Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

A Celebração de Anita Malfatti

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

22 de February, 2017

Share

Apresentado por

Há 100 anos, em 1917, Anita Malfatti realizava a Exposição de pintura moderna Anita Malfatti, sua segunda exposição individual. Depois de passar alguns anos na Alemanha e nos Estados Unidos, Anita foi fortemente influenciada pelo estilo expressionista, que começava a engatinhar em todo o mundo, inclusive no Brasil. A exposição, é claro, causou indignação, com direito à famosa e dura carta de Monteiro Lobato publicada no Estadão que fez com que várias obras vendidas da artista fossem devolvidas e até quase destruídas.

Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna no MAM. Foto: Renato Salles

Esses foram os primeiros passos da arte moderna no Brasil, que 5 anos mais tarde ganharia uma semana para chamar de sua, dessa vez com 22 obras de Malfatti. Ela se juntaria então a Tarsila do Amaral, Menotti del Picchia, Mário e Oswald de Andrade, formando o que ficou conhecido como Grupo dos Cinco, defendendo as idéias da semana e tomando frente ao movimento modernista brasileiro.
Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna no MAM. Foto: Daniella Valentin
Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna no MAM. Foto: Daniella Valentin

Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna no MAM. Foto: Renato Salles

Mas logo depois, em 1923, ela embarcou para a França, voltando somente em 28, e talvez por isso, não seja uma artista modernista tão aclamada quanto os que ficaram por aqui. O caminho artístico tomado por ela nos anos seguintes se distanciou dos antigos companheiros, primeiro voltando aos clássicos e depois abraçando a simplicidade e a cultura popular.
Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna no MAM. Foto: Daniella Valentin
Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna no MAM. Foto: Daniella Valentin

A exposição

Nós fomos fazer o Tour Bradesco e acompanhar mais de perto toda essa história – e toda influência que isso teve na sua arte – na exposição Anita Malfatti – 100 anos de Arte Moderna. Sob curadoria de Regina Teixeira de Barros, a exibição está em cartaz desde o começo de fevereiro no MAM e  nela estão expostas cerca de 70 pinturas e desenhos, divididas nesses 3 períodos emblemáticos da vida da pintora. Ali, podemos ver obras como O farol, Uma estudante e Vista do Fort Antoine em Mônaco. A exposição fica por lá até o fim de abril, lembrando que aos sábados ela é de graça.
 
Anita Malfatti – 100 Anos de Arte Moderna
MAM – Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº
Até 30 de abril de 2017, de terça a domingo, das 10h às 17h30
Ingressos a R$ 6 – aos sábados, a entrada é gratuita

* Foto destaque: Jo Machado

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

22 de February, 2017

Share

Apresentado por

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.