Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Arizona, descubra 5 museus incríveis

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

24 de January, 2017

Share

Da janelinha do avião, o deserto do Arizona provoca vertigens. Sabe, aquela vastidão de terra arenosa, pedras e cactos enormes? Pois é! É tudo muito sensacional! Não é de graça que o Grand Canyon, desfiladeiro esculpido pelo Rio Colorado, atrai o povo que gosta de aventura ao ar livre. Mas aqui o divertimento é de outro naipe: feito para viciados em arte e afins.

Grand Canyon, Arizona, Estados Unidos. Fotografia: Rob. Flickr.
Grand Canyon, Arizona, Estados Unidos. Fotografia: Rob. Flickr.

Para além das paisagens rústicas e de uma diversidade cultural que envolve mais de cem etnias indígenas, influências mexicanas e cowboys do velho oeste, o Arizona tem uma surpreendente coleção de museus e galerias espalhados por todo o estado norte-americano. Fiz aqui uma seleção dos 5 museus mais impressionantes no quesito arte, design, fotografia e arquitetura da mais fina qualidade.

SMoCA, o lugar da arte, arquitetura e design

Localizado na cidade mais rica e poderosa da região, Scottsdale, o museu apresenta uma atraente coleção de arte moderna e contemporânea, arquitetura e design de todo o mundo. No Scottsdalle Museum of Contemporary Art não tem miséria: a sede, projetada pelo premiado arquiteto Will Bruder, é uma construção minimalista, que lembra o glamour do cinema, e inclui, ainda, um espaço com teto vazado, onde os visitantes podem sentir a constante mudança da luz do céu do deserto.

SMoCA, Scottsdalle Museum of Contemporary Art
7374 East Second Street
Scottsdale, AZ 85251
Terça, Quarta e Domingo das 12h00 às 17h00; Quinta, Sexta e Sábado das 12h00 às 21h00

Scottsdale Museum of Contemporary Art. Facebook.
Scottsdale Museum of Contemporary Art. Facebook.
Installation views of Architecture + Art: 90 Days Over 100°. Photos: Bill Timmerman. http://www.smoca.org/architecture/architecture-art/
Installation views of Architecture + Art: 90 Days Over 100°. Fotos: Bill Timmerman

MOCA, de Tucson para o resto do mundo

Fundado por artistas em 1990, o MOCA é único museu da cidade de Tucson exclusivamente dedicado à arte contemporânea. Os caras não são modestos! No Museu of Contemporary Art Tucson, o objetivo central é mostrar os artistas locais e divulgar sua arte ao redor do globo. E tem mais: trazer os artistas mais excitantes do planeta para Tucson. Para isso, eles não poupam esforços. Todos os anos há uma programação completa de exposições e programas para artista-em-residência.

MOCA, Museum of Contemporary Art
265 South Church Avenue
Tucson, AZ, 85701
De Quarta a Sábado, das 12h00 às 17h00

https://www.moca-tucson.org/about/
Foto: mocatucson.org
https://www.moca-tucson.org/
Foto: mocatucson.org

ASU, o museu da universidade

O Arizona State University Art Museum, na cidade de Tempe, foi fundado em 1950 e tem uma importante coleção de artistas americanos que contam a trajetória das artes no país do Tio Sam do século XIX e início do XX. Além desta coleção, o ASU tem obras de artistas latino-americanos, com especial atenção aos cubanos. Não bastasse tudo isso, o Museu ainda mantém um centro de pesquisa em cerâmica de arrepiar os cabelos dos aficionados por esse pedaço das artes e ofícios.

ASU, Arizona State University Art Museum
Mill Avenue and 10th Street
51 E 10th St.
Tempe, AZ 85281
De Terça a Sábado das 11h00 às 17h00
Fechado ao Domingos, Segundas e durante as férias da Universidade

ASU Art Museum. https://asuartmuseum.asu.edu/visit
Foto: ASU Art Museum
ASU Art Museum. Fotografia: Tom Story. https://asuartmuseum.wordpress.com/
ASU Art Museum. Foto: Tom Story

Phoenix Art Museum,  um museu que tem Frida Kahlo

Sua sede atual, fundada em 1959, é tão fantástica quanto sua coleção de arte clássica e moderna. No Phoenix Art Museu são dezessete mil peças, entre pinturas, fotos, trajes, armaduras, maquetes e esculturas. Além de biblioteca, teatro e lojinha, o museu tem uma exposição permanente dedicada à história do Arizona. Entre os destaques da coleção, estão trabalhos de Monet, Frida Kahlo e Pablo Picasso. A ostentação não termina aí: há também trajes de grandes estilistas, como Dior, e armamentos de samurais e do exército norte-americano na II Guerra Mundial.

Phoenix Art Museum
1625 N. Central Avenue Phoenix, AZ 85004-1685
Segunda, fechado. Terças, Quintas e Sábados, das 1oh00 às 17h00. Quarta, das 10h00 às 21h00 e Domingo, das 12h00 às 17h00

 Phoenix Art Museum. Fotografia: Alan Levine. Flickr.
Phoenix Art Museum. Fotografia: Alan Levine. Flickr.
Phoenix Art Museum. Fotografia: a rancid amoeba. Flickr.
Phoenix Art Museum. Fotografia:  A rancid amoeba. Flickr.

Center for Creative Photography, uma história em negativos e impressos

Reconhecido como um dos melhores centros de estudo para a história da fotografia, o lugar tem trabalhos de grandes nomes da fotografia norte-americana do século XX: W. Eugene Smith, Lola Alvarez Bravo, Edward Weston, e Garry Winogrand. No total, existem mais de cinco milhões de objetos de arquivo na coleção do Centro, incluindo negativos, impressos de trabalho, folhas de contato, álbuns, álbuns de recortes, correspondências, escritos e materiais audiovisuais.

Center for Creative Photography
1030 North Olive Road
P.O. Box 210103
Tucson, AZ 85721-0103
Domingos e Segundas, fechado
De Terça a Sexta, das 9h00 às 16h00

Center for Creative Photography, Facebook
Center for Creative Photography, Facebook
Center for Creative Photography. Facebook
Center for Creative Photography. Facebook

Viram?! Nem só de paisagens fantásticas vive o Arizona! Seus museus abusam de edifícios com arquitetura arrojada e abrigam coleções de arte moderna e contemporânea que inspiram o universo criativo de qualquer um. Então, da próxima vez que fizer um roteiro pelo Arizona, escolha um ou dois museus da nossa listinha ou até mesmo descubra novos territórios da arte visual por aquelas paragens.

* Foto destaque: Grand Canyon, Arizona, Estados Unidos. Renata K Pienkowski. Flickr.

Quem escreveu

Alecsandra Matias

Data

24 de January, 2017

Share

Alecsandra Matias

Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.