto pelo SIM, que une propostas de produtoras, agências, marcas, festivais, músicos ou comissões vindas dos quatro cantos do país e também de três continentes.
Com uma reputação impecável, o SIM São Paulo investe cada vez mais nas oportunidades de troca. Um bom exemplo disso é que, só nessa edição, serão 50 painéis de conferências, pensados para promover, por meio de palestras, debates, Q&As e outras ações, o encontro de personalidades ativas de diferentes segmentos do mercado da música em um compartilhamento de experiências e impressões.
Nesse sentido, a 5ª edição do SIM dá destaque para temas contemporâneos, tais como inovação e tecnologia, abordando assuntos que incluem blockchain, Music Tech Festival e Games. Além disso, o evento coloca na mesa um debate sobre o Rock in Rio e traz importantes nomes representando instituições diretamente ligadas a música, como, por exemplo, o Diretor Regional do SESC no Estado de São Paulo, Danilo Santos de Miranda, entre outros.
Outro braço da music convention bem relevante que também acontece no CCSP é o de Networking & Business. São speed-meetings, meetups, coquetéis, pitches, tudo com intuito de fomentar novas parcerias, iniciativas e ações. A expectativa nessa edição é de 2.500 participantes nesta experiência.
Para celebrar essa, que é considerada uma edição de maturidade do evento, a novidade esse ano é o Prêmio SIM, voltado para iniciativas e nomes relevantes direta ou indiretamente no mercado da música. A premiação reúne mais de 30 indicações divididas em quatro as categorias, sendo elas:
Trata-se de uma premiação inclusiva, cujo processo também envolve voto popular e destaca artistas e projetos de muito valor.
Para garantir a maior amplitude possível, a SIM São Paulo investe nas parcerias e traz um pouco do mercado internacional da música para o Brasil, estabelecendo conexões com países de atuação relevante nesse sentido, tais como Quebec, província do Canadá. No caso dessa parceria, foi a bem sucedida interação com a agência SODEC – estabelecida no ano passado e renovada para essa edição – que tornou possível essa ligação entre os dois países. As apresentações canadenses confirmadas para o festival são We are wolves e KROY.
Falando em destaque estrangeiro, o evento conta com a presença do trio italiano Shijo X, diretamente de Bologna, que vem a São Paulo apresentar o Odd Times, trabalho mais recente do grupo lançado agora em 2017. Além do Canadá e Itália, o evento garantiu a presença de países como França, Austrália, Portugal, Chile e Inglaterra.
Sem dúvida a expectativa para a nova edição desta, que é a music covention mais descolada da América Latina, é enorme. O CoP já garantiu presença no evento e está mais que preparado para viver essa experiência de olhos e ouvidos bem abertos, aguardem!
Serviços:
SIM São Paulo 2017
Local: Centro Cultural São Paulo + 15 casas de shows
Data: 6 a 10 de dezembro
Programação: festa de abertura, showcases diurnos, programação noturna, conferência, networking & business
PRO-BADGE (credencial): R$ 350,00 (terceiro lote)
Credenciados têm acesso livre à programação completa da SIM
*Foto destaque: Tiê por Daryan Dornelles.
Jornalista por formação e Produtora Cultural por propósito. Direto da Amazônia, Ana viaja o Brasil trabalhando em shows, festivais e pesquisas. Focada em desbravar sons, costumes, sabores e experiências, é assim que ela pretende dar a volta ao mundo: aprendendo novas músicas e conhecendo novas culturas. Acredita que o sentido da vida é a troca. Pensadora profissional e escritora amadora, ela anda por aí capturando momentos únicos, revelando belezas essenciais e compartilhando tudo isso escrevendo aqui.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.