Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

777 Sanduicheria, um cantinho de sabor chileno na Aclimação

Quem escreveu

Jo Machado

Data

10 de July, 2017

Share

Apresentado por

Se há uma coisa que São Paulo faz bem é trazer um pedacinho de cada país do mundo para a cidade. Uma cidade heterogênea em vários sentidos, que se intensifica ainda mais na gastronomia. São restaurantes de várias nacionalidades que exploram o melhor dos sabores de cada país, e que nos fazem viajar mundo afora sem sair da cidade.

Salão da 777 - Foto: Divulgação
Salão da 777 – Foto: Divulgação

E é no charmoso bairro da Aclimação que a 777 Sanduicheria traz um pedacinho do Chile para São Paulo. Idealizada pelo chileno José Luis Bouchon – um amante da culinária, apaixonado pelo seu país e de uma simpatia imensurável – a 777 Sanduicheria chegou a São Paulo para oferecer aos amantes de uma boa comida uma experiência única com a gastronomia chilena. José Luis, que é ator, cansou dos palcos, e largou tudo para trazer um pouco da cultura de seu povo para os brasileiros. A escolha de São Paulo, diz ele, é porque a cidade é uma metrópole internacional e cosmopolita, com oportunidades infinitas, mas que curiosamente sabe pouco sobre nossos vizinhos sulamericanos. Se o salão estiver tranquilo, aproveite para trocar dois dedos de prosa com ele. A sua paixão pelo que faz é inspiradora.
No Chile, segundo conta, o sanduíche é levado muito a sério, servindo em 60% do tempo como uma refeição completa. Existe até um app feito por uma instituição de turismo do governo para divulgar as receitas internacionalmente. A 777 quer, então, trazer essa noção para o paladar brasileiro, com receitas bem incrementadas no pão, que não vão deixar ninguém passar fome. Em um ambiente gostoso, decorado com objetos típicos, você pode se deliciar com suculentos sanduíches inspirados na culinária chilena, criados pela notável chef Juana Muzard, autora do livro “El Sánguche” e organizadora da feria do sanduíche em Santiago. Todos os sanduíches ainda podem ser incrementados com ingredientes característicos da região.
Sanduiche delicioso da 777 - Foto: Divulgação
Sanduiche delicioso da 777 – Foto: Divulgação

Para começar a montar o seu sanduíche, você escolhe uma proteína, que pode ser desde cordeiro, lombo de porco, frango, picanha, peixe, e até queijo de minas, na versão vegetariana. Na sequência, você seleciona um acompanhamento, que pode ser, entre tantas opções, o tradicional Chacarero – uma mistura de tomate, pimenta verde, vagens e azeite que foi eleito pela revista Time como um dos 13 melhores sanduíches do mundo. O acompanhamento tradicional mistura chilena de tomate, avocado, cebola e maionese. A lo pobre, como um bom PF chileno, leva ovo frito e cebola caramelizada. Ele ainda pode ser com influência italiana (mais na cor que nos ingredientes), americana (com bacon e picles), ou veggie.
Sanduíche de cordeiro - Foto: Jo Machado
Sanduíche de cordeiro – Foto: Jo Machado

Para regar tudo isso, um dos molhos, chamados de pebre: são molhos que ficam no meio do caminho entre no nosso vinagrete e o chimichurri argentino. O típico leva tomate, cebola, coentro, pimenta verde e alho. A partir dele vem as variações: avocado, palmito, manga, abacaxi, rabanitos e tártaro. E para finalizar, escolha o pão. Baguete e pão de forma a gente come em casa, né? Então te incentivamos a escolher o pão ‘amassado’ feito na casa, que de amassado não tem nada. É um pão branco em formato de pão de hambúrguer, mas com massa mais densa, que não esfarela. É o mais típico do país, e combina perfeitamente com a montanha de recheios que vem dentro. E ainda tem uma maionese de alho a parte que é sensacional, viu?
Adoçando o momento final da refeição, reserve um espaço para a versão chilena da torta mil-folhas, a milhojas. Essa versão é feita com uma massa crocante intercalada com doce de leite bem diferente, com sabor levemente salgado. Mais comum, a torta de limão é bem feita, e agrada quem quer um azedinho.
Torta Milhojas - Foto: Divulgação
Torta Milhojas – Foto: Divulgação

Na carta de bebidas, não poderia faltar uma vasta carta de vinhos chilenos bons. Mas a estrela do menu é a série de drinques tradicionais sensacionais, com preços bem acessíveis. São misturas bem frescas de vinho com frutas, desde a sangria tradicional espanhola até algumas mais ousadas como o Clery, muito consumido no sul do Chile, que leva vinho branco, morangos, menta e gengibre. Provamos alguns e ficamos na dúvida qual o melhor, mas indicamos muito o Melvin, cujo nome já entrega: melão com vinho branco. Esse drink é tão popular por lá que tem até dia nacional – 15 de janeiro. E como não poderia deixar de ser, o pisco sour é feito com perfeição, com pisco de qualidade.
Os deliciosos drinques: Clery e Melvin - Foto: Jo Machado
Os deliciosos drinques: Clery e Melvin – Foto: Jo Machado

A gente gosta muito de compartilhar lugares legais, que tenha comida decente, com preço justo e atendimento de qualidade. E a 777 é um desses lugares. Seja para um lanche rápido, um jantar ou para o almoço do dia-a-dia.
777 Sanduicheria
De terça à sábado, das 12h às 23h; Domingos, das 12h às 16h
Rua Topázio, 278 – Aclimação
R$ 30-45
Estacionamento em frente

* Foto destaque: Jo Machado

Quem escreveu

Jo Machado

Data

10 de July, 2017

Share

Apresentado por

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.