Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Imagine pierrôs, colombinas e arlequins numa festa que dura cerca de 10 dias. Adicione um exército de mascarados andando normalmente pelas ruas (assim, como se não fosse nada). Some nisto tudo bailes e desfiles incríveis pelos canais daquela que é a cidade mais romântica e misteriosa da Itália. Isto tudo é o Carnaval de Veneza!
Muito diferente do nosso Esquindolelê (que, por sinal, eu adoro!), o Carnaval em Veneza vem de uma tradição do século 16, quando a nobreza se disfarçava para se misturar com o povo. Por essa razão, as máscaras e os figurinos lembram o estilo dos nobres dos séculos 17 e 18. Captou a ideia?
Na verdade, dizem que as festas carnavalescas já existiam no século 11, mas que duravam 6 meses, acredita? Porém, com tantas polêmicas, a história de Veneza, cheia de invasões por outros povos e nações, provocou várias mudanças e descontinuidade à festa. Por exemplo: em 1797, quando Napoleão Bonaparte tomou posse da cidade, ele proibiu os festejos. Olha que sujeito chato!
Depois de um século de interrupção, o Carnaval só voltou com força total no século 19. Daí em diante, a festa acontece sempre antes da Quaresma. A grande concentração é na Piazza San Marco, onde desfilam as máscaras mais bonitas e onde acontecem os eventos mais importantes. São espetáculos teatrais, de música e dança que acontecem ali nas ruas. Em praticamente todos os becos e vielas venezianos também acontecem os festejos. É para brincar sem medo. Claro que tem a turma do camarote – eles ficam nas mansões e nos castelos do Gran Canale, onde as festas mais disputadas são realizadas. Os hotéis também oferecem bailes nos seus salões chiquérrimos. Por toda a cidade, há lojinhas e banquinhas vendendo máscaras e roupas de Carnaval.
Não importa o bolso. Mais vale é festejar ao som e num cenário construído a partir das óperas de Verdi e dos personagens da Commedia dell’Arte, gênero de teatro popular do século 16, de onde nasceram os personagens de Pierrô, Colombina e Arlequim. Aliás, o clima do triângulo amoroso destes personagens em Veneza só aumenta o charme da festa!
Neste ano, o Carnaval de Veneza começou dia 11 e vai até 28 de fevereiro – a hora é essa para quem está com a viagem marcada. Deixo aqui dicas dos três eventos mais bacanas da festa: O Corteo Acqueo, o desfile na água que atravessa todo o Gran Canale e chega às margens do Rio Cannareggio, infelizmente já foi no dia 12 de fevereiro; O Volo dell’Angelo (o voo do anjo), quando uma colombina desce voando o Campanile di San Marco em direção ao pátio do Palazzo Ducale – é a abertura oficial do Carnaval – isto será no dia 19 de fevereiro; E, por fim, a Premiazione della Maria, a coroação da rainha do Carnaval (a colombina que irá realizar o voo do anjo no próximo carnaval), no último dia, 28 de fevereiro.
Então, já escolheu o período que irá cair na folia em Veneza? Garanto que será uma experiência carnavalesca cheia de arte, mistério, romance e fantasia! Você verá!
Fotografia em destaque: Elaine Maziero.
Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.