Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Chefs estrelados na comemoração de 50 anos do Terraço Itália

Quem escreveu

Renato Salles

Data

15 de May, 2017

Share

Apresentado por

Perto dos Empire States da vida, ele é um anãozinho. Mas aqui em São Paulo, os 46 andares do Edifício Itália o colocaram por muito tempo na primeira posição de prédio mais alto da cidade, com 151m de altura a partir do nível da rua. Mesmo hoje sendo só o segundo colocado, o Circolo Italiano (nome oficial) continua no imaginário dos paulistanos por sua arquitetura imponente, sua localização estratégica e a vista panorâmica única do topo, onde fica o ilustre restaurante Terraço Itália.

Vista do Terraço Itália, São Paulo - foto: Jardelsliumba
Vista do Terraço Itália, São Paulo – foto: Jardelsliumba

Inaugurado em 1967, o Terraço Itália completa 50 anos de existência em 2017. Símbolo de uma sofisticação um pouco antiquada, o restaurante ainda é um grande fetiche, seja pela grande tradição ou pelo cenário espetacular. As filas para conseguir uma reserva se mantém há décadas, mesmo com os preços sendo altos. Com um currículo desses, a instituição não poderia passar essas bodas em branco.
A festa de aniversário de 50 anos vai durar 5 meses, sendo cada um deles em homenagem a uma década de vida do restaurante. Para tanto, 5 chefs italianos célebres vão revisitar as receitas mais pedidas do cardápio, dando uma roupagem atual, em menus fechados. Para acompanhar, 5 mixologistas vão criar drinks exclusivos inspirados em coquetéis que eram servidos na casa nas décadas passadas.
Menu assinado por Marco Renzetti - foto: Renato Salles
Menu assinado por Marco Renzetti – foto: Renato Salles

A celebração já começou agora em maio. Para a estreia, as panelas estão no comando do chef Marco Renzetti, da Osteria del Petirosso. Seu menu é composto por um mil folhas de legumes com uma fondutina de queijo parmesão de entrada, o prato principal é uma releitura da tradicional lagosta ao Thermidor, e fechando com um fondant de chocolate com calda de figo e conhaque de sobremesa. Em homenagem à primeira década do Bar do Terraço, o barman convidado é o Marcelo Serrano do Brasserie des Arts, que reinterpretou o brasileiríssimo Rabo de Galo. Seu cocktail, chamado Say My Name, leva cachaça artesanal, Maraschino Luxardo, vermute Punt&Mes e uma lasca de pepino. A sugestão é harmonizá-lo com canapés de gorgonzola doce com nozes.
Lagosta ao Thermidor de Marco Renzetti - foto: Renato Salles
Lagosta ao Thermidor de Marco Renzetti – foto: Renato Salles

A cada mês, um novo chef e um novo barman tomam a cozinha e o bar do Terraço Itália. Em junho, Pier Paolo Picchi, do Picchi, faz capellini de palmito pupunha, brotos, flores e alici de entrada, ravioli de truta com manteiga noisette de amêndoas e redução de laranja Bahia, e pão, chocolate e pera na sobremesa. O bar fica a cargo do Laércio Zulu, do Sympa.
Julho vem com o Roberto Ravioli, da Casa Ravioli, servindo tartar de atum, abacate e lagostim, com tempura de abacate e crisps de quinoa de entrada, um remake do Steak Diana com Dry Aged e funghi Porcini, e suflê de chocolate com Nutella e mascarpone para fechar. O bar é do Spencer Amereno Jr., do Frank Bar.
Fondant de Chocolate com calda de figo e conhaque, do chef Marco Renzetti - foto: Renato Salles
Fondant de Chocolate com calda de figo e conhaque, do chef Marco Renzetti – foto: Renato Salles

Agosto chega o Gianpiero Giuliani, do Due Cuochi, com polenta cremosa com Taleggio DOP e mostarda de cremona, ravioli aberto de pato e funghi Porcini com redução de laranja lima, e duas texturas de mascarpone italiano com compota de figo, mel trufado e farofa de cantucci toscano. Os drinks são do Jean Ponce, do Guarita.
E fechando a comemoração em setembro, a dupla Salvatore Loi & Paulo Barros, do Modern Mamma Osteria, preparam gnocchi recheado com espinafre, molho de tomate fresco com manjericão, camarão rosa com cebolas confitadas e gelatina de água de coco verde, e crostata de ricota com chocolate e caramelo com flor de sal na sobremesa. E o bar fecha com Fabio La Pietra, do Peppino. O menu completo custa R$219 por pessoa.
Salão do Terraço Itália, com o centro de São Paulo ao fundo - foto: Renato Salles
Salão do Terraço Itália, com o centro de São Paulo ao fundo – foto: Renato Salles

Terraço Itália
Av. Ipiranga, 344, 41º e 42º andares – República
(11) 2189-2929
Segunda a quinta das 12h às 24h. Sexta e sábado das 12h à 1h. Domingo das 12h às 23h

*Foto do destaque: Flickr – André Deak
 

Quem escreveu

Renato Salles

Data

15 de May, 2017

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

Comentários

  • Palace Itália – apenas o cozinheiro é pessoal ítalo ninguém fala italiano – a reserva que tinha feito para o jantar, não saída risultava- do edifício, o meu parceiro foi roubado de móvel, strappatole mãos de duas pessoas bicicleta na calçada

    - saverio lombardo

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.