Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Carnaval de Veneza 2017, a hora é essa!

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

14 de February, 2017

Share

Imagine pierrôs, colombinas e arlequins numa festa que dura cerca de 10 dias. Adicione um exército de mascarados andando normalmente pelas ruas (assim, como se não fosse nada). Some nisto tudo bailes e desfiles incríveis pelos canais daquela que é a cidade mais romântica e misteriosa da Itália. Isto tudo é o Carnaval de Veneza!

veneza-canais1
Canais de Veneza, 2016. Fotografia: Elaine Maziero.

Muito diferente do nosso Esquindolelê (que, por sinal, eu adoro!), o Carnaval em Veneza vem de uma tradição do século 16, quando a nobreza se disfarçava para se misturar com o povo. Por essa razão, as máscaras e os figurinos lembram o estilo dos nobres dos séculos 17 e 18. Captou a ideia?

Mascarados em Veneza. Wikipedia.
Mascarados em Veneza. Wikipedia.

Na verdade, dizem que as festas carnavalescas já existiam no século 11, mas que duravam 6 meses, acredita? Porém, com tantas polêmicas, a história de Veneza, cheia de invasões por outros povos e nações, provocou várias mudanças e descontinuidade à festa. Por exemplo: em 1797, quando Napoleão Bonaparte tomou posse da cidade, ele proibiu os festejos. Olha que sujeito chato!

veneza-carnaval2
Desfile no Gran Canale, 2016. Fotografia: Elaine Maziero.

Depois de um século de interrupção, o Carnaval só voltou com força total no século 19. Daí em diante, a festa acontece sempre antes da Quaresma. A grande concentração é na Piazza San Marco, onde desfilam as máscaras mais bonitas e onde acontecem os eventos mais importantes. São espetáculos teatrais, de música e dança que acontecem ali nas ruas. Em praticamente todos os becos e vielas venezianos também acontecem os festejos. É para brincar sem medo. Claro que tem a turma do camarote – eles ficam nas mansões e nos castelos do Gran Canale, onde as festas mais disputadas são realizadas. Os hotéis também oferecem bailes nos seus salões chiquérrimos. Por toda a cidade, há lojinhas e banquinhas vendendo máscaras e roupas de Carnaval.

veneza-carnaval1
Desfile no Gran Canale, 2016. Fotografia: Elaine Maziero

Não importa o bolso. Mais vale é festejar ao som e num cenário construído a partir das óperas de Verdi e dos personagens da Commedia dell’Arte, gênero de teatro popular do século 16, de onde nasceram os personagens de Pierrô, Colombina e Arlequim. Aliás, o clima do triângulo amoroso destes personagens em Veneza só aumenta o charme da festa!

celular-noite-veneza18
Noite em Veneza, 2016. Fotografia: Elaine Maziero

Neste ano, o Carnaval de Veneza começou dia 11 e vai até 28 de fevereiro – a hora é essa para quem está com a viagem marcada. Deixo aqui dicas dos três eventos mais bacanas da festa: O Corteo Acqueo, o desfile na água que atravessa todo o Gran Canale e chega às margens do Rio Cannareggio, infelizmente já foi no dia 12 de fevereiro; O Volo dell’Angelo (o voo do anjo), quando uma colombina desce voando o Campanile di San Marco em direção ao pátio do Palazzo Ducale – é a abertura oficial do Carnaval – isto será no dia 19 de fevereiro; E, por fim, a Premiazione della Maria, a coroação da rainha do Carnaval (a colombina que irá realizar o voo do anjo no próximo carnaval), no último dia, 28 de fevereiro.

Então, já escolheu o período que irá cair na folia em Veneza? Garanto que será uma experiência carnavalesca cheia de arte, mistério, romance e fantasia! Você verá!

Fotografia em destaque: Elaine Maziero.

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

14 de February, 2017

Share

Alecsandra Matias

Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.