Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Dada a largada para o SXSW, a capital da inovação do mundo

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

13 de March, 2017

Share

O SXSW, maior evento da comunidade criativa global, é o grande palco da inovação mundial. Com seus 3 festivais simultâneos – Interactive, Film e Music – reúne os líderes das indústrias de tecnologia, produção, conteúdo, mídia, telecomunicações, assim como uma enxurrada de startups e empresas. O evento consegue reunir os principais líderes da indústria da tecnologia com artistas independentes, grandes players como Facebook e Google com startups, e atrai participantes das mais diversas partes do mundo, traduzindo assim as principais tendências que irão impactar a comunicação.

Mas será que as tendências que o evento discute tem realmente impacto na “vida real”? Veja o infográfico do histórico das principais tendências dos últimos 5 anos e conclua por você mesmo.

Quando se falava em social storytelling para marcas em 2012, parecia coisa de butique para grandes anunciantes. Hoje até o dono da padaria da esquina sabe que precisa ter uma narrativa e uma comunidade engajada nas mídias sociais para fazer seu negócio prosperar. 

E quais são as apostas para este ano? Nós temos as nossas, mas o próprio Hugh Forrest, Chief Programming Officer, mencionou algumas:

Foto Hyperloop Divulgação
Foto Hyperloop Divulgação

Mobilidade e Transporte 2.0 – Disrupção é uma palavra-chave no SXSW. E se existe uma área que precisa de uma sacudida é a forma como nos movemos pelas cidades, ainda fundamentada nos mesmos princípios e equipamentos da época do carro preto da Ford. Self-driving cars estão muito (mas muito mesmo) mais perto de se tornarem corriqueiros em nossas vidas do que pensamos. Vide o avanço do projeto do Google com seu spin-off Waymo, bem como players como a NIO, que afirma em seu site : “O futuro está em veículos autônomos, elétricos e inteligentes, e nós queremos liderar o caminho.” Como se isso não fosse o bastante, temos o retorno da tecnologia de voo supersônico e a discussão de modelos alternativos de car-sharing e novas configurações de cidades. 

Inteligência Artificial e o medo dos robôs – Pense nos mais diversos aspectos relevantes da sua vida e acrescente a palavra “inteligente” após: carros, cidades, eletrodomésticos, futuro. A partir daí, é possível perceber como a inteligência artificial terá grande impacto nas mais diversas atividades e em nossa forma de experimentar o mundo. Usos no cotidiano, como interfaces ativadas por gestos ou bots que reconhecem emoções para usos em consultórios psiquiátricos, mostram a potencial ubiquidade desta tecnologia emergente. E aí está o outro lado da moeda também: várias sessões cobrirão o tópico sob a perspectiva da perda de postos de trabalho em função da automação, bem como outros aspectos no melhor estilo #blackmirrorfeelings

Saúde e Med-Tech – as pesquisas em saúde sempre foram um vetor fundamental para a inovação tecnológica, e os tópicos são tão fascinantes quanto diversos: desde os especialistas em interface entre cérebro e máquina até os impactos do big data na gestão da saúde pública.  Uma das keynote speakers do evento é co-inventora do projeto CRISPRCas9, um processo que revoluciona a “edição de genes” (se é que podemos traduzir desta forma), e é uma das muitas sessões que abordam, nas palavras de Hugh Forrest, “nosso futuro geneticamente modificado”. Quando você se depara com a pesquisa do neto do Jacques Cousteau (documentarista, cineasta, oceanógrafo e inventor mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa, a bordo do Calypso),  que está acelerando a pesquisa com vida marinha antes que estas espécies sejam extintas pela ameaça do aquecimento global, você se dá conta que definitivamente o mundo é maior que seu quarto. 

Convergência e Diversidade –  Na sociedade conectada em rede, cada vez mais fica evidente que a criatividade floresce em ambientes que incentivam a diversidade, com pessoas de diferentes backgrounds. Diversidade virou palavra de ordem e um grande desafio nas mais diversas áreas, pois exige uma forma mais aberta e inclusiva de lidar com as relações em qualquer esfera. Isto também vale para a forma como aprendemos e absorvemos informação, o que faz da convergência entre disciplinas uma grande tendência que o SXSW expressa como nenhum outro evento no mundo. Desde o desenvolvimento de alternativas para a fome no mundo até novas narrativas imersivas, a convergência de saberes e a diversidade dos envolvidos serão cada vez mais reconhecidos como fatores-chave no desenvolvimento da inovação. 

Futuro do jornalismo – Fruto do novo paradigma de comunicação em rede, o mundo inteiro foi pego meio que de surpresa com o advento das notícias falsas e seu impacto nas eleições americanas. E aí a discussão sobre o futuro do jornalismo esquentou: temas como credibilidade de fontes, discurso de ódio, filtro bolha, responsabilidade da indústria da tecnologia e fact-checking são mais contemporâneos do que nunca. Para um novo cenário, é necessário novas soluções, por isso é interessante entender os novos experimentos envolvendo a automação do jornalismo e como os fact-checkers estão pesquisando soluções. Aí você fica sabendo que existem bots e grandes dashboards já em andamento, bem como ferramentas de fact-checking para live TV com pop-ups já implementados comercialmente. Bem-vindo, futuro!

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

13 de March, 2017

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.