Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

De portas fechadas: Jantar secreto em São Paulo

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

17 de May, 2017

Share

Apresentado por

Ao redor do mundo os restaurantes a portas fechadas ganham popularidade: pequenos, exclusivos, prometem experiência em vez de badalação. Speakeasy, closed doors, pop up restaurants: de galerias a barbearias podem virar restaurantes de uma hora para outra. São Paulo não está atrás nessa onda. Reunindo pessoas estranhas ao redor de uma mesa para celebrar o que une a todos nós: a comida. De portas fechadas será uma série aqui no blog falando sobre esses locais escondidos pela cidade.

Gustavo | Jantares secretos | Foto: Vanessa M.
Jantares Secretos, Chef Gustavo. Foto: Vanessa M.

Começando nossa série trazemos os jantares secretos pelo evento homônimo. Criado pelo talentoso e rigoroso chef Gustavo Rigueiral e a cativante jornalista gastronômica Larissa Januário,  o Jantar Secreto é uma série de eventos envoltos em mistério, onde tudo é uma surpresa. Os comensais só descobrem o que vão comer à mesa na hora do evento. Sempre inédito e criativo, o menu é feito a partir de ingredientes da época, respeitando as restrições alimentares dos participantes informadas previamente.
Entrada Mandioquinha, pupunha e chocolate | Vanessa M.
Entrada Mandioquinha, pupunha e chocolate. Foto: Vanessa M.

Recebi um dia antes o local do evento com a única informação de que seria na Vila Mariana. Foi na própria casa deles, mas poderia ser um estúdio fotográfico, um jardim, uma biblioteca ou até uma garagem – Larissa explicou. Na casa, vinhos escolhidos a dedo harmonizavam com o tema do dia: Memórias afetivas.
Jantar Secreto | Vanessa M.
Broa com polvo – Jantar Secreto. Foto: Vanessa M.

Gustavo faz da broa de fubá que vai na entrada com polvo, que lembra a infância com sua vó. O chef conhece cada fornecedor pelo nome, e faz questão de preparar o peixe, a alternativa que solicitei à carne, horas depois de chegar em casa. Essa é uma memória de quando morava em Santos. Larissa está sempre atenta se até o mais exigente paladar está satisfeito, e mais: se todos estão participando da conversa.
larissa1cordeiro-grelhado-com-manteiga-de-pequi-e-salada-de-maxixe-tomatinhos-folhas-jovens-de-beterraba-e-lima%cc%83o-cravo-jantarsecreto
larissa2-cordeiro-grelhado-com-manteiga-de-pequi-e-salada-de-maxixe-tomatinhos-folhas-jovens-de-beterraba-e-lima%cc%83o-cravo-jantarsecreto
larissa3http-semmedida-comreceitasreceita-raviolone-de-curcuma-recheado-de-frango-assado
O próprio chef senta à mesa ao final, dando aquele gostinho de boa comida na casa do amigo. Receber em casa e levar sua cozinha autoral ao fogão do outro, para o chef, foi a forma de se manter conectado com os convidados, sem perder a conexão com os presentes, nem com a natureza. Sim: há a preocupação sempre da comida ser da época, local, e o mais “real” possível.
Ambiente descontraído e informal | Jantar secreto | Vanessa M.
Ambiente descontraído e informal no Jantar Secreto. Foto: Vanessa M.

No fim, ainda levamos para casa um ketchup feito em casa: para derreter o coração (além do estômago).
Tortinha de banana | Jantar secreto | Vanessa M.
Tortinha de banana, Jantar secreto. Foto: Vanessa M.

É possível levar o chef para casa, para sua empresa, ou combinar com ele aquele evento todo especial que só passou pela sua cabeça.
Para saber dos jantares abertos:
Escrever para [email protected] pedindo para entrar no mailing. Eles também publicam na página do Facebook e Instagram
Para contratar jantares fechados exclusivos também é só escrever para eles por email. Os preços variam conforme o tamanho do jantar (número de participantes, se incluirá harmonização, escolha do local e tipo do menu). Eles garantem que podem ir do alfinete ao foguete, Tudo depende do briefing do cliente.
O preço é a partir de R$ 150.

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

17 de May, 2017

Share

Apresentado por

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.